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Como proporcionar uma experiência de compra marcante em sua loja

Como proporcionar uma experiência de compra marcante em sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 24/03/15

Com a expansão da internet e a evolução do e-commerce (vendas online), muita gente disse que as lojas físicas estavam com os dias contados. Afinal, os consumidores já não precisam sair de casa para comprar, certo?

Mais ou menos…

Na prática, o que se confirmou mesmo foi o crescimento da importância das lojas físicas. Isso acontece porque as pessoas têm, sim, mais opções de canais de compra com a popularização da web, porém, cada vez mais, a loja física torna-se importante para que o consumidor tenha uma experiência de compra – experiência essa que o cliente não consegue vivenciar pela internet. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas úteis sobre como proporcionar uma experiência de compra marcante em sua loja e continuar vendendo muito mesmo com a concorrência muitas vezes desleal das lojas virtuais. Vamos lá?

Vendedor satisfeito é sinônimo de cliente feliz

31401Garantir que seus vendedores estejam satisfeitos é o primeiro passo para proporcionar uma experiência de compra marcante para os seus clientes. Afinal, são eles que estão na linha de frente com os consumidores. Se estiverem infelizes, certamente a experiência de seus clientes será ruim. Por isso, esteja sempre atento ao clima da loja, crie incentivos, dê feedbacks constantes, ofereça treinamentos e reconheça sempre o bom trabalho dos profissionais do seu time. Sua equipe se sentirá mais motivada e feliz, o que contribuirá para um atendimento excelente.

Prepare sua equipe de vendas

43892Além de motivar os vendedores, é também fundamental prepará-los para criar uma experiência marcante para o cliente. Para isso, promova cursos, workshops e treinamentos constantes para manter a equipe atualizada e preparada. Além disso, compartilhe sempre nas reuniões ou por e-mail dicas sobre como atender melhor os clientes e incentive os vendedores a compartilharem seu próprio conhecimento com os outros membros da equipe. Com certeza, por conta da experiência deles, eles têm muito a ensinar uns aos outros.

Incentive a experimentação

13752Há uma coisa que só a visita a uma loja é capaz de fazer pelo cliente: o “ver com as mãos”.

Só na loja ele pode tocar, sentir e experimentar na prática os produtos que deseja comprar. Sendo assim, evidencie isso em sua loja. Não deixe os produtos na caixa com medo de estragá-los. Se fosse só para olhar, eles olhariam na internet, certo?

Uma dica é deixar um produto de cada tipo fora da caixa, já destinado a experimentação dos clientes. Faça eles tocarem, sentirem, usarem o produto, ver como funciona, o que pode ser feito com ele e assim por diante. Depois de sentir na prática o que o produto pode proporcionar é muito provável que o cliente já saia da loja com a compra fechada.

O toque humano

46968Para transformar a visita do cliente em sua loja em uma experiência marcante, seus vendedores precisam atender com qualidade. Isso significa que devem ouvir o cliente, entender as reais necessidades dele, mostrar que estão ali não apenas para mostrar produtos, mas para efetivamente ajudá-los a fazer a melhor escolha. Ser atendido com atenção, educação e carinho é um grande diferencial que marca o cliente e o faz voltar sempre. Nisso as lojas online não podem competir com as lojas físicas.

Atenção aos detalhes

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Com pequenas coisas você pode conquistar seu cliente e tornar a experiência dele em sua loja inesquecível.  Músicas agráveis tocando, ambiente acolhedor, limpo e arejado, vendedores bem vestidos e sorridentes, acomodações confortáveis, o oferecimento de um café, de uma água… Todos esses detalhes fazem a diferença para que o consumidor veja que valeu a pena sair de casa para ir até sua loja.

Sempre haverá espaço para as lojas físicas, mesmo com a expansão do comércio online. Porém, é necessário adequar-se às mudanças, aderindo, sim, às novas tecnologias web, mas também adaptando o ambiente físico para ressaltar o que há de especial nele. Um bom começo é seguir essas dicas, que vão garantir que seus clientes fiquem marcados para sempre por meio da experiência positiva que sua loja proporcionou. 

E aí, vai colocar essas ideias em prática?

Boas vendas!

 

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