Um e-commerce exige tanto cuidado com a segurança das operações quanto uma loja física. Mas sem o contato direto com o cliente, muitas vezes é difícil filtrar compradores mal-intencionados. Para ajudá-lo nessa tarefa, apresentamos neste artigo informações e dicas importantes sobre como proteger a loja online contra fraudes. Acompanhe!
O setor de e-commerce é um dos únicos que conseguem manter o crescimento apesar da crise econômica. Segundo dados da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), em 2017, o e-commerce deve crescer 12% em relação ao ano passado. Além disso, a previsão de faturamento é de R$59,9 bilhões! Bons indicadores, não?
Ao mesmo tempo, porém, também aumenta o número de fraudadores…
Já aconteceu de um cliente fechar a compra, você fazer a nota, enviar o pedido e, algum tempo depois, receber o cancelamento da venda pelo cartão? Um grande prejuízo, não é mesmo? A isso se dá o nome de chargeback (estorno). E esse é um dos principais meios de fraudes por cartão em vendas online.
O QUE É CHARGEBACK
Esse é o nome dado ao cancelamento da compra feita com cartão de crédito ou débito. Isso pode acontecer por diversos motivos: desde não conformidade na compra (quando o cliente recebe o produto e vê que não é o que ele esperava) até fraudes. A fraude por chargeback pode ser feita pelo próprio dono do cartão, por algum conhecido ou por outras pessoas que clonaram os dados do comprador em questão.
Mas, calma, nem tudo está perdido. Você pode, sim, proteger a loja online contra fraudes. A seguir, confira algumas dicas que vão ajudá-lo a diminuir as chances de sua loja ser vítima de compradores com segundas intenções.
Quer ter segurança nas suas operações online? Fique atento ao sistema que utiliza para montar seu negócio na web! Assim como você escolheria cuidadosamente o local para abrigar o seu negócio na rua, também precisa ter muita atenção na hora de selecionar a plataforma de e-commerce que abrigará sua loja virtual.
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Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para montar um negócio virtual
Depois de escolher bem a plataforma de e-commerce, outro passo fundamental para reforçar a segurança das suas operações na web e proteger a loja online contra fraudes é contar com um sistema de pagamento seguro.
A maior parte das plataformas de pagamento notifica os usuários quando algum comportamento suspeito nas operações é registrado. Quando receber esse aviso, observe se outras compras parecidas foram efetuadas no mesmo período; afinal, outra tentativa do fraudador em questão pode ter passado despercebida pelo sistema.
Além disso, observe sempre um novo cliente com um pedido muito alto, com um endereço pouco comum. Se o comprador faz vários pedidos, para endereços diferentes, isso também pode sinalizar uma atitude suspeita.
Faça uma análise de sua loja e observe quais são os produtos mais desejados e que têm maior probabilidade de serem revendidos. Seja mais criterioso na venda desses produtos e observe bem os dados fornecidos por seus compradores.
A maior parte dos fraudadores não faz compras para si, eles apenas visam o lucro e a utilização rápida do cartão clonado.
Para proteger a loja online contra fraudes, você precisa estar atento aos pedidos que fogem do padrão de compra do seu site. Nesse sentido, para evitar grandes perdas, seja cuidadoso em relação a grandes pedidos. Por exemplos: se o ticket médio do seu e-commerce é de R$ 300, desconfie de uma compra de R$2 mil, seja ela feita por clientes antigos ou novos.
Fraudadores têm pressa em receber o produto; afinal, eles não querem ser descobertos. Por isso, geralmente preferem utilizar o tipo de entrega mais rápida que seu site oferece.
Isso não quer dizer que todo pedido expresso seja uma fraude, mas esse pode ser mais um indício de golpe. Fique atento!
Imagine que, de um dia para o outro, sua loja passou a receber vários pedidos de uma mesma cidade e você não fez nenhuma divulgação específica naquela região. Isso talvez não seja um bom sinal, pois o fraudador pode estar tentando lhe passar um endereço frio.
Ao receber estes pedidos, analise os endereços e telefones de contato para ver se realmente existem ou se estão se repetindo de alguma forma, com a troca apenas de alguns números entre um telefone e outro. São cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença!
Essas dicas irão ajudá-lo a reforçar a segurança do seu e-commerce e a proteger sua loja online contra fraudes. Além de evitar grandes prejuízos, essas ações também ajudam garantir a credibilidade da sua marca na web. Quanto mais segura sua loja for, mais confiança os clientes terão para comprar nela!
Sucesso! E boas vendas!