Nossas Sugestões

Como proteger a loja online contra fraudes

Como proteger a loja online contra fraudes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 17/10/17

Um e-commerce exige tanto cuidado com a segurança das operações quanto uma loja física. Mas sem o contato direto com o cliente, muitas vezes é difícil filtrar compradores mal-intencionados. Para ajudá-lo nessa tarefa, apresentamos neste artigo informações e dicas importantes sobre como proteger a loja online contra fraudes. Acompanhe!

As fraudes no e-commerce brasileiro

O setor de e-commerce é um dos únicos que conseguem manter o crescimento apesar da crise econômica. Segundo dados da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), em 2017, o e-commerce deve crescer 12% em relação ao ano passado. Além disso, a previsão de faturamento é de R$59,9 bilhões! Bons indicadores, não?

Ao mesmo tempo, porém, também aumenta o número de fraudadores…

  • Segundo a pesquisa Consumer Card Fraud (2016), o Brasil é o segundo país com maior número de fraudes com cartões nos últimos cinco anos.
  • proteger a loja online contra fraudesO estudo O raio X da fraude no e-commerce brasileiro, realizado pela Konduto, analisou 30 milhões de transações realizadas em 2016 e chegou à conclusão de que a cada 28 pedidos nas lojas virtuais, um é criminoso.
  • Segundo a Konduto, 30% das tentativas de golpe no e-commerce acontecem entre às 18h e 21h59. Apenas 7% das tentativas acontecem entre 1h à 7h da manhã.
  • Boa parte das fraudes são feitas a partir de computadores com sistema Windows e utilizando navegador Google Chrome. Mas a utilização de dispositivos móveis para compras ilegais cresceu 2,5% entre o primeiro e o segundo semestre de 2016.

Chargeback e fraudes

Já aconteceu de um cliente fechar a compra, você fazer a nota, enviar o pedido e, algum tempo depois, receber o cancelamento da venda pelo cartão? Um grande prejuízo, não é mesmo? A isso se dá o nome de chargeback (estorno). E esse é um dos principais meios de fraudes por cartão em vendas online.

proteger a loja online contra fraudesO QUE É CHARGEBACK

Esse é o nome dado ao cancelamento da compra feita com cartão de crédito ou débito. Isso pode acontecer por diversos motivos: desde não conformidade na compra (quando o cliente recebe o produto e vê que não é o que ele esperava) até fraudes. A fraude por chargeback pode ser feita pelo próprio dono do cartão, por algum conhecido ou por outras pessoas que clonaram os dados do comprador em questão.

Como proteger a loja online contra fraudes

Mas, calma, nem tudo está perdido. Você pode, sim, proteger a loja online contra fraudes. A seguir, confira algumas dicas que vão ajudá-lo a diminuir as chances de sua loja ser vítima de compradores com segundas intenções. 

1 – Seja criterioso ao escolher a plataforma de e-commerce.

proteger a loja online contra fraudesQuer ter segurança nas suas operações online? Fique atento ao sistema que utiliza para montar seu negócio na web! Assim como você escolheria cuidadosamente o local para abrigar o seu negócio na rua, também precisa ter muita atenção na hora de selecionar a plataforma de e-commerce que abrigará sua loja virtual.

Leia também!

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para montar um negócio virtual

2 – Conte com uma ferramenta de pagamento online confiável.

proteger a loja online contra fraudesDepois de escolher bem a plataforma de e-commerce, outro passo fundamental para reforçar a segurança das suas operações na web e proteger a loja online contra fraudes é contar com um sistema de pagamento seguro.

  • Nós listamos algumas das principais ferramentas utilizadas por negócios de e-commerce para garantir pagamentos seguros na internet aqui. Confira!

3 – Fique atento a comportamentos incomuns.

proteger a loja online contra fraudesA maior parte das plataformas de pagamento notifica os usuários quando algum comportamento suspeito nas operações é registrado. Quando receber esse aviso, observe se outras compras parecidas foram efetuadas no mesmo período; afinal, outra tentativa do fraudador em questão pode ter passado despercebida pelo sistema.

Além disso, observe sempre um novo cliente com um pedido muito alto, com um endereço pouco comum. Se o comprador faz vários pedidos, para endereços diferentes, isso também pode sinalizar uma atitude suspeita.

4 – Filtre produtos mais cobiçados.

proteger a loja online contra fraudesFaça uma análise de sua loja e observe quais são os produtos mais desejados e que têm maior probabilidade de serem revendidos. Seja mais criterioso na venda desses produtos e observe bem os dados fornecidos por seus compradores.

A maior parte dos fraudadores não faz compras para si, eles apenas visam o lucro e a utilização rápida do cartão clonado.

5 – Analise compras mais caras.

proteger a loja online contra fraudesPara proteger a loja online contra fraudes, você precisa estar atento aos pedidos que fogem do padrão de compra do seu site. Nesse sentido, para evitar grandes perdas, seja cuidadoso em relação a grandes pedidos. Por exemplos: se o ticket médio do seu e-commerce é de R$ 300, desconfie de uma compra de R$2 mil, seja ela feita por clientes antigos ou novos.

6 – Fique de olho nos mais apressados.

proteger a loja online contra fraudesFraudadores têm pressa em receber o produto; afinal, eles não querem ser descobertos. Por isso, geralmente preferem utilizar o tipo de entrega mais rápida que seu site oferece.

Isso não quer dizer que todo pedido expresso seja uma fraude, mas esse pode ser mais um indício de golpe. Fique atento!

7 – Preste atenção às pequenas coincidências.

proteger a loja online contra fraudesImagine que, de um dia para o outro, sua loja passou a receber vários pedidos de uma mesma cidade e você não fez nenhuma divulgação específica naquela região. Isso talvez não seja um bom sinal, pois o fraudador pode estar tentando lhe passar um endereço frio.

Ao receber estes pedidos, analise os endereços e telefones de contato para ver se realmente existem ou se estão se repetindo de alguma forma, com a troca apenas de alguns números entre um telefone e outro. São cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença!

Pronto para proteger a loja online contra fraudes?

Essas dicas irão ajudá-lo a reforçar a segurança do seu e-commerce e a proteger sua loja online contra fraudes. Além de evitar grandes prejuízos, essas ações também ajudam garantir a credibilidade da sua marca na web. Quanto mais segura sua loja for, mais confiança os clientes terão para comprar nela!

Sucesso! E boas vendas! 

Aprenda mais sobre como aumentar a credibilidade da loja online:

Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 3
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Como proteger a loja online contra fraudes"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo