Você já ouviu falar em “viajante solo”? Como o nome diz, essa expressão se refere às pessoas que viajam sozinhas.
Seu estabelecimento está preparado para recebê-las? Ainda não? Pois deveria! Esse é um tipo de hóspede cada vez mais comum em hotéis e pousadas.
Para ajudá-lo a entender esses viajantes e revelar o que você precisa fazer para atendê-los com eficiência, conversamos com uma viajante solo de carteirinha. O resultado você confere a seguir!
Boa leitura!
As mulheres se destacam entre os viajantes desacompanhados. Em um levantamento do Ministério do Turismo, 17% das brasileiras entrevistadas disseram ter a intenção de viajar sozinhas nas férias, enquanto apenas 13% dos homens afirmaram ter a mesma intenção.
Ainda segundo a pesquisa, o viajante solo tem em média 35 anos e a maioria (56,1%) escolhe hotéis e pousadas para se hospedar.
Denise Tonin adotou esse estilo de viagem há 15 anos. Atualmente, ela compartilha suas experiências no blog Viajante Solo. Além disso, é a criadora do Programa Viajante Solo, curso on-line que auxilia mulheres a planejarem viagens por conta própria. Em entrevista exclusiva ao Blog da Hotelaria, ela o ajuda a entender esse perfil de hóspedes e o orienta sobre como lidar com ele. Acompanhe!
Denise Tonin – Quando comecei a viajar sozinha, entrei em um processo de autoconhecimento. Comecei a entender o que eu gostava de fazer, o que fazia apenas por estar acompanhada e o que não gostava de fazer. Isso foi uma grande motivação para continuar viajando sozinha!
Hoje, minha maior motivação é fazer tudo exatamente do meu jeito. A sensação de liberdade vem junto com o sentimento de realização, pois eu organizo cada passo da minha viagem.
O mais importante é que os profissionais estejam bem informados e possam dar orientações sobre passeios, segurança etc. Além disso, acho ótimo quando pessoas da recepção, camareiras ou garçons puxam papo e nos fazem sentir bem e em casa. Afinal, estamos sozinhos e abertos a conversar, saber o que os locais pensam e escutar histórias.
O que vejo no meu grupo do Facebook, que tem mais de 15 mil mulheres que são viajantes solo, é que locais que promovem eventos ou passeios com hóspedes são valorizados. Todas acham legal ter a possibilidade de fazer novos amigos durante a estadia.
Antes da viagem, sem dúvida, é o medo. E o problema é que, na maioria das vezes, a pessoa nem sabe exatamente do quê tem medo! Ela cria algumas situações na mente e acaba ficando muito ansiosa. Mas depois que chega ao destino, ela vê que é tranquilo e que não era nada do que pensava.
Minha sugestão é se perguntar: “Medo de quê, exatamente?”. Assim, você pode tentar resolver essas questões se planejando e organizando melhor a viagem.
Por exemplo:
Se uma viajante tem medo de ficar em quarto compartilhado misto e é sua primeira viagem sozinha, sugiro ficar em um quarto privativo ou em um quarto compartilhado feminino. Quando se sentir mais segura e já tiver viajado mais vezes, poderá experimentar outras modalidades de hospedagem.
Especialmente durante a primeira viagem, algumas mulheres se sentem meio tristes e um pouco solitárias, justamente porque é uma experiência diferente. Sempre falo que viajar sozinha é um processo e a dificuldade ou a felicidade, o bom ou o ruim, sempre dependem de cada pessoa, de suas vivências, de seu temperamento etc.
O Programa Viajante Solo é um treinamento que ajuda as mulheres a organizarem sua viagem de forma inteligente, econômica e segura.
Como sabemos, uma viagem solo de uma mulher é diferente de uma viagem solo de um homem. Existem alguns detalhes e cuidados específicos que devemos ter na hora de escolher nossa hospedagem, nosso destino, nossos passeios. E é disso que falamos neste programa. Ensino como encontrar as melhores hospedagens, mostro como entender seu estilo de viagem, enfim, falamos sobre todos os aspectos que envolvem a organização de uma viagem feminina e por conta própria.
Uma pesquisa realizada com 1.100 viajantes solo britânicos constatou que 26% deles tinham uma preocupação especial ao momento do jantar. Além disso, 24% disseram que receberam um serviço pior nos restaurantes quando estão sozinhos.
Veja algumas dicas para melhorar seu serviço de restaurante para o viajante solo:
Agora que você já conhece melhor o perfil do viajante solo, ficará mais fácil oferecer serviços alinhados às necessidades específicas desse público. Invista em ações para esse tipo de hóspede e ganhe a confiança de quem viaja sozinho.
Sucesso!
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