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4 dicas para reengajar clientes inativos

4 dicas para reengajar clientes inativos

Por Redação Blog Gazin Atacado • 2/12/19

Clientes inativos podem voltar a comprar de sua loja e, assim, ajudá-lo a melhorar seus resultados! Para isso, porém, você precisa cuidar deles. Saiba como fazer isso lendo este artigo.

Uma compra não deveria ser a última ação de um cliente com seu negócio, e sim, apenas mais uma etapa da relação entre loja e consumidor.

Inclusive, estar ciente disso é fundamental para passar a trabalhar focando no que realmente importa: o longo prazo, não a primeira venda!

No entanto, para que isso ocorra de maneira eficaz, é necessário desenvolver uma estratégia voltada à fidelização do cliente. E parte dessa estratégia passa por reengajar clientes inativos.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir 4 dicas para reengajar os clientes que se encaixam nesse perfil. Acompanhe!

4 dicas para reengajar clientes inativos

como reengajar os clientes inativos

Dica #1 para reengajar clientes inativos:
Identifique seus clientes inativos

A frequência de compra é o que define a atividade ou a inatividade de um cliente. E essa frequência depende do seu ciclo de venda. Então, o primeiro passo para reengajar clientes inativos é entender quem são os seus clientes inativos.

Neste sentido, antes de mais nada, analise sua carteira de clientes e descubra quantas vezes por ano o seu cliente médio compra com você e o valor que ele gasta. Conhecendo essas informações, ficará muito mais fácil segmentar os clientes com base no comportamento e nos padrões de compra.

Depois, levando em conta a frequência de compra, você conseguirá identificar os clientes inativos. E, assim, poderá planejar ações de comunicação, marketing e relacionamento para reengajá-los.

Ou seja, se não tiver estabelecido esse primeiro passo simples, você não poderá executar as etapas subsequentes. Portanto, foque nisso antes de seguir na jornada de reengajar clientes inativos.

Leia também!

Gestão de clientes no varejo: como cuidar e trabalhar de forma estratégica sua carteira de clientes

Dica #2 para reengajar clientes inativos:
Envie e-mails personalizados

como reengajar clientes inativosMuitos varejistas não se dão conta disso, mas é possível que consumidores não retornem após a primeira compra simplesmente por falta de esforço por parte da loja.

O envio de e-mails personalizados é uma ótima maneira de manter o consumidor informado sobre todas as novidades e vantagens que sua empresa oferece e, assim, evitar que ele entre em inatividade. 

Para mudar isso, antes de mais nada, preocupe-se em cadastrar seus clientes, entender as motivações de compra deles, seus desejos e necessidades. Depois, você poderá enviar e-mails alinhados aos interesses de cada consumidor. Isso, por sua vez, ajudará a incentivar os clientes inativos a voltarem à sua loja.

Aliás, o mesmo vale para os clientes fiéis. Afinal, por conhecer o histórico e os hábitos de compra deles, você poderá trabalhar seus contatos por e-mail (e, por que não, por WhatsApp) de maneira ainda mais personalizada.

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Maneiras práticas e efetivas para coletar dados dos clientes
Como vender mais na internet usando e-mail marketing
7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes

Dica #3 para reengajar clientes inativos:
Ofereça um programa de fidelidade

como reengajar clientes inativosNada é mais efetivo para fazer com que clientes inativos voltem a comprar com você do que oferecer um programa de fidelidade. Inclusive, segundo uma pesquisa da CrowdTwist, 75% dos clientes preferem comprar com marcas que oferecem esse tipo de programa. 

Existem diversas maneiras de recompensar clientes fiéis. É possível, por exemplo, oferecer exclusividade em produtos novos, descontos e até prêmios. Cabe a você identificar a melhor forma de recompensar o seu cliente e, com base nisso, desenvolver um programa de fidelidade interessante.

No entanto, independente da ação utilizada, o mais importante é a mensagem que você passa. Quando o cliente percebe que está sendo valorizado, cria uma relação com a empresa. É essa relação que o trará de volta à sua loja com mais frequência e o impedirá de se tornar inativo.

Leia também!

Por que e como criar um programa de fidelidade em sua loja
Tipos de programa de fidelidade e como escolher o melhor modelo

Dica #4 para reengajar clientes inativos:
Invista em pesquisas de feedback

Uma das melhores maneiras de saber por que um cliente não comprou mais na sua loja é sendo direto. As necessidades do cliente podem ter mudado ou ele pode não ter recebido as mensagens de novos produtos, por exemplo; porém, sem perguntar, você nunca saberá o motivo da inatividade.

Neste sentido, uma pesquisa de feedback é uma ótima maneira de saber o que seu cliente pensa sobre a sua loja.

Além disso, você pode aproveitar a oportunidade para alavancar seu programa de fidelidade, oferecendo um incentivo aos que preencherem a pesquisa. Inclusive, com essa abordagem, você resolve dois problemas de uma só vez: descobre o que levou um cliente a ficar inativo e já o engaja para fazer parte do programa de fidelidade.

Ah, e como se não bastasse tudo isso, pesquisas de feedback também podem ajudá-lo a entender o perfil de compra dos respondentes. Isso, por sua vez, permitirá que você personalize suas mensagens e continue dando motivos aos seus clientes para voltarem para sua loja. Nada mau, não é mesmo?

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Dicas para medir a satisfação dos clientes
Como analisar os feedbacks dos clientes de maneira efetiva

Essas, é claro, são apenas algumas dicas para ajudá-lo a reengajar clientes inativos. Porém, elas podem ser um bom ponto de partida para você construir a sua estratégia de reengajamento de clientes inativos. Para isso, cabe a você refletir sobre elas, personalizá-las à realidade da sua loja, trocar ideias com sua equipe sobre elas, e assim por diante. Só não dá para não fazer nada e continuar tendo clientes que compram uma vez só.

O que achou das dicas de hoje?

Esperamos que com elas você possa cativar clientes inativos, além de continuar fazendo o melhor para manter os clientes fiéis contentes com sua marca. Não se esqueça de que a chave para qualquer negócio de sucesso é o relacionamento!

Boas vendas!

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