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Como se diferenciar da concorrência?

Como se diferenciar da concorrência?

Por Redação Blog Gazin Atacado • 6/02/18

Precisa de ajuda para se diferenciar da concorrência? Este artigo é para você! Leia e confira cinco dicas simples e práticas para fazer sua loja se destacar das demais. Seus clientes agradecem – e seu caixa também!

A realidade do mercado

Verdade seja dita: todos os dias uma loja nova abre – nas ruas ou na internet – e começa a disputar a atenção dos seus prospects e clientes com você.

Para você ter uma ideia, segundo dados do Serasa Experian, mais de 580 mil empresas foram abertas no Brasil apenas no primeiro trimestre de 2017. Esse é o maior número de empresas abertas para este período desde 2010!

Enquanto para novos empresários esse dado soa encorajador, quem já está no mercado pode olhar para ele preocupado. Afinal, em um cenário cada vez mais competitivo, é preciso encontrar maneiras de se diferenciar da concorrência e conquistar a atenção de prospects e clientes.

Para encontrar seu diferencial, uma das coisas que você pode fazer é dividir seu planejamento em quatro vertentes:

  • Qualidade do produto.
  • Serviço ao cliente.
  • Marca.
  • Preço.

Depois disso, basta começar a pensar isoladamente em cada uma dessas questões. A seguir a gente explica melhor essa ideia. Acompanhe!

Leia também!
O que sua loja tem que as outras não têm – Dicas para identificar seus diferenciais

4 formas de se diferenciar da concorrência

Como se diferenciar da concorrência pensando na qualidade do produto

Vários motivos compensam o esforço de oferecer apenas os melhores produtos aos seus clientes.

O primeiro deles é óbvio: a satisfação de quem compra.

Além disso, dessa forma você evitará ter em estoque produtos de segunda linha, ou que correm o risco de quebrar e ter troca constante.

Nessa mesma linha de raciocínio, você também pode investir em sempre apresentar primeiro as novidades e lançamentos, e reforçar, por meio da comunicação, a exclusividade que o cliente terá ao adquirir novos produtos em sua loja.

O aspecto negativo desse posicionamento é que a diferenciação por produto tem curta duração. Em pouco tempo, aquelas novidades que apenas sua loja tinha podem estar nas prateleiras dos concorrentes em poucos dias.

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Como montar o mix de produtos ideal para a sua loja

Como se diferenciar da concorrência oferecendo serviços ao cliente

Alguns varejistas encontram seu diferencial na prestação de serviços. Você pode fazer isso, por exemplo:

  • Oferecendo um atendimento de excelência.
  • Garantindo uma entrega impecável.
  • Não cobrando pelo frete.
  • Apresentando a opção de garantia estendida.
  • Etc.

Nada muito complicado, não é mesmo?

E esse diferencial também pode ser bem explorado no e-commerce.

Mesmo que não seja possível prestar um atendimento pessoal tão próximo quanto na loja física, é possível oferecer o melhor e mais seguro tipo de frete para que o produto chegue em segurança ao cliente, apresentar a ele uma série de produtos complementares ao que ele escolheu comprar, mostrar o que outros usuários daquele produto têm a dizer e assim por diante.

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Como fortalecer o relacionamento com o cliente inserindo serviços na venda de produtos

Plataformas digitais, relacionamentos humanos

Como se diferenciar da concorrência cuidando da sua marca

A identidade da marca é essencial para o sucesso. Segundo uma pesquisa global, dois terços dos consumidores dizem construir relações com as marcas.

Em uma rede de franquias, isso é mais fácil de acontecer, pois você já entra no mercado junto com uma marca consolidada. Mas começar uma marca do zero demanda tempo e investimento, além da construção de uma relação de confiança com o cliente.

A identidade da marca deve estabelecer quem você é e o que você representa, inclusive as causas que sua marca defende e apoia. O cliente precisa se identificar com a nova marca e seus valores para comprar constantemente com ela.

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Branding no varejo – como trabalhar a marca de sua loja de maneira estratégica

Como se diferenciar da concorrência baixando seu preço

Boa parte dos varejistas disputam clientes neste posicionamento. É necessário ter um conhecimento do mercado e da saúde financeira de sua empresa para não entrar em uma guerra de preços com os concorrentes e acabar perdendo a lucratividade.

O ideal é fazer um estudo para fazer uma combinação de preços que seja sustentável, para realizar promoções bem planejadas.

Nesse caso, também é possível abrir mão de outros diferenciais para sustentar o preço mais baixo.

Por exemplo: investir apenas em produtos de segunda linha ou que estejam saindo do mercado com um preço mais baixo.

Leia também!

A psicologia dos preços – Como precificar de maneira estratégica e vender mais

Ofereça algo a mais para o cliente

Depois de definir seu posicionamento, trabalhe em suas comunicações para que o cliente perceba o diferencial que você oferece.

Por exemplo: se a sua loja se diferencia pela qualidade dos produtos, coloque-os na frente da loja como destaque e explore isso nas redes sociais. Se o diferencial é preço, comunique sua estratégia de preço baixo em todos os canais.

Independente do seu posicionamento, é importante ter uma boa gestão de toda a experiência dos clientes, desde a primeira vez que visitam seu site, sua loja, até o último contato, inclusive com uma comunicação pós-venda.

Independente do seu perfil, fazer o básico de um bom atendimento é o mínimo esperado pelo cliente para que ele tenha confiança em sua loja e volte a comprar em breve. Cuide disso e veja seus resultados melhorarem dia após dia.

Mãos à obra e sucesso!

Leitura complementar

O que sua loja tem que as outras não têm – dicas para identificar seu diferencial

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