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Como se preparar para a sazonalidade na hotelaria

Como se preparar para a sazonalidade na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/03/16

Não tem nada mais satisfatório que olhar as reservas de seu hotel e ver ele sempre cheio, não é mesmo? Porém, não importa qual seja o tamanho do seu negócio, todo profissional de hotelaria enfrenta um período no ano em que os hóspedes parecem desaparecer – a chamada baixa temporada.

Essa pode ser uma fase inevitável, pois varia de acordo com o clima, com a região e até com o momento econômico do país. No entanto, é possível se organizar para enfrentar esses períodos de baixa movimentação sem grandes prejuízos. Se você quer atrair clientes em baixa temporada, precisa agir o ano inteiro. Confira a seguir como se preparar para a sazonalidade em seu hotel ou pousada. 

1 – Defina o que é baixa temporada para você

sazonalidade hotel 1

Se seu hotel está em uma cidade com praia, o inverno pode ser sinônimo de quartos vazios. Já se você tem uma pousada na serra, é possível que perca seus clientes para a praia durante o verão. Isso apenas para citar dois exemplos.

A sazonalidade depende de muitos fatores. Por isso, o primeiro passo para se planejar para os períodos de pouca movimentação é definir o que é baixa temporada para o seu negócio. Essa é uma etapa importante para saber quando vai precisar agir em relação à diminuição dos hóspedes e como se preparar para isso.

Analise os períodos anteriores para entender quais são as épocas de menor e maior movimento. Também avalie o momento econômico atual. Se o país está em uma crise, por exemplo, é possível que o poder de consumo de seu cliente diminua e, sendo assim, mesmo os períodos que foram bem no passado, podem ter diminuição de reservas. Esteja atento quanto a isso também. 

2 – Entenda quem é seu público de baixa temporada

sazonalidade hotel 2

Entender quem são os possíveis clientes que gostariam de estar hospedado com você quando o hotel está mais vazio é fundamental para direcionar suas ações de marketing. Por exemplo: enquanto uma pousada na praia durante o verão pode ser incrível para jovens em busca de diversão; no inverno, é mais provável que esse local receba mais famílias e pessoas em busca de tranquilidade.

O fato é que muitos realmente preferem viajar em períodos de baixa temporada – quando as passagens estão mais baratas e os lugares estão mais vazios. Nesse sentido, o fato de seu hotel ter poucos hóspedes pode ser um atrativo para seus clientes. Analise quem foram as pessoas que estiveram hospedadas em épocas de baixa temporada nos anos anteriores para entender qual é o perfil do público do seu negócio nessa fase. Então, planeje promoções e ações voltadas a esse perfil de hóspede. Fazer pesquisas com esse pessoal é uma ótima forma de entender seus hábitos. Esse é um bom caminho para focar ações em perfis semelhantes.

3 – Verifique o calendário de eventos de sua região

sazonalidade hotel 3

Outra forma de se antecipar para enfrentar os períodos de baixa temporada, é estar a par do que acontece em sua região nesse período. Um evento pode transformar uma época de movimentação em período de alta temporada temporária. Entenda quem é o público dos eventos em questão e adapte o seu negócio para recebê-los. Se, por exemplo, acontecer uma feira de esportes perto do seu hotel, que tal oferecer comidas mais saudáveis (para esportistas) e atividades que tenham a ver com esse público – caminhadas, maratonas etc. 

Além disso, vale também contatar os organizadores do evento e realizar parcerias com eles, para que promovam seu hotel e, em troca, você pode oferecer alguma condição especial para os participantes, um brinde ou mesmo ajudar na divulgação do evento. 

4 – Planeje eventos em seu hotel

sazonalidade hotel 4

Caso não aconteça nenhum evento interessante em sua região durante a baixa temporada, que tal realizar o seu próprio evento? Ao verificar quais são as épocas de pouca movimentação em seu hotel, você pode escolher um período desses para promover um evento e atrair clientes. O tema pode variar de acordo com o perfil de seus hóspedes, sua região ou a época. Você pode aproveitar, inclusive, o conhecimento de seus profissionais para isso. Exemplo: seu chef de cozinha pode organizar uma feira de gastronomia no hotel; o maître pode organizar um curso sobre como receber bem as pessoas em casa, e assim por diante.

Também é viável deixar seu hotel/pousada disponível para que outras empresas promovam seus eventos. Faça parcerias de modo que os participantes fiquem hospedados com você e, de preferência, que a estrutura do evento use os seus serviços – jantares, garçons etc. Se uma empresa ficar satisfeita, pode ser que ela volte a fazer outros eventos com você nos anos seguintes e, de repente, um período ruim se transforma em uma grande oportunidade de negócios.

5 – Conheça bem cada cliente que se hospeda

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Conhecer o perfil do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Esse também é um fator-chave para que seu hotel dê a volta por cima em períodos de pouca movimentação. Realize, sempre que possível, pesquisas com os hóspedes de seu hotel ou pousada – em todos os períodos. Assim, você fica conhecendo melhor cada um deles e saberá, por exemplo, se determinado cliente que ficou na alta temporada teria perfil de quem voltaria a ficar em seu hotel na baixa temporada. Se ele é uma pessoa que gosta de viajar e a sua região oferece boas opções de lazer ou negócios para ele, a probabilidade de ele voltar é bem grande.

Ao realizar pesquisas você também consegue identificar os clientes que ficaram mais satisfeitos e manter contato com eles para que não esqueçam da experiência que tiveram em seu hotel. Assim, quando eles receberem um e-mail falando sobre uma promoção em baixa temporada, com certeza estarão mais dispostos a se hospedar novamente com você. É importante também conhecer os clientes que ficaram insatisfeitos com alguma coisa e oferecer uma condição especial para que eles voltem na baixa temporada e tenham a chance de fazer uma nova avaliação sobre o seu hotel. 

6 – Peça para seus clientes darem referências suas

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Tratar com excelência cada hóspede que entra em seu hotel é o primeiro passo para garantir clientes fiéis que voltam sempre e que recomendam seus serviços para os amigos e familiares. Isso é importantíssimo, pois, em época de pouca movimentação, não é só o seu hotel que estará mais vazio – todos os de sua região estarão. Então, as opções para os clientes serão muito maiores. Se eles tiverem que escolher entre um hotel que viram na internet e o seu hotel, recomendado por um amigo, com certeza escolherão o seu.

Outra maneira de fortalecer sua credibilidade, é pedir para seus hóspedes avaliarem seu hotel e deixarem depoimentos em sites de reservas, como Trip Advisor e Booking.com, por exemplo. Assim, quando alguém pesquisar por hotéis em sua região, quanto mais recomendações positivas você tiver, maiores serão as chances de ser o escolhido.

Leia também: Por que seu hotel ou pousada deve estar no Booking e no Trip Advisor?

E você, como se prepara não sofrer os efeitos da baixa temporada? Conte pra nós nos comentários. Seu exemplo pode vir matéria aqui no blog. 

Imagens: Freepik

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