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Como ser uma empresa amada pelos clientes

Como ser uma empresa amada pelos clientes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 4/04/18

O que é ser uma empresa amada pelos clientes?

Muitos acreditam que, para ser amada, uma marca precisa ter muitos seguidores nas redes sociais. De fato, esse pode ser um indicativo de que o público gosta da empresa. Mas as curtidas e os compartilhamentos são apenas reflexos da afinidade dos clientes com a marca.

Ser uma empresa amada pelos clientes significa ter um público fiel, que se identifica com a marca, defende os mesmos valores que ela e a recomenda para outras pessoas. 

 Quer saber como alcançar esse status com seus clientes? 

Siga a leitura deste artigo. A seguir, revelaremos como você pode conquistar a admiração e a fidelidade do seu público por meio de ações que envolvam cinco características comuns a marcas amadas pelos seus consumidores.

Como ser uma empresa amada pelos clientes

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  • O que faz as pessoas amarem uma marca ou produto?
  • O que torna esse “amor” sustentável ao longo do tempo?

Para responder essas questões, em 2016, a consultoria Accenture realizou o estudo The Love Index. Mais de 26 mil consumidores do Brasil, da Inglaterra e dos Estados Unidos participaram do levantamento.

A pesquisa identificou os fatores-chave para que os clientes admirem e sejam fiéis a uma empresa. De acordo com o estudo, a afinidade do consumidor pela marca pode ser medida em cinco dimensões:

  • Diversão. Captar e reter a atenção por meio de ações de entretenimento.
  • Relevância. Oferecer informações claras e customizadas.
  • Engajamento. Identificar necessidades e desejos individuais.
  • Socialização. Conectar pessoas.
  • Utilidade. Ter eficiência e facilidade de se adaptar ao longo do tempo.

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Segundo o The Love Index, a importância de cada uma dessas dimensões varia de acordo com o segmento.

Assim, para ser uma empresa amada pelos clientes, é essencial entender quais dimensões são mais importantes para o seu público.

No entanto, mesmo que um desses fatores não esteja presente em seu mercado, sua marca pode se destacar ao ser a única a oferecer determinada dimensão.

Por exemplo!

  • Digamos que grande parte das empresas do seu segmento ofereçam “relevância” e “utilidade”. Se focar na “socialização”, seu negócio terá mais chances de ser amado pelos consumidores.

Lições das empresas mais amadas

Além disso, o estudo fez várias descobertas sobre as marcas mais amadas pelos consumidores. Falamos sobre isso a seguir e indicamos ações que você pode colocar em prática para garantir que sua empresa também seja muito amada. Acompanhe!

Aprenda com as empresas digitais

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Em todos os mercados analisados, as empresas digitais e de tecnologia são as que mais conseguem alcançar altos níveis de satisfação em todas as dimensões.

No Brasil, de acordo com o The Love Index, este é o ranking das empresas mais amadas pelos consumidores:

  • Netflix.
  • YouTube.
  • Google.
  • Apple.
  • Samsung.
  • Sony.
  • Facebook.
  • Microsoft.
  • WhatsApp.
  • LG.

Essa lista é um reflexo de como as marcas de tecnologia têm conseguido oferecer uma experiência alinhada às expectativas e necessidades dos consumidores. Nesse sentido, é importante observar a atuação dessas marcas para aprender lições importantes para ser uma empresa amada pelos clientes.

Aprenda mais! 

Plataformas digitais, relacionamento humano

Comprar pode ser divertido

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Relevância e utilidade são as dimensões que mais fazem os clientes amarem as marcas no varejo. No entanto, o Pão de Açúcar destaca-se neste segmento por adicionar diversão e socialização ao processo de compra.

Estes são alguns exemplos de ações desenvolvidas pela empresa: 

O que a sua loja faz para adicionar diversão e socialização no relacionamento com o consumidor?

Oferecer atendimento qualificado e personalizado já não é um diferencial, mas, sim, uma necessidade. Para se destacar de verdade no mercado, sua loja precisa ir além e oferecer experiências marcantes e alinhadas às expectativas dos clientes.

Aprenda mais! 

Dicas práticas sobre como promover uma experiência marcante no varejo

Alinhamento de necessidades e valores

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Quando se trata de oferecer experiências marcantes, no e-commerce, a Netshoes se destaca.

De acordo com  o The Love Index, a marca possui alguns dos maiores índices de relevância, engajamento e utilidade.

Uma das ações realizadas pela empresa e que demonstra a importância de estar alinhado às exigências do consumidor é a entrega super expressa e sustentável. Feita por bicicleta e até às 22h do mesmo dia, esse serviço agrada clientes que preferem comprar de empresas que tenham processos mais sustentáveis ao mesmo tempo em que atende a expectativa por agilidade.

Então, para ser uma empresa amada pelos clientes, é importante entender quais são as dimensões mais relevantes para o seu público.

Aprenda mais! 

Marketing 3.0: como ganhar a confiança e a lealdade de seus clientes

Estas são as lições que ficam:

  • ser uma empresa amada pelos clientesSer uma empresa amada pelos clientes é mais do que ter vários seguidores ou milhares de curtidas nas postagens em redes sociais.
  • Trata-se de construir um relacionamento forte e duradouro, focado no compartilhamento de valores e na evolução constante, acompanhando as mudanças do mercado e dos consumidores.
  • Crie ações focadas nas cinco dimensões citadas no estudo (diversão, relevância, engajamento, socialização e utilidade) e tenha sucesso de forma sustentável e no longo prazo.

Agora é com você! Leve tudo isso em consideração e aprimore a forma como sua loja é vista pelos clientes. Dessa forma, ficará muito mais fácil ser uma empresa amada pelos clientes.

Bons negócios!

Informações: Accenture  | Imagens: Bigstock; Freepik

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