O que é ser uma empresa amada pelos clientes?
Muitos acreditam que, para ser amada, uma marca precisa ter muitos seguidores nas redes sociais. De fato, esse pode ser um indicativo de que o público gosta da empresa. Mas as curtidas e os compartilhamentos são apenas reflexos da afinidade dos clientes com a marca.
Ser uma empresa amada pelos clientes significa ter um público fiel, que se identifica com a marca, defende os mesmos valores que ela e a recomenda para outras pessoas.
Quer saber como alcançar esse status com seus clientes?
Siga a leitura deste artigo. A seguir, revelaremos como você pode conquistar a admiração e a fidelidade do seu público por meio de ações que envolvam cinco características comuns a marcas amadas pelos seus consumidores.
Para responder essas questões, em 2016, a consultoria Accenture realizou o estudo The Love Index. Mais de 26 mil consumidores do Brasil, da Inglaterra e dos Estados Unidos participaram do levantamento.
A pesquisa identificou os fatores-chave para que os clientes admirem e sejam fiéis a uma empresa. De acordo com o estudo, a afinidade do consumidor pela marca pode ser medida em cinco dimensões:
Segundo o The Love Index, a importância de cada uma dessas dimensões varia de acordo com o segmento.
Assim, para ser uma empresa amada pelos clientes, é essencial entender quais dimensões são mais importantes para o seu público.
No entanto, mesmo que um desses fatores não esteja presente em seu mercado, sua marca pode se destacar ao ser a única a oferecer determinada dimensão.
Além disso, o estudo fez várias descobertas sobre as marcas mais amadas pelos consumidores. Falamos sobre isso a seguir e indicamos ações que você pode colocar em prática para garantir que sua empresa também seja muito amada. Acompanhe!
Em todos os mercados analisados, as empresas digitais e de tecnologia são as que mais conseguem alcançar altos níveis de satisfação em todas as dimensões.
No Brasil, de acordo com o The Love Index, este é o ranking das empresas mais amadas pelos consumidores:
Essa lista é um reflexo de como as marcas de tecnologia têm conseguido oferecer uma experiência alinhada às expectativas e necessidades dos consumidores. Nesse sentido, é importante observar a atuação dessas marcas para aprender lições importantes para ser uma empresa amada pelos clientes.
Plataformas digitais, relacionamento humano
Relevância e utilidade são as dimensões que mais fazem os clientes amarem as marcas no varejo. No entanto, o Pão de Açúcar destaca-se neste segmento por adicionar diversão e socialização ao processo de compra.
Estes são alguns exemplos de ações desenvolvidas pela empresa:
Oferecer atendimento qualificado e personalizado já não é um diferencial, mas, sim, uma necessidade. Para se destacar de verdade no mercado, sua loja precisa ir além e oferecer experiências marcantes e alinhadas às expectativas dos clientes.
Dicas práticas sobre como promover uma experiência marcante no varejo
Quando se trata de oferecer experiências marcantes, no e-commerce, a Netshoes se destaca.
De acordo com o The Love Index, a marca possui alguns dos maiores índices de relevância, engajamento e utilidade.
Uma das ações realizadas pela empresa e que demonstra a importância de estar alinhado às exigências do consumidor é a entrega super expressa e sustentável. Feita por bicicleta e até às 22h do mesmo dia, esse serviço agrada clientes que preferem comprar de empresas que tenham processos mais sustentáveis ao mesmo tempo em que atende a expectativa por agilidade.
Então, para ser uma empresa amada pelos clientes, é importante entender quais são as dimensões mais relevantes para o seu público.
Marketing 3.0: como ganhar a confiança e a lealdade de seus clientes
Agora é com você! Leve tudo isso em consideração e aprimore a forma como sua loja é vista pelos clientes. Dessa forma, ficará muito mais fácil ser uma empresa amada pelos clientes.
Bons negócios!