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Como sua loja pode produzir conteúdos inesquecíveis para seus clientes

Como sua loja pode produzir conteúdos inesquecíveis para seus clientes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/12/16

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância de se produzir conteúdo de qualidade para atrair e fidelizar clientes*. Essa tática, chamada de marketing de conteúdo, é utilizada para oferecer informações que são valiosas para seu público com o intuito de ajudá-lo a resolver um problema/sanar uma necessidade e a tomar decisões de compra.

Assim, mesmo que alguém tenha acesso a um conteúdo produzido por sua loja, mas nunca tenha comprado nela, quando esse consumidor precisar de algo que sua empresa venda, é muito mais provável que ele se lembre de sua marca e compre com você – isso porque sua empresa já o ajudou e já construiu um relacionamento com ele anteriormente por meio do conteúdo.criar-conteudo-varejo-5

Então, resumidamente, podemos dizer que o objetivo final do marketing de conteúdo é fazer sua marca ficar gravada na mente das pessoas que tiverem acesso ao que você publica, pois mesmo que o conteúdo não tenha relação direta com a sua empresa, foi pelo canal dela que as pessoas tiveram acesso a essas informações.

O desafio do conteúdo

Diversas empresas vêm usando o marketing de conteúdo a seu favor – inclusive pelos seus concorrentes. E será cada vez mais assim. Ou seja, definitivamente, em pouco tempo sua loja não será a única a fornecer conteúdo para os clientes. Sendo assim, não basta oferecer as informações que todo mundo já oferece e da mesma forma que todo mundo já faz.

O principal desafio do marketing de conteúdo é criar conteúdos que além de úteis, sejam memoráveis, que fiquem efetivamente gravados na memória das pessoas, para que ele possa cumprir o seu papel de fortalecer o relacionamento com o público e atrair mais clientes.

Quer saber como sua loja pode fazer isso? As dicas abaixo, cientificamente comprovadas, vão ajudá-lo a criar conteúdos que tenham mais chance de permanecer na mente dos seus consumidores. Acompanhe!

O três principais elementos dos conteúdos memoráveis – de acordo com a ciência

Na hora de criar conteúdos, é preciso fazer um mix de informações que já são conhecidas pelo público com um pouco de novidade. Isso tem uma explicação científica. Nosso cérebro gosta de coisas familiares, porque elas trazem uma sensação de conforto, de segurança. Por outro lado, o novo acende um alerta de perigo, mas também provoca uma excitação positiva.

Fazer uma mistura entre informações familiares e novidades é fundamental para efetivamente captar a atenção do seu público. É o que explica Carmen Simon, psicóloga especialista em Neurociência e autora do livro Impossible to Ignore: Creating Memorable Content to Influence Decisions (em tradução livre – pois ainda não foi traduzido para o português: Impossível de ignorar: criando conteúdos memoráveis para influenciar na tomada de decisões).

Além dessa combinação entre informações familiares e novas, Carmem ressalta que conteúdos memoráveis devem levar em conta os três elementos a seguir:

Percepção

criar-conteudo-varejo-2Sempre tente ativar os sentidos dos seus clientes. Quanto mais sensações você fizer a pessoa sentir ou lembrar ao ler um post do seu blog ou ver o vídeo no seu Facebook, maiores serão as chances de ela se lembrar desse conteúdo (e da sua loja) depois.

–> Na prática:

Ao falar sobre um móvel, não aponte apenas as características técnicas, tais como qual é sua metragem, qual é o tipo de madeira utilizada etc. Procure falar sobre como ele vai deixar sua casa mais bonita, vai ser útil na hora de receber visitas e assim por diante. Além disso, destaque informações que ajudem o cliente a “sentir” o produto. Por exemplo: o cheiro que madeira tem, o toque suave ao deslizar pelo móvel, os reflexos das cores quando o sol bate.

Fatos

criar-conteudo-varejo-3Mas além das sensações, fornecer fatos, números e informações objetivas também é importante para que o público retenha o conteúdo. Esses dados mais racionais e lógicos ajudam a trazer sensação de estabilidade e segurança, valorizando o conteúdo.

–> Na prática:

Digamos que você esteja escrevendo sobre como usar uma câmera fotográfica. É importante fornecer os dados técnicos e mostrar o que essas características significam na prática. Por exemplo: informe o tamanho da memória e indique quantas fotos e vídeos em média essa memória comporta; fale sobre o tipo de lente e explique para que tipos de fotos ela é ideal.

Além disso, também cite números relacionados ao produto, tais como quantidade de clientes que já compraram, número de usuários no Brasil, nível de satisfação etc.

Emoções

criar-conteudo-varejo-4O terceiro – e talvez mais importante – fator para criar um conteúdo que fique efetivamente gravado na memória do seu público é o emocional. O seu conteúdo precisa provocar ou fazer lembrar emoções. Ao ativar sentimentos em seus consumidores você estará verdadeiramente criando uma conexão com eles.

–> Na prática:

Quando estiver escrevendo sobre os benefícios de algum produto que sua loja vende, não fale apenas sobre os ganhos práticos, mas explore também os ganhos emocionais. Por exemplo: uma máquina de lavar não apenas facilita o processo de lavagem das roupas, mas também proporciona mais tempo para a família passar unida. Um celular eficiente ajuda nas tarefas do dia a dia, mas também possibilita o contato constante com entes queridos que estão longe.

Como captar os 10% que ficam na memória

Mas Carmen alerta que, mesmo seguindo essas dicas, seus consumidores não irão lembrar de 100% do seu conteúdo. A psicóloga explica que geralmente as pessoas esquecem 90% (ou mais) das informações captadas.

criar-conteudo-varejo-1Por isso, ela aconselha que, ao desenvolver um conteúdo, você se preocupe não em fazer as pessoas lembrarem de tudo o que expôs, mas sim de focar nos 10% que você quer que o seu público capte. Carmem garante que é possível tentar controlar essa variável. Como fazer isso? Por meio da ênfase e do destaque.

Se você quer que determinado trecho do seu conteúdo faça parte dos 10% de informações que o cliente irá lembrar, precisa dar destaque e ênfase a ele.

A explicação para isso, segundo a neurocientista, é que o cérebro está sempre em busca de identificar padrões. Ao repetir diversas vezes a mesma informação em um texto, por exemplo, você estará contribuindo para que seus leitores possam percebê-la como padrão, facilitando a fixação daquela informação.

*Saiba mais!

Além de levar em conta essas táticas, é importante lembrar que a melhor maneira de criar conteúdos realmente memoráveis para seu público é abordando temas que estejam alinhados às necessidades e preferências dele. Ou seja, quanto melhor você conhecer seus clientes, mais conseguirá oferecer conteúdos qualificados para eles.

Nesse sentido, confira a seguir artigos com dicas sobre como usar o Marketing de Conteúdo maneira eficiente para atrair e conquistar mais consumidores:

Agora é com você! Use essas informações, dicas e sugestões de leitura a seu favor para desenvolver um conteúdo que seja agradável de ler/assistir/ouvir e, principalmente, útil aos seus leitores. No longo prazo, esse investimento fará toda a diferença em suas vendas. Pode apostar!

Informações: Shopify   |   Imagens: Freepik; Flaticon

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