Se você acompanha o Blog do Varejo, já deve ter lido alguns de nossos artigos que falam sobre a importância de desenvolver conteúdo de qualidade para atrair e fidelizar clientes (a lista completa de posts sobre o tema está no final deste texto).
Um dos objetivos do Marketing de Conteúdo é fazer com que sua marca seja referência em seu segmento. Assim, quando o cliente quiser saber sobre algo relacionado a um produto que você vende, por exemplo, é à sua loja que ele irá recorrer.
Mas como construir essa autoridade?
É o que vamos explicar neste artigo. Confira as dicas a seguir e saiba como utilizar informações relevantes para o seu público para fortalecer sua marca – na web e fora dela.
Ter autoridade em determinado assunto ou mercado significa que você tem alto conhecimento e prática naquilo. Assim, torna-se uma referência nessa determinada área.
Se sua loja vende móveis, por exemplo, tem potencial para ser reconhecida como autoridade em decoração, caso investa na divulgação de dicas nessa área. Se o seu negócio produzir bons conteúdos sobre eletrônicos, pode se tornar uma referência nesse assunto. E assim por diante.
Para construir autoridade para sua marca, sua loja precisa criar e divulgar conteúdos qualificados para ajudar seu público com suas dúvidas e necessidades. As dicas a seguir podem ajudá-lo nesse sentido:
Essa é a principal premissa para ser reconhecido como uma referência na sua área. As pessoas só prestarão atenção e divulgarão sua mensagem se ela trouxer alguma informação útil para elas.
Por isso, entenda as necessidades do seu público e crie conteúdos que girem em torno disso. Esse é o primeiro e mais importante passo para se tornar uma autoridade no seu mercado.
Blogs são excelentes plataformas para reunir e divulgar seus conteúdos, pois eles permitem a utilização diversos tipos de mídias (texto, foto, vídeo etc.) e também possibilitam a interação com o público por meio de comentários e compartilhamentos.
De nada adianta você produzir um conteúdo qualificado se o seu público não conseguir encontrá-lo certo? Nesse sentido, é fundamental utilizar SEO (Search Engine Optimization), que são técnicas de otimização de busca. Na prática, significa que isso ajuda o seu site ou blog a ser encontrado quando o cliente fizer uma pesquisa no Google ou em outros mecanismos de busca.
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As redes sociais são importantes canais para construir autoridade por diversos motivos.
Primeiro, elas são excelentes plataformas para disseminar o seu conteúdo (divulgando os posts do blog, por exemplo). Além disso, por meio delas você consegue interagir diretamente com os consumidores, respondendo às perguntas que eles fazem ou indicando alguma solução para um problema que eles tenham. Por exemplo: se alguém reclama que não sabe como utilizar determinado tipo de câmera, sua loja pode dar instruções nesse sentido (e ser reconhecida por esse cliente como autoridade do assunto).
E ainda, ao observar as dúvidas e necessidades dos consumidores, você terá mais ideias sobre temas que pode abordar em seu blog, oferecendo conteúdo totalmente alinhado com o que o seu público busca.
Promover um evento – online ou presencial – relacionado ao assunto no qual você quer se tornar referência é um ótimo caminho para fortalecer sua marca nesse segmento.
Digamos que você quer se tornar referência em eletrodomésticos para cozinha e quer atrair os clientes interessados nesses produtos/tema. Sua loja pode promover aulas de culinária com dicas de utilização dessas ferramentas. Por exemplo: Workshop “X utilidades e receitas práticas para fazer com processador de alimentos”; Curso “X receitas de liquidificador”.
Outra forma de fortalecer sua marca é utilizando a credibilidade de outras empresas/personalidades para atrair mais clientes e estabelecer-se como referência. Como? Promovendo ações em conjunto com essas autoridades.
Nesse sentido, sua loja pode se aliar a especialista ou influenciadores digitais. Por exemplo: um YouTuber famoso que faz reviews de produtos eletrônicos pode fazer uma avaliação de um produto da sua loja; um decorador pode ser parceiro da empresa e indicar os móveis que você vende.
Estar presente na mídia também é uma ótima forma de ser reconhecido como autoridade em seu segmento. Para isso, sua loja pode enviar sugestões de pautas para veículos de sua região, oferecendo empresários da loja como uma possível fonte de entrevista (para falar sobre Black Friday ou novidades tecnológicas, por exemplo).
Como produzir conteúdo qualificado
Se ao ler essas dicas você ficou em dúvida sobre como sua loja pode desenvolver esses conteúdos qualificados que ajudarão a marca a se tornar autoridade em seu mercado, os artigos linkados abaixo podem ajudá-lo a iniciar esse trabalho. Não deixe de ler!
E se você já desenvolve ações de marketing de conteúdo na sua loja, compartilhe sua experiência conosco deixando um comentário. Você com certeza inspirará outros empresários do varejo com sua história.
Sucesso e boas vendas!