fbpx

Nossas Sugestões

Como sua loja pode usar o Facebook Live Video para vender mais

Como sua loja pode usar o Facebook Live Video para vender mais

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/01/17

Os vídeos são atualmente o tipo de conteúdo que mais engaja os internautas. Qualquer página ou e-mail terá muito mais atenção do público se vier acompanhado de um vídeo.

Além disso, o vídeo online é também uma poderosa ferramenta de persuasão. Um estudo internacional mostrou que 46% das pessoas tomam alguma ação após assistirem a um vídeo – seja visitar o site da empresa, pesquisar sobre ela na web ou mesmo comprar algo.

Agora, imagine unir o poder de persuasão e engajamento dos vídeos com o poder de comunicação e conexão das redes sociais. Parece uma boa ideia, não é mesmo?

Pensando em ajudá-lo a fortalecer o relacionamento com seu público e atrair mais clientes por meio da utilização de vídeos nas redes sociais, reunimos a seguir algumas dicas sobre como usar a ferramenta Facebook Live de maneira estratégica no varejo.

Ações nesse sentido podem ser o grande diferencial que fará os consumidores escolherem a sua loja ao invés da concorrente. Interessado? Então, confira as informações a seguir.

O que é o Facebook Live

Os vídeos online não são nenhuma novidade, certo? O que vem ganhando espaço na web é a possibilidade de transmissão de vídeos ao vivo. Esse foi um dos grandes destaques da internet em 2016 e deve ser uma das principais tendências para o marketing digital em 2017.

A ferramenta Facebook Live permite que os usuários publiquem vídeos ao vivo, transmitindo o que está acontecendo em tempo real. Durante o live (vídeo ao vivo), os espectadores podem interagir com a marca – e entre si – enviando comentários e/ou curtindo o conteúdo.

Depois de terminar sua transmissão, você pode escolher entre apagar o vídeo ou gravá-lo e deixá-lo disponível na página.

Para mais informações sobre como utilizar essa ferramenta, acesse: http://bit.ly/dica-facebook-live

A importância dessa ferramenta para sua loja

O objetivo das transmissões ao vivo é fazer as pessoas compartilharem momentos e se aproximarem por meio da conversa em tempo real. Ao desenvolver conteúdos para o Facebook Live, sua loja pode se beneficiar das seguintes maneiras: 

Humanização da marca: vídeos ao vivo lembram que, por trás de uma página no Facebook, há pessoas que pensam no conteúdo que é compartilhado diariamente. Isso mostra o lado mais humano da empresa e, consequentemente, aproxima mais os consumidores. 

Comunicação direta com o público: se você quer que sua loja seja diferente das concorrentes, precisa se preocupar em estar em contato com seus clientes com frequência – e não apenas quando eles aparecem aí para comprar. Com isso em mente, pare e pense: quantas vezes você tem a possibilidade de conversar diretamente com seus clientes fora do processo de compras? O Facebook Live possibilita que você escute o que o seu público tem a dizer e também transmita informações de forma mais eficiente e direta. E isso, acredite, pode colocá-lo à frente da concorrência!

Resposta em tempo real: uma das principais vantagens dessa ferramenta é que você consegue ter um retorno em tempo real das pessoas, sabendo exatamente o que elas estão sentindo. Dessa forma, pode medir a satisfação dos clientes e tomar ações baseando-se nas respostas deles.

O que divulgar no Facebook Live

Agora que você já sabe o que é o Facebook Live e quais são as vantagens dessa ferramenta, é hora de entender de que forma sua loja pode utilizá-la no dia a dia.

A seguir, confira algumas sugestões de conteúdos a serem trabalhados nessa plataforma:

Divulgação dos produtos

Com essa funcionalidade, você pode divulgar as novidades da loja, mostrando os produtos que acabaram de chegar ou que estão prestes a chegar. Além disso, pode utilizar esse canal para expor os produtos disponíveis em cada uma das seções de seu estabelecimento.

Sugestões de temas para abordar em lives:

  • Novidades da seção de eletrônicos.
  • Opções de móveis para quarto que a loja possui.
  • Apresentação do smartphone que chegará na próxima semana à loja.

Comparação de produtos

Uma das principais dificuldades dos consumidores na hora de comprar algo é saber escolher entre as diversas opções existentes no mercado. Sua loja pode e deve ajudá-lo nesse sentido, e o Facebook Live é uma excelente maneira de fazer isso. Faça transmissões ao vivo utilizando um ou mais produtos da mesma linha para comparar suas performances.

Sugestões de temas para abordar em lives:

  • Desempenho de dois celulares em relação ao uso para jogos.
  • Qual é a melhor câmera para tirar fotos à noite.
  • Comparativo de performance de duas batedeiras.

Resposta às dúvidas dos clientes

Se você recebe muitas perguntas dos seus clientes, pode ser que várias delas sejam repetitivas e se refiram ao mesmo tema. Então, que tal reunir as principais dúvidas dos consumidores e respondê-las em um vídeo ao vivo? Pode ser que, durante a transmissão, surjam outras perguntas e, assim, você poderá conhecer ainda mais as necessidades do seu público – e saber de forma mais precisa como ajudá-lo.

Sugestões de temas para abordar em lives:

  • Respostas às principais dúvidas e reclamações recebidas pelo SAC.
  • Respostas aos comentários mais comuns dos clientes na página da loja no Facebook.
  • Respostas às principais perguntas dos clientes em relação a determinado produto.

Demonstração de uso

Você pode até gravar um vídeo mostrando como um produto de sua loja funciona, mas a vantagem de oferecer essa explicação em um vídeo ao vivo é que você poderá receber de volta, na hora, as dúvidas dos clientes e saber se eles realmente entenderam as instruções. Assim, as chances de eles se empolgarem e decidirem comprar o item será ainda maior!

Sugestões de temas para abordar em lives:

  • Funcionalidades de um smartphone recém-lançado.
  • Possibilidades de utilização de um processador de alimentos.
  • Como usar uma furadeira.

Novidade – Live Audio

Uma recente novidade lançada pelo Facebook é o Live Audio. Agora, além de produzir vídeos ao vivo, os usuários dessa rede social também terão a possibilidade de enviar áudios em tempo real. Mais uma oportunidade para sua loja se comunicar e interagir com seus clientes de maneira dinâmica e direta. 

Aprenda mais!

Gostou das dicas sobre como utilizar o Facebook Live para fortalecer o relacionamento com seu público e atrair mais clientes? Se você quer ir além e aproveitar ao máximo as oportunidades geradas pelo vídeo online, sugerimos que leia os artigos linkados abaixo. Eles contêm informações valiosas sobre essa poderosa ferramenta de comunicação. Confira:

Artigo relacionado: 

De quem deve ser a missão de gerenciar as redes sociais de sua empresa?

Já fez uma live na sua página e gostou do resultado? Deixe um comentário compartilhando sua experiência. Ela com certeza incentivará outros varejistas a darem seus primeiros passos nessa plataforma.

E se você que ainda não fez uma live decidir testar o modelo, depois que terminar a transmissão não deixe de voltar aqui para nos contar como foi. Adoraremos saber quais foram os resultados.

Sucesso!

Imagens: FreepikFlaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


5 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 11
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

5

comentários em "Como sua loja pode usar o Facebook Live Video para vender mais"

Comentar