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Guia: como usar as redes sociais no varejo

Guia: como usar as redes sociais no varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 21/08/17

O uso das redes sociais no varejo assume um papel cada vez mais relevante na decisão do consumidor. Uma pesquisa feita recentemente pela consultoria PwC indicou que:

  • 40% dos brasileiros se sentem motivados a realizar uma compra ao visitar a página de um varejista nas redes sociais.
  • 61% levam em consideração avaliações e comentários sobre o produto compartilhados nesses canais na hora de decidir a compra.

Se você ainda não usa essas mídias profissionalmente, saiba que está perdendo grandes oportunidades de conhecer melhor seus consumidores, de prestar um atendimento mais satisfatório ao público que prefere se comunicar com as empresas nessas plataformas e também de aumentar o alcance da sua marca.

Como usar as redes sociais no varejo

Para ajudá-lo a entender como usar as redes sociais no varejo, listamos a seguir todas as dicas relacionadas a esse tema já publicadas aqui no Blog do Varejo. Este post traz um guia completo para que sua loja consiga atuar nas redes sociais de forma eficiente, fazendo com que as interações com os clientes nesses canais tragam resultados para efetivos para o seu negócio.

Aprenda a usar as redes sociais no varejo e aproveite todo o potencial dessas plataformas para fortalecer sua marca e o relacionamento com seu público!

Dicas básicas para começar a usar as redes sociais no varejo

redes sociais no varejo

Antes de investir em ações nessas plataformas, como qualquer atividade relacionada ao seu negócio, você precisa fazer um bom planejamento. Isso significa:

  • Entender quais são seus objetivos com as redes sociais. Você quer vender nessas plataformas, usá-las como canal de comunicação ou para expandir o alcance da sua marca?
  • Escolher as redes que serão utilizadas. Os canais precisam estar alinhados com o seu público. Esteja presente nas redes em que seus clientes também estão.
  • Definir as ações que serão realizadas nessas redes. Qual será o conteúdo publicado e qual será a periodicidade?
  • Estabelecer os responsáveis. Você tem profissionais na loja para cuidar das redes? Vai precisar contratar alguém? Ou vai contratar uma agência?

Desenvolver esse planejamento é crucial para que as ações nas redes sociais sejam realmente efetivas para o seu negócio. Se você não sabe por onde começar, este artigo que pode ajudá-lo:

Conteúdo nas redes sociais

redes sociais no varejo

O sucesso da sua loja nas redes sociais será proporcional à qualidade do conteúdo que sua marca compartilhar em canais como Facebook, Instagram e YouTube. Oferecer informações úteis para o seu público é a chave para conseguir atrair um bom número de seguidores e engajar as pessoas nessas redes.

O segredo é não ficar falando só da loja, mas também dividir dicas relevantes para os clientes. Por exemplo: como escolher o melhor celular, comparação entre produtos de diferentes marcas, como usar a câmera fotográfica etc. Em resumo: por meio do conteúdo nas redes sociais ajude os consumidores no processo de decisão de compra e também na utilização do item que ele comprou.

Saiba mais sobre essa estratégia de conteúdo lendo este artigo:

Gerenciamento da marca nas redes sociais

redes sociais no varejo

Pode ter certeza: mídias sociais não existem apenas para você marcar território na internet. Elas são um espelho da sua marca na web. E, por isso mesmo, precisam ser levadas a sério.

Com isso em mente, alguns questionamentos são inevitáveis: quem deve fazer esse trabalho? Devo terceirizar ou cuidar desse conteúdo internamente? Se for terceirizar, para quem devo deixar essa tarefa? E se for internalizar, por onde devo começar?

Nós pensamos nas respostas para essas perguntas e fizemos dois artigos sobre isso. Confira:

Como usar o Facebook no varejo

redes sociais no varejo

Nos últimos anos, o Facebook tem lançado diversas ferramentas que auxiliam as empresas a terem uma relação ainda mais próxima com seus clientes, com a possibilidade de patrocinar posts e segmentar cada vez melhor seu público para atingir exatamente quem você deseja.

Nesse sentido, é importante ter um planejamento do que publicar para que este investimento efetivamente fortaleça sua marca e aumente o engajamento de seus clientes.

Para aprender como usar as ferramentas do Facebook para melhorar os resultados da sua loja, leia estes artigos:

Como usar o Instagram no varejo

redes sociais no varejo

Entre os 200 países em que o Instagram está presente, o Brasil fica em segundo lugar em número de adesão, com 29 milhões de usuários. E tem mais: entre os brasileiros que usam esse aplicativo de compartilhamento de imagens, 60% acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia.

Agora, imagine o potencial que essa rede tem para que sua marca possa se conectar com o seu público! Mas para aproveitar o sucesso do Instagram no Brasil para se comunicar e se relacionar com seus consumidores, é preciso saber utilizar a plataforma de maneira correta e coerente com seus objetivos.

Pensando nisso, publicamos um artigo com dicas especiais sobre como usar essa plataforma para vender mais. E apesar de as dicas serem direcionadas ao e-commerce, elas também são válidas para as lojas com operações offline. Confira:

Como usar o YouTube no varejo

redes sociais no varejo

O YouTube é outra rede social que merece ser explorada por empresas varejistas. Para você ter uma ideia:

  • Os vídeos online respondem a 50% de todo o tráfego da web.
  • 78% das pessoas assistem a pelo menos um vídeo toda semana, e 55%, todos os dias.

É muito provável que seus clientes estejam assistindo a vídeos no YouTube para pesquisar sobre produtos que eles querem comprar. Não seria ótimo se eles pudessem encontrar sua loja nesse canal?

Pensando em ajudá-lo a dar os seus primeiros passos na criação de vídeos para sua loja, fizemos um passo a passo para começar a gravar e divulgar seus vídeos e também mostramos algumas sugestões de temas para abordar nesses materiais. Interessado? Então, leia estes artigos:

Como usar o Pinterest no varejo

redes sociais no varejo

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens que tem o objetivo de reunir os principais interesses e inspirações de seus usuários. Na plataforma é possível publicar e salvar imagens de outros usuários, organizando-as por temas.

Sua loja também pode ter um painel no Pinterest com diferentes pastas para inspirar os consumidores que buscam informações relacionadas ao seu negócio.

Apresentamos algumas sugestões de como organizar as imagens em suas pastas no Pinterest neste artigo:

Como usar o Snapchat no varejo

redes sociais no varejo

Você já ouviu falar no Snapchat? Criado em 2013, esse aplicativo possui atualmente mais de 150 milhões de usuários em todo o mundo, que passam entre 25 e 30 minutos por dia nesta rede. No Brasil, de acordo com uma pesquisa da GlobalWebIndex, 11 milhões de pessoas usam a ferramenta – o equivalente a um a cada 10 internautas!

O Snapchat é um aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones que envia fotos e vídeos para uma timeline (que todos os seguidores dos usuários podem ver) ou diretamente para uma pessoa específica.

No artigo abaixo, apresentamos seguir sete sugestões para que sua loja comece a usar o Snapchat como canal de comunicação e interação com seus clientes. Confira!

Marketing de influência nas redes sociais

redes sociais no varejo

Hoje em dia, um consumidor pode buscar diversas informações sobre um produto ou serviço na web. Ao mesmo tempo, ele também pode produzir conteúdo que vai ajudar na decisão de compra de outros consumidores. E as redes sociais são os canais mais efetivos para essa troca de informação.

Quando alguém é muito popular nesses canais e o seu conteúdo é recebido e compartilhado por um grande número de seguidores, ele é chamado de influenciador digital. Marketing de influência é quando uma marca utiliza a credibilidade dos criadores de conteúdo/das pessoas influentes no meio on-line para atingir um público específico.

Saiba como aplicar essa estratégia em sua loja lendo o artigo abaixo:

Dicas extras sobre redes sociais no varejo

redes sociais no varejo

Todas as sugestões de ações e estratégias que você viu nos artigos anteriores irão ajudá-lo a aproveitar ao máximo as oportunidades das redes sociais no varejo.

Para fechar esse guia, queremos mostrar que é possível, sim, ter sucesso nas redes sociais mesmo sem ter uma verba milionária. As pequenas lojas também podem se destacar nesses canais. Os artigos a seguir dão o caminho:

Use essas informações para aumentar seu conhecimento sobre o uso das redes sociais no varejo e compartilhe com os profissionais do seu negócio. Capacite os colaboradores para que eles também possam ser porta vozes da loja nessas plataformas!

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais dicas sobre alguma rede social? Deixe um comentário abaixo. Suas perguntas e indicações são nossa inspiração para criar mais conteúdo.

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Freepik

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