Já deu para perceber que turismo e redes sociais têm tudo a ver, não é mesmo? E é por isso que seu hotel não pode deixar de usar esses canais para fortalecer o relacionamento com os hóspedes – como já explicamos neste artigo.
Com isso em mente, queremos saber: como o seu hotel ou pousada está aproveitando o Facebook – rede mais utilizada pelos turistas brasileiros no processo de viagens?
Para ajudá-lo a entender como é possível explorar o potencial desse canal, separamos algumas dicas importantes sobre como se destacar nessa rede e fortalecer a imagem da sua marca. Acompanhe!
Nós já falamos aqui no blog sobre a importância da criação de conteúdo para que sua empresa consiga atrair e fidelizar mais hóspedes (saiba mais lendo este artigo). E uma parte importante dessa estratégia é a forma como você divulga suas informações.
O Facebook pode ser um excelente caminho para fazer o conteúdo do seu hotel ou pousada se espalhar. Quando você publica um conteúdo na sua página nessa rede social, além dos clientes que seguem você visualizarem a informação, os amigos dos seus clientes também poderão ver – seja porque os fãs compartilharam sua publicação ou porque os amigos deles visualizaram o like dado em um post seu. Então, não esqueça de incluir o Facebook em sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
>> Já falamos bastante sobre Marketing de Conteúdo aqui e no Blog do Varejo. Para ler todos os artigos que escrevemos sobre o assunto até hoje clique aqui.
Por meio de posts patrocinados ou de anúncios, o Facebook permite que sua marca alcance um público específico. Ou seja, por meio dessas ferramentas, você pode definir exatamente qual é o perfil dos usuários que lhe interessa, o que é incrível porque possibilita que sua marca atinja o público-alvo dos seus sonhos. Que tal?
⇒ Novidade!
O Facebook lançou recentemente uma ferramenta chamada “Anúncios dinâmicos para viagens”. Com ela, seu hotel ou pousada pode aparecer para usuários em situações específicas, que indicam que estão à procura de uma hospedagem.
Por exemplo: a pessoa que comprou uma passagem, mas não reservou hotel; ou a pessoa que buscou por hotéis em sua região, mas não fez nenhuma reserva. Muito interessante, não é mesmo? Clique aqui e saiba mais sobre essa novidade.
Mais do que uma rede social, o Facebook pode ser considerado hoje um canal de comunicação essencial entre marcas e consumidores. É comum que muitas pessoas procurem a empresa no Facebook antes mesmo de buscar o site dela.
Há algumas maneiras de seu hotel ou pousada interagir com seu público nessa rede:
⇒ Novidade!
Agora as empresas podem criar “bots” no Messenger. Essa é uma funcionalidade que permite criar respostas e ações automatizadas de acordo com a mensagem enviada pelo cliente. Com os bots do Messenger, as empresas poderão enviar informações, conteúdos, novidades, recibos, atualizações de pedidos etc. Isso pode ser muito útil no relacionamento com seus hóspedes, concorda? Clique aqui e saiba mais sobre essa nova ferramenta.
Quando um cliente deixa uma avaliação em sua página, ele está confirmando a qualidade dos serviços e do atendimento da sua hospedagem. Com isso, a imagem do seu hotel fica fortalecida nessa rede e, quando outros clientes pesquisarem por sua empresa ou por hotéis em sua região, esses comentários positivos darão mais credibilidade ao estabelecimento, aumentando as chances de ele ser escolhido.
Os check-ins e marcações (quando os usuários linkam sua página posts deles) também contribuem para fortalecer sua marca e, mais, ajudam a divulgar seus serviços. Ao dar um check-in ou marcar o hotel em suas publicações, os seus hóspedes estão espalhando aquela mensagem para os amigos deles na rede – que também são potenciais clientes seus. É como se eles estivessem recomendando sua empresa – e isso tem um poder imenso!
Algumas ideias para incentivar seus clientes a marcarem sua página e realizarem check-in no Facebook:
Pesquisas mostram que conteúdo com imagens tem 94% mais visualizações do que conteúdo sem imagens. Além disso, posts com imagem nas redes sociais têm 40 vezes mais chance de serem compartilhados. No Facebook, especificamente, uma publicação com imagem tem o dobro de engajamento do que aquelas só com textos.
Ou seja, nas plataformas sociais, imagens são muito importantes para fazer sua mensagem se destacar e alcançar um número maior de visualizações e interações. E é fácil de entender por que isso acontece. Basta pensar em como funciona a linha do tempo do seu cliente nessa plataforma. Com milhares de posts aparecendo toda hora, aqueles com imagens chamarão mais atenção.
Nesse sentido, seu hotel ou pousada pode compartilhar:
Uma nova atualização do aplicativo móvel do Facebook agora permite que os usuários transmitam vídeos ao vivo. Seu hotel ou pousada também pode usar essa ferramenta para compartilhar acontecimentos e informações.
Essa é uma forma de se conectar com o seu público em tempo real, divulgar a marca do seu hotel e compartilhar conteúdo interessante. E ainda, depois que a sessão ao vivo termina, o vídeo fica disponível em sua página, para que aqueles que não puderam assistir na hora possam ver depois. Para saber mais sobre essa funcionalidade clique aqui.
Não sabe o que publicar em tempo real? Aqui vão algumas sugestões:
Já publicamos aqui no blog um artigo com ideias de vídeo marketing para seu hotel ou pousada (se não viu, clique aqui e confira as dicas). Dentre as sugestões, indicamos gravar vídeos explorando a estrutura do hotel. Pois saiba que a ferramenta 360º do Facebook é ideal para colocar essa ideia em prática.
Com esse tipo de vídeo, como o próprio nome já diz, o usuário pode visualizar o ambiente em 360º graus, clicando e arrastando o mouse (ou na tela do celular) para mudar a posição da câmera. Dessa forma, seus clientes poderão visualizar todo o quarto, todo o hall de entrada, todo restaurante e tudo mais que você quiser divulgar. Clique aqui e entenda como usar essa funcionalidade em sua página.
Viu só quantas maneiras interessantes de utilizar o Facebook para se conectar com seu público e fortalecer sua marca? Você já segue algumas dessas dicas? Tem mais alguma sugestão? Deixe um comentário falando sobre suas experiências e dúvidas em relação ao uso do Facebook na hotelaria. Temos certeza de que sua experiência pode agregar muito ao nosso conteúdo!
Sucesso!