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Como usar o Facebook para vender mais

Como usar o Facebook para vender mais

Por Redação Blog Gazin Atacado • 25/07/17

As mídias sociais são excelentes canais para fortalecer a sua marca e melhorar o relacionamento com o público. Indo além, essas plataformas também podem ajudá-lo a melhorar seus resultados. Neste artigo, você vai descobrir como usar o Facebook para vender mais e vai entender as vantagens de usar as ferramentas desta rede social em suas ações de marketing. Acompanhe!

6 dicas sobre como usar o Facebook para vender mais

como usar o Facebook para vender maisNos últimos anos, o Facebook tem lançado diversas ferramentas que auxiliam as empresas a ter uma relação ainda próxima com seus clientes, com a possibilidade de patrocinar posts e segmentar cada vez melhor seu público para atingir exatamente quem você deseja.

Nesse sentido, é importante ter um planejamento do que publicar para que este investimento efetivamente fortaleça sua marca e aumente o engajamento de seus clientes.

Andrea Vahl, especialista em mídias sociais e coautora do e-book gratuito (em inglês) “Como fazer seu negócio local crescer com as mídias sociais”, dá algumas dicas valiosas sobre como usar o Facebook para vender mais. São elas:

1 – Crie cupons e promoções

como usar o Facebook para vender maisOs clientes adoram um desconto, não é mesmo? Por isso mesmo, criar cupons e promoções pelas redes sociais é uma maneira interessante de ganhar força nesses canais. Quer ver um exemplo?

Imagine que sua loja vai fazer uma promoção para o fim do inverno. Ao invés de divulgar a liquidação na televisão ou por meio de um outdoor, ações que têm custo elevado, você pode gerar um cupom pelo Facebook, postando uma imagem que dá direito ao desconto para quem apresentar o cupom na tela do celular quando estiver na loja.

Divulgue o post em um anúncio, investindo um valor de acordo com o período que desejar e no raio mais próximo à sua loja e aumente as chances de alcançar o público certo.

Aliás, essa é uma das grandes vantagens que o Facebook oferece para as empresas: investir um valor menor do que uma mídia “tradicional”, com um maior controle de público e região em que este anúncio aparecerá, com a possibilidade de aumentar ou diminuir o investimento no meio da campanha.

  • Dicaclique aqui e entenda como usar o Facebook para vender mais por meio de anúncios patrocinados.

2 – Faça concursos culturais

como usar o Facebook para vender maisCriar concursos culturais é um ótimo exemplo de como usar o Facebook para vender mais e aumentar o engajamento do público. Afinal, se tem algo de que as pessoas gostam mais que desconto, é de ganhar brindes!

Exemplo de concurso cultural nesse sentido:

No Dia das Mães você pode convidar as pessoas que curtem sua página a enviar uma foto, vídeo ou homenagem para a mãe, informando que a publicação mais curtida vai ganhar um presente.

Além de movimentar a página com a participação de mais usuários, mãe e filho premiados terão uma relação afetiva e muito positiva com sua loja.

  • Dicaclique aqui e saiba como realizar concursos culturais em sua loja.

3 – Crie eventos pelo Facebook

como usar o Facebook para vender maisO segredo para saber como usar o Facebook para vender mais é entender como as ferramentas dessa rede podem ser integradas nas ações do seu negócio. A funcionalidade de “Evento no Facebook“, por exemplo, é uma ótima maneira de divulgar acontecimentos especiais de sua loja.

Ao criar um evento para divulgar uma megaliquidação de fim de semana, por exemplo, você pode incluir informações como endereço da loja, horário de funcionamento e anunciar quais produtos estarão em promoção.

Convide todas as pessoas que curtem sua página para esta liquidação e incentive seus colaboradores a convidarem os amigos dele para este evento.

No dia da promoção, não deixe de movimentar a página do evento incluindo informações importantes – tais como os produtos que estão acabando – e faça uma transmissão ao vivo para mostrar a grande movimentação na loja.

  • Dicaclique aqui e conheça maneiras de usar as ferramentas do Facebook e de outras mídias digitais para atrair clientes para a loja física.  

4 – Informe seus clientes sobre os novos produtos

como usar o Facebook para vender maisAproveite a proximidade com seu público nesta plataforma para passar informações em primeira mão. Uma forma de fazer isso é criando um post por semana falando sobre os produtos que chegaram à loja.

Pode ser um novo eletrodoméstico que esteja sendo bastante procurado pelos consumidores, um modelo mais recente de smartphone com funcionalidades inovadoras ou um produto que acabou de chegar no mercado.

Assim, os clientes que já desejam aquele item vão considerar visitar a sua loja para vê-lo pessoalmente. Ou, se o seu negócio tiver um canal de vendas online, o post no Facebook poderá direcionar os clientes para o seu e-commerce.

  • Dicaclique aqui e entenda como as mídias sociais podem ajudar a impulsionar suas vendas.

5 – Mostre que sua loja é feita de gente!

como usar o Facebook para vender maisUm relatório realizado pela Headstream, empresa especializada em Marketing de Conteúdo, descobriu que 80% dos consumidores querem ouvir as histórias das marcas, e a maior parte desses consumidores acredita que estas histórias devem ter um toque de humor.

Nesse sentido, é importante manter uma linguagem correta, porém informal, aproximando-se dos consumidores. Por exemplo, comente como está frio (pode utilizar até emoticons para isso) e logo depois conte que o cliente pode encontrar em sua loja aquecedores que ajudarão ele a se manter mais aquecido neste inverno.

De vez em quanto, você pode também publicar uma foto de toda a equipe da loja animada, mostrando uma promoção, um uniforme novo ou todos com touca de Papai Noel preparados para o Natal, por exemplo.

Esse tipo de ação humaniza a relação do consumidor com sua marca, mostrando que sua loja é acolhedora.

  • Dicaclique aqui e saiba como dar um toque humano na comunicação digital.

6 – Responda as mensagens que recebe

como usar o Facebook para vender maisQuando você cria uma página interativa e interessante, muitas pessoas vão se sentir à vontade para entrar em contato com sua marca por mensagem privada. É importante ter sempre alguém responsável por responder essas mensagens, pois certamente os clientes vão escrever querendo tirar dúvidas, fazer reclamações etc.

Saber como usar o Facebook para vender mais não se trata apenas de publicar conteúdo, é importante também interagir e responder os clientes o mais rápido possível! A comunicação nas mídias sociais deve funcionar como uma conversa. Então, não deixe seu cliente falando sozinho!

  • Dicaclique aqui e entenda de quem deve ser o papel de cuidar das mídias sociais da sua loja.

Dica final:

como usar o Facebook para vender maisPara Andrea Vahl, um dos maiores erros que os varejistas cometem no Facebook é não fazer publicações suficientes, postando apenas uma vez por semana ou até menos. Mas isso não significa que você precisa publicar o tempo todo! Andrea sugere que uma vez por dia é o ideal.

E nem sempre você precisa criar conteúdos novos. Você pode reutilizar alguns materiais antigos, alterando a chamada ou dando um ângulo diferente para aquela informação”, aconselha.

Ainda de acordo com a especialista, se o Facebook faz parte de sua estratégia de marketing, “você precisa ser único, se destacar de maneira diferente com um ângulo diferente“.

Quais são as estratégias que a sua loja adota mídias sociais? Tem alguma dúvida ou sugestão sobre como usar o Facebook para vender mais? Deixe um comentário com sua pergunta ou opinião. Assim, saberemos quais temas poderão ajudá-lo a utilizar as ferramentas online para conquistar mais clientes e fortalecer a imagem do seu negócio na web.

Sucesso e boas vendas!

Aprenda mais:

Informações: Shopify    | Imagens: Freepik

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comentários em "Como usar o Facebook para vender mais"

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  1. Miriã Alves Saraiva Knoner disse:

    Gostei muito das dicas e informações…
    Quero saber se tem a mesma funcionalidade para marcas novas?

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Que bom que gostou, Miriã. Ficamos felizes em saber.
      Sim, as funcionalidades estão disponíveis para marcas que acabaram de criar sua página no Facebook também!
      Sucesso!