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6 formas de usar o Pinterest para vender mais

6 formas de usar o Pinterest para vender mais

Por Redação Blog Gazin Atacado • 19/09/16

Redes sociais podem ser verdadeiras parceiras de sua loja. Quando bem trabalhadas, elas fazem com que sua marca seja encontrada pelos consumidores e com que sua empresa consiga se aproximar de seu público. Isso faz com que, no fim das contas, elas ajudam a melhorar as vendas!

Sabendo disso, já publicamos alguns artigos aqui no Blog do Varejo reunindo dicas sobre como você deve usar as mídias sociais para fortalecer sua marca e vender mais (todos os links estão no fim deste texto). Mas tem uma rede social que é sucesso mundial e vem crescendo cada vez mais no Brasil e que ainda não teve a atenção que merece por aqui: o Pinterest. Atualmente, mais de 100 milhões de pessoas usam o Pinterest em todo o mundo. No Brasil, a rede começou a atuar em português em 2015 e, desde então, o número de usuários no país dobrou.

Se você não conhece esse canal e quer saber como utilizá-lo para oferecer conteúdo qualificado ao seu público, este artigo é para você. Acompanhe!

pinterest_faviconO que é o Pinterest

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens que tem o objetivo de reunir os principais interesses e inspirações de seus usuários. Na plataforma é possível publicar e salvar imagens de outros usuários organizando-as por temas. Por exemplo: fotos sobre moda ficam em uma pasta, fotos sobre decoração ficam em outra e, assim por diante, cada usuário vai montando o seu painel.

Além de fazer o upload de fotos diretamente na plataforma, é possível salvar uma imagem específica vista em um site externo. 

Como usar o Pinterest no varejo

Sua loja também pode ter um painel no Pinterest com diferentes pastas para inspirar os consumidores que buscam informações relacionadas ao seu negócio. A seguir, apresentamos algumas sugestões de como organizar as imagens em suas pastas no Pinterest:

Divulgue seus produtos

washing-machineSua loja pode divulgar os produtos que vende dividindo-os em diferentes pastas de acordo com a categoria em que eles se encaixam. Por exemplo: uma pasta para os smartphones, outra para os eletrodomésticos, outra para os móveis, etc.

Além de uma boa imagem de cada produto, não se esqueça de incluir uma descrição com palavras-chave importantes. Assim, quando o consumidor buscar por aquele determinado produto no Pinterest, vai encontrar o painel de sua loja.

♥ CLIQUE AQUI e veja um exemplo.

Faça comparações

smartphoneOutra ideia é criar uma pasta com comparações entre produtos de diferentes marcas. Um exemplo do que pode ter nessa pasta: uma imagem com dois celulares parecidos de marcas diferentes. Na descrição, você indica os benefícios de cada um deles, mostrando para qual situação “A” é melhor que “B” (e vice-versa) e indica os links de onde comprá-los em sua loja.

Além disso, você pode fazer comparações entre diferentes modelos da mesma marca, mostrando a diferença, por exemplo, da versão antiga para a versão nova do smartphone. Outra ideia é fazer uma lista com os celulares/tablets/notebooks, etc. mais vendidos. Isso vai ajudar o cliente naquele momento em que ele está decidindo o que comprar. Dessa forma, as chances de ele comprar com você serão muito maiores.

♥ CLIQUE AQUI e veja um exemplo.

Mostre como usar

smartphone-1E já que estamos falando em ajudar o cliente, outra pasta que não pode faltar em seu painel no Pinterest é uma que reúna informações sobre como usar os produtos que sua loja vende. É muito simples de fazer: você pode publicar uma sequência de fotos mostrando como utilizar as diferentes funções de um determinado fogão, por exemplo, ou, quem sabe, divulgar um vídeo explicando de que maneira trocar o cartucho da impressora.

A ideia é a mesma sempre: quando seu cliente buscar por instruções, ele vai encontrar a sua loja. Se ele ainda não comprou o produto, ficará muito mais inclinado a escolher a sua loja. E se ele já comprou o produto em outra empresa, com certeza irá considerar a sua loja (que o ajudou com informações importantes) em sua próxima compra.

♥ CLIQUE AQUI e veja um exemplo.

Dê dicas relacionadas aos produtos

sofaEssa é outra maneira de ajudar seu cliente e, ao mesmo tempo, expandir o alcance de sua marca. Você pode falar sobre os produtos que sua loja vende sem necessariamente focar no item em si. Para isso, basta criar pastas com dicas relacionadas aos produtos, mas não sobre eles diretamente. Por exemplo: dicas de decoração (se você vende móveis); receitas e dicas de casa (se você vende eletrodomésticos); dicas de jardinagem e reparos (se vende ferramentas).

Ao falar sobre um tema relacionado ao produto, sua loja estará atraindo um público qualificado, ou seja, possíveis compradores dos itens que você vende. Assim, quando o cliente procurar por “dicas de decoração para a sala de estar”, por exemplo, vai encontrar o seu conteúdo e, dentro dele, estarão indicados o sofá e a mesa de centro que sua loja vende. É bem provável que o consumidor queira comprar da loja que deu a inspiração para ele, não é mesmo?

♥ CLIQUE AQUI e veja um exemplo.

Faça pastas de sugestões de presentes

giftVocê vai ganhar a confiança de seu cliente se ajudá-lo a escolher o presente ideal. Nesse sentido, monte algumas pastas no seu painel no Pinterest com sugestões de presentes para diferentes ocasiões e públicos. Por exemplo: para o dia dos pais, para o dia dos namoradores, para amantes de tecnologia, para cozinheiro, etc.

Você sabia que um dos conteúdos mais buscados nessa rede é sobre dicas para casamento? O tema principal foca em sugestões de vestidos de noivas e decoração da festa. No entanto, sua loja pode entrar nessa onda fazendo uma pasta com sugestões de produtos para a lista de presentes de casamento.

♥ CLIQUE AQUI e veja um exemplo.

Compartilhe valores

heartQuer conquistar seus clientes? Então, compartilhe valores com eles. O Pinterest também possibilita isso. Uma dica é criar uma pasta com imagens com frases de grandes pensadores com os quais sua loja identifica. Assim, além de inspirar seu público, sua loja vai chamar a atenção de consumidores que também se identificam com o conteúdo compartilhado.

Mostrar que sua loja está engajada nas mesmas causas de seus clientes é fundamental para criar conexão com o público e fortalecer o relacionamento. Com tantas opções de empresas, o consumidor atual prefere comprar daquelas que defendem os mesmos valores que ele – entenda mais sobre isso neste artigo.

♥ CLIQUE AQUI e veja um exemplo.

Dicas importantes!

  • pinterest-varejo-1Como dito no início, as fotos do Pinterest podem ser subidas diretamente no site da rede ou importadas de algum website externo. Se for incluir uma foto de um produto que esteja disponível no seu site e/ou loja virtual, você pode importar a foto diretamente de lá – assim, o link da página já entra automaticamente na imagem. No entanto, se for fazer um upload de uma imagem diretamente no Pinterest, não se esqueça de incluir o link para o qual você deseja direcionar o cliente. Você não quer que ele “se perca” no Pinterest, não é mesmo?
  • Mesmo que você inclua links na imagem, é importante também colocar links relacionados na descrição, aumentando as chances de os clientes clicarem e visitarem sua loja virtual e/ou site.
  • Também incentive seus clientes a compartilharem imagens de seu site e/ou e-commerce incluindo os botões do Pinterest em sua página. Assim, eles podem compartilhar as fotos no Pinterest com apenas com um clique. Neste artigo há uma explicação de como incluir esse botão em seu website. Mostre para o profissional ou empresa que cuida do desenvolvimento de sua página e/ou loja virtual.
  • Você pode incluir o Pinterest em sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Se não puder criar conteúdos específicos para essa rede, utilize-a para divulgar os conteúdos que estão em outros canais – blogs, sites e outras redes sociais.
  • Lembre-se de que quando o assunto são redes sociais, planejamento, estratégia e consistência no trabalho são palavras-chaves para o sucesso. Leve isso em consideração antes de iniciar seu trabalho no Pinterest e garanta que os resultados almejados sejam conquistados!

Mais dicas sobre como usar as redes sociais para aumentar as vendas de sua loja:

Apesar de o Pinterest ser uma ótima ferramenta para você fortalecer sua presença na web e potencializar seus resultados baseados em redes sociais, sozinho ele não fará grande diferença. Leia os artigos abaixo e confira dicas que vão ajudá-lo a desenvolver ações muito mais efetivas.

Queremos saber:

  • Você já conhece o Pinterest?
  • Utiliza ele em suas ações de comunicação?
  • Se ainda não conhecia essa rede, o que achou dela?
  • Ficou com alguma dúvida?

Deixe um comentário com suas dúvidas e sugestões para que possamos ajudá-lo ainda mais em sua estratégia de marketing.

Sucesso!

Informações: Exame  |  Imagens: Freepik; Flaticon

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