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Como usar o Snapchat e o Instagram Stories na hotelaria

Como usar o Snapchat e o Instagram Stories na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/01/17

Que o vídeo marketing é uma excelente ferramenta para empresas do mercado de hotelaria você já sabe, certo?

Entenda o poder dessa plataforma e saiba como seu hotel pode produzir vídeos lendo este artigo: bit.ly/video-hotelaria

Também não é novidade que as redes sociais são canais de comunicação imprescindíveis para quem quer fortalecer o relacionamento com o público, como explicamos aqui.

Agora, que tal juntar essas duas plataformas – mídias sociais e vídeos – para se conectar com o seu público e atrair mais hóspedes?

Neste artigo, vamos explicar como o seu hotel ou pousada pode utilizar duas das principais ferramentas sociais de vídeos da atualidade – Snapchat e Instagram Stories – para interagir de maneira direta com seu público, fornecendo informações e dialogando em tempo real.

Siga essas dicas e saia na frente no seu mercado!

O que é Snapchat

É um aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones que envia fotos e vídeos para uma timeline (onde todos os seguidores dos usuários podem ver) ou diretamente para uma pessoa específica.

O Snapchat possui 150 milhões de usuários em todo o mundo, que passam entre 25 e 30 minutos por dia nesta rede. No Brasil, de acordo com uma pesquisa da GlobalWebIndex, 11 milhões de pessoas usam a ferramenta – o equivalente a um a cada dez internautas!

O alto índice de adesão é motivo mais do que suficiente para o seu hotel investir em ações para esse canal, em especial se seu estabelecimento quer atrair hóspedes da Geração Y – 60% dos usuários do Snapchat têm menos de 24 anos.

O que é o Instagram Stories

É uma nova funcionalidade do Instagram que permite que os usuários dessa rede publiquem vídeos e fotos temporários na sua timeline ou para um usuário específico – assim como no Snapchat. Além disso, essa ferramenta também realiza transmissões ao vivo.

Apenas dois meses após seu lançamento, o Stories chegou à marca de 100 milhões de usuários – atualmente, ele já alcançou o Snapchat e possui 150 milhões de usuários ativos diários. Como o Instagram possui 600 milhões de perfis, a funcionalidade de vídeos e fotos temporários ainda têm grande potencial de crescimento.

Importante saber!

Confira a seguir algumas características e diferenciais dessas redes, que fazem com que elas tenham tanto sucesso. Entender essas questões é importante para que seu hotel saiba a maneira mais adequada de utilizar esses aplicativos, de acordo com suas principais funcionalidades.

Conteúdo temporário

O grande diferencial desses canais é que o conteúdo divulgado não fica gravado para sempre. Quando se envia uma foto ou vídeo, a mensagem dura 24 horas. Já quando se envia diretamente para um usuário, ela se apaga em poucos segundos após a sua visualização. Isso cria um senso de urgência – as pessoas querem ver o conteúdo antes que ele saia do ar.

Foco em tempo real

O fato de o conteúdo não ser permanente faz com que as mensagens trocadas no aplicativo sejam totalmente focadas no “tempo real”, no que está acontecendo no momento. No Snapchat, o fato de só ser possível publicar algo a partir da câmera da plataforma reforça essa característica. No Stories, o foco em tempo real fica em evidência com a funcionalidade de transmissão de vídeo ao vivo.

Edições divertidas e customizadas

Tanto o Snapchat quanto o Stories disponibilizam filtros divertidos para as fotos. Além disso, há os chamados “geofiltros” – que mudam de acordo com a localização. No Snapchat, eles são como figurinhas que os usuários podem colocar em suas fotos e vídeos quando estiverem em determinado local. Por exemplo: ao fazer um “snap” em São Paulo, diversos geofiltros referentes à cidade aparecerão como opção para que se inclua na imagem. Já no Stories, a localicação é identificada com um selo que você pode incluir na foto ou vídeo.

Como usar o Snapchat e o Stories em na hotelaria 

Estas são algumas das estratégias que seu estabelecimento pode adotar para aproveitar ao máximo o poder dessas ferramentas:

1 – Tenha um geofiltro do seu hotel

O Snapchat possibilita que usuários e empresas façam seus próprios filtros geográficos. Assim, quando um hóspede publicar uma foto ou vídeo no seu hotel, ele terá a possibilidade de incluir a marca do seu estabelecimento.

Com isso, ao compartilhar os bons momentos que está vivendo durante sua estadia, seu cliente estará também divulgando o seu hotel para os amigos e familiares dele. Clique aqui para saber como criar um geofiltro com a sua marca.

2 – Faça transmissões ao vivo

Que tal mostrar para o seu público o que está acontecendo neste exato momento em seu hotel? Essa transmissão ao vivo pode ser de um evento especial (um congresso, um curso, um casamento, uma palestra etc.) ou de um de um momento do dia a dia (mostrar a comida do restaurante sendo preparada, a piscina, o spa e assim por diante).

O objetivo é instigar nos usuários dessas redes a vontade de curtir essas experiências que o seu hotel ou pousada pode proporcionar.

3 – Mostre o dia a dia do estabelecimento

Você também pode usar esses canais para se aproximar do seu público. Uma maneira de fazer isso é mostrando as ações do dia a dia do hotel. A camareira arrumando a cama, o recepcionista fazendo uma reserva, a comida sendo servida no restaurante.

É uma forma de mostrar a dedicação da equipe para que todos os serviços tenham excelência. Além disso, você pode fazer vídeos curtos apresentando os funcionários do estabelecimento, criando uma conexão entre eles e o público.

4 – Dê informações sobre sua região

Já abordamos diversas vezes aqui no blog a importância de falar sobre a região em que seu hotel está para conseguir atrair a atenção dos viajantes e de possíveis hóspedes. Utilize também o Snapchat e o Stories para transmitir dicas sobre o que fazer na cidade, por exemplo.

Você pode, por exemplo, fazer entrevistas com profissionais de turismo, pedindo que eles indiquem sugestões, ou mesmo conversar com moradores da cidade, para que eles deem dicas exclusivas, fora do roteiro turístico. O fato de você oferecer essas informações pode ser o que fará as pessoas seguirem sua marca nessas redes.

5 – Divulgue o cardápio do dia

Quer fazer os espectadores do Snapchat ou do Stories terem vontade de visitar o seu hotel? Mostrar a comida que será servida pode ser uma ótima maneira de conquistá-los e atraí-los para seu estabelecimento.

Peça para o chef explicar o que será feito no dia, indicando se o restaurante irá servir algum prato especial naquela semana. Você pode ainda tirar fotos e fazer vídeos do preparo dos pratos para aguçar ainda mais o paladar do público.

6 – Faça entrevistas com hóspedes

Que tal mostrar como os seus hóspedes estão vivenciando ótimos momentos em seu estabelecimento? Fazer entrevistas com os clientes, perguntando se eles estão aproveitando bem a estadia e se estão gostando dos serviços, é uma forma muito efetiva de fortalecer a imagem de sua marca nesses canais sociais.

É claro que você deve, sempre, pedir permissão para o cliente para que possa divulgar a imagem dele nessas redes.

7 – Use o marketing de influência

Marketing de influência é a estratégia que utiliza a credibilidade de criadores de conteúdo/pessoas influentes no meio on-line para disseminar a mensagem de sua marca – como já explicamos neste post aqui.

Que tal entrevistar ou pedir para o blogueiro que está fazendo uma avaliação do seu hotel assumir o Snapchat ou Stories do hotel para falar diretamente com seu público? Uma maneira prática e eficiente de fortalecer a credibilidade de sua marca!

Então, ficou com alguma dúvida? Você já utiliza esses canais no seu estabelecimento? Se sim, como tem sido sua experiência? Deixe um comentário abaixo com suas perguntas, sugestões e considerações sobre o uso do Snapchat e do Stories na hotelaria. Seu depoimento pode ajudar outros profissionais do segmento a aproveitarem melhor esses canais e, de quebra, pode inspirar nossa equipe a pensar em outras pautas sobre o tema. 

Sucesso!

Imagens: Freepik; Flaticon

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