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Como usar o TripAdvisor e o Booking.com para melhorar a satisfação de seus hóspedes

Como usar o TripAdvisor e o Booking.com para melhorar a satisfação de seus hóspedes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 30/05/16

Estar presente em sites especializados de turismo, tais como o TripAdvisor e o Booking.com, é fundamental para que seu hotel ou pousada possa ser encontrado pelo público (como já explicamos neste artigo).

No entanto, além de estar presente nesses canais, é importante analisar a forma como os usuários interagem e se comunicam lá, pois isso vai ajudar sua empresa a entender as expectativas dos hóspedes e, de quebra, se preparar para evitar erros que prejudicam a satisfação dos clientes.

Com isso em mente, revelamos a seguir como o TripAdvisor e o Booking.com podem indicar caminhos para melhorar a experiência de seus hóspedes em seu hotel ou pousada.

como atrair hóspedes (1)1) Reclamações dos clientes

Analisar o que os clientes indicam como pontos negativos de outros hotéis ou pousadas pode mostrar o que você deve fazer para evitar que seu negócio também seja alvo de reclamações. Além de indicar os erros a serem evitados e/ou corrigidos, essa análise também vai ajudar a identificar os principais diferenciais de seu hotel.

Por exemplo: se há muita reclamação na demora do check-in em outro hotel, e esse processo é rápido em seu negócio, você já sabe que esse é um ponto que merece destaque para chamar atenção do público.

2) Indicações do que fazer em sua região

como atrair hóspedes (3)Outra maneira de aproveitar as informações disponíveis nesses sites é investigar quais são as atrações da sua região mais bem avaliadas e recomendadas pelos usuários. Assim, você consegue entender o potencial dos pontos turísticos de sua cidade e, quando indicar para algum cliente, pode afirmar que determinada atividade é muito bem recomendada no TripAdvisor, por exemplo – isso dará mais credibilidade à sua sugestão.

Além disso, recomendar atividades que são bem avaliadas por vários usuários irá diminuir a chance de você indicar alguma furada para o seu hóspede, pois uma atração que já foi boa no passado pode ter mudado e não ter mais tanta qualidade.

3) Avaliações de seus concorrentes

como atrair hóspedes (2)É importante também estudar como os usuários dessas plataformas interagem com os concorrentes diretos de seu hotel ou pousada. Além de aprender com eles, analisando as avaliações favoráveis e vendo o que pode ser aplicado em seu negócio, você poderá também verificar de que forma sua empresa está em vantagem em relação às reclamações que o concorrente recebe. Se, por exemplo, a avaliação do atendimento deles não é das melhores, invista nesse ponto para que seu hotel se destaque cada vez mais no mercado.

4) Hotéis mais bem avaliados

como atrair hóspedes (5)Tanto o TripAdvisor quanto o Booking.com possuem uma lista com os hotéis mais bem avaliados pelos usuários em diferentes regiões. Descobrir o que faz os top hotéis de sua localidade estarem em destaque vai ajudar você a entender o que é preciso fazer para atender por completo as expectativas de seu público. Seguindo o exemplo desses negócios, é bem provável que o seu próprio hotel ou pousada possa fazer parte desta lista dos melhores da região.

5) Avaliações do seu hotel ou pousada

tripadvisor-dicas-para-hoteis-2Além de analisar o mercado como um todo, estudar as interações de seus hóspedes em relação ao seu próprio hotel ou pousada também é essencial. Verifique sempre se os hóspedes estão deixando a avaliação deles nessas plataformas. Caso não, incentive essa ação, peça que eles deixem suas impressões sobre a estadia. Também verifique quais são os principais pontos positivos e, principalmente, os pontos negativos indicados pelos clientes. Dessa forma, você saberá o que precisa manter e o que precisa corrigir para melhorar a satisfação do seu público.

Guia de estudo

Veja a seguir algumas perguntas para ajudá-lo na hora de avaliar as interações dos usuários no TripAdvisor e no Booking.com:

  • Quais são as principais reclamações dos usuários em relação aos hotéis em geral?
  • Dessa lista de reclamações, o que se encaixa no seu hotel?
  • E de que forma seu hotel ou pousada se diferencia e se destaca em relação a essas queixas?
  • Quais são as atrações de sua região mais bem recomendadas pelos usuários?
  • Por que essas atividades são tão bem avaliadas?
  • E quais são as atrações menos recomendadas?
  • Quais são os pontos negativos e positivos dos seus concorrentes citados pelos usuários?
  • Como a concorrência interage com os clientes?
  • O que você pode aprender com os concorrentes?
  • E de que forma seu hotel ou pousada se diferencia em relação a eles?
  • Quais são os melhores hotéis de sua região de acordo com os usuários?
  • Quais são os principais pontos positivos citados pelos hóspedes desses hotéis?
  • O que seu negócio pode aprender com eles?
  • O que falta para que seu hotel também siga os padrões desses top hotéis?
  • Quais são os principais pontos positivos do seu hotel ou pousada apontados pelos clientes?
  • E quais são as reclamações ou objeções que os usuários apontam em relação ao seu negócio?
  • como atrair hóspedes (4)Como corrigir ou contornar os erros ou pontos negativos apontados pelos clientes?

Respondendo essas perguntas, você entenderá melhor o que deve oferecer para atender às expectativas dos clientes, garantindo a completa satisfação de cada hóspede que seu hotel ou pousada receber.

Imagens: FreepikIconfinder

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