Conhecer os hábitos de compra, entender as necessidades e as preferências dos consumidores, identificar as reclamações mais comuns, encontrar oportunidades de vendas. Tudo isso é possível ao analisar profundamente as informações que seu público disponibiliza (ou pode vir a disponibilizar) a você. E, atualmente, saber como utilizar os dados dos clientes é uma vantagem competitiva importante para as lojas que desejam se destacar.
Quer entender como você pode estudar e utilizar de forma estratégica as informações de quem compra em sua loja?
Confira as dicas a seguir e descubra o que analisar e como utilizar os dados dos clientes para tornar sua operação mais eficiente e aumentar a fidelidade e a satisfação do seu público.
Hoje em dia, sua loja não compete apenas com os estabelecimentos da sua região, mas com lojas do mundo inteiro na internet. Por isso mesmo, oferecer um atendimento personalizado e uma experiência de compra impecável é crucial para que o seu negócio seja escolhido pelos consumidores.
Basta pensar o seguinte: entre uma loja que oferece promoções genéricas e outra que pensa em ofertas de acordo com o perfil e as preferências do cliente, qual você acha que ele irá escolher? A segunda opção, com certeza!
Daí a importância de buscar coletar o máximo de informações possíveis sobre os compradores da sua loja e saber como utilizar os dados dos clientes para tornar o processo de vendas personalizado e mais eficaz.
Se você tem interesse em realizar essa estratégia, mas não sabe por onde começar, nós podemos ajudá-lo a dar os primeiros passos. Os artigos listados abaixo mostram como buscar e organizar os dados dos clientes:
Mas além de coletar as informações, também é importante saber como utilizar os dados dos clientes de forma inteligente e estratégica. A seguir, aprenda mais sobre formas de utilizar esses dados para aumentar a eficiência da sua loja e a fidelidade do público.
Estas são algumas maneiras de utilizar as informações dos clientes para aprimorar o processo de compra, o relacionamento e a comunicação com os consumidores:
Ao analisar as principais reclamações dos clientes, é possível identificar processos e áreas da loja que precisam ser melhorados. Se você não prestar atenção nessas questões, pode perder clientes por conta de atritos no contato que o público tem com a loja.
Muitas vezes, são questões simples de resolver. Exemplo: imagine que vários clientes reclamaram no SAC que a loja estava muito abafada. Um simples ajuste na temperatura pode ajudar a deixar a experiência na loja mais agradável.
Mas também pode acontecer de as queixas dos clientes apontarem falhas mais profundas no negócio. Exemplo: se os clientes estão reclamando muito do atendimento, pode ser necessário treinar melhor os vendedores ou mesmo reestruturar a equipe.
Quanto mais você conhece o fluxo de vendas durante o ano, melhor pode se preparar. Tanto em relação ao estoque de produtos, quanto no que se refere ao planejamento financeiro. Esse é um bom exemplo de como utilizar os dados dos clientes para aprimorar a gestão do seu negócio.
Analise as vendas dos anos anteriores para saber quais são as épocas em que os clientes compram mais e quais são os períodos de movimento fraco.
Assim, você saberá quando vai precisar abastecer o estoque ou contratar vendedores temporários para dar conta da alta demanda e também estará preparado para quando necessitar de uma reserva mais alta no caixa para as épocas de movimento mais fraco.
Como os seus clientes compram? Quais são suas principais objeções? Qual é o comportamento dos consumidores na hora de decidir se levam um produto ou não? Ao responder essas questões, você poderá direcionar o atendimento em sua loja de forma estratégica.
Converse com seus vendedores para conhecer melhor a postura e os hábitos dos clientes quando eles estão na loja e descubra maneiras para melhorar o processo de compra e potencializar as oportunidades de vendas.
Se, por exemplo, muitos clientes pedem para experimentar os produtos eletrônicos, que tal criar uma área especial na loja em que o cliente pode ver como os itens funcionam na prática?
E isso também vale para as vendas no e-commerce! Saber por quais caminhos os clientes chegam à sua loja online e como eles navegam no site pode indicar maneiras de tornar o processo de compra mais prático e ágil.
Exemplo: se a maioria dos clientes chega ao site por meio do Facebook, se você oferecer a possibilidade de o comprador fazer o cadastro na loja por meio do login por essa rede social, estará facilitando a compra para esses clientes o que, consequentemente, pode se traduzir em mais vendas.
Entenda como as informações sobre os consumidores podem ajudar a conquistar a fidelidade dos compradores e incentivar eles a voltarem a comprar na loja:
Essa é uma das maneiras mais eficientes de utilizar as informações sobre os seus compradores para gerar mais vendas no futuro.
Quando você desenvolve ofertas especificamente voltadas ao perfil dos diferentes tipos de clientes da sua loja, está mostrando que conhece e se importa com eles. Para o cliente, é como se ele estivesse recebendo um atendimento VIP, ele se sente especial.
Exemplos de como colocar essa estratégia em prática:
Outra maneira de personalizar a comunicação com os clientes por meio da análise dos dados é enviando informações e dicas relacionadas à compra que eles realizaram em sua loja.
Lembre-se de que a sua missão como varejista deve ser ajudar o cliente – e essa tarefa não termina com o fechamento da venda. Enviar dicas sobre como utilizar o produto que ele adquiriu é uma maneira de mostrar que sua loja está empenhada em resolver os problemas e atender as necessidades dele.
Veja algumas formas de fazer isso:
Por meio da análise dos dados dos clientes da sua loja, é possível estar presente para ajudar o cliente mesmo quando ele nem lembra que precisa. Incrível, não é mesmo?
Para fazer isso, envie lembretes relacionados aos produtos que os clientes compraram – seja para indicar uma possível necessidade de comprar de um item novo ou para avisar que o prazo da garantia está chegando ao fim. Certamente os consumidores da loja ficarão agradecidos por serem lembrados.
Exemplos de ações nesse sentido:
E falando em clientes que compraram há bastante tempo em seu estabelecimento, o estudo das informações de compra em sua loja também pode ajudar a identificar consumidores que não aparecem há bastante tempo.
Eles podem ter deixado de comprar por alguma falha no processo ou no atendimento ou porque simplesmente não se lembram mais do seu negócio. Em todos os casos, é importante saber por que sua loja está perdendo esses clientes.
Ao identificar os compradores que antes eram fiéis à loja e deixaram de comprar no estabelecimento, é possível criar ações para resolver possíveis problemas e reconquistar esses consumidores.
Exemplos de como fazer isso:
Viu só? Saber como analisar e como utilizar os dados dos clientes pode ajudar sua loja a melhorar os processos, tornando-se mais eficiente, e também a aumentar a satisfação e a fidelidade dos seus compradores. Siga essas dicas e veja os resultados do seu negócio evoluírem!
Boas vendas!