A venda de produtos de tecnologia exige uma busca constante por conhecimento. Isso porque os itens desse segmento evoluem rapidamente, e para vendê-los mais facilmente, é preciso acompanhar as mudanças. Quando se trata de celulares, então, esse movimento acontece de forma ainda mais veloz. Um telefone móvel de última geração hoje, pode estar defasado daqui a alguns meses.
Para ajudar sua equipe de vendas a saber como vender diferentes modelos de celulares, para diferentes tipos de clientes, apresentamos a seguir algumas dicas importantes. Confira, compartilhe com seus vendedores e aumente as vendas de celulares em sua loja.
Vendedores bem preparados, conhecedores dos produtos que vendem, são fundamentais no varejo atualmente. Isso porque os próprios consumidores já estão muito bem informados – pois eles têm acesso facilitado às informações sobre os produtos que desejam comprar – e os vendedores que não sabem do que estão falando têm grandes chances de perder boas oportunidades de vendas.
Assim, quando o assunto é venda de celular, é cada vez mais mais importantes que os profissionais de vendas entendam muito bem todos os conceitos que envolvem o mundo da telefonia móvel, para que possam verdadeiramente ajudar o cliente.
Nesse sentido, entender o significa de algumas das principais expressões relacionadas às configurações dos celulares e smartphones é um dos primeiros passos para vender mais aparelhos que se encaixam neste segmento. Vamos lá?
⇒ Esses são apenas alguns termos. Procure pesquisar mais sobre eles e também esteja sempre atento às novas tecnologias e nomenclaturas que surgem no mercado a cada dia.
Na hora do atendimento, saber o que falar e o que perguntar é fundamental para conseguir vender o celular certo para o seu cliente. Confira algumas dicas importantes nesse sentido:
Esse é o principal ponto. Você precisa conhecer muito bem as opções de modelos que existem na loja. Além disso, é importante definir benefícios específicos para cada tipo de aparelho.
♦ Exemplo: divida em grupos os melhores celulares para quem quer assistir vídeos, os modelos ideais para quem gosta de jogar, os tipos de celular perfeitos para quem curte um design bonito, e assim por diante. Dessa forma, depois de conhecer o cliente e suas necessidades, o vendedor saberá exatamente o que oferecer para ele.
Como falamos no início, é importante saber o significado de cada um dos conceitos relacionados à telefonia móvel. No entanto, na hora de vender, o vendedor precisa adequar a linguagem utilizada ao perfil do cliente.
♦ Exemplo: se estiver vendendo para um senhor mais velho, que não conhece muito as tecnologias atuais, ao invés de dizer que o celular tem 4G, o vendedor deve dizer que a internet é mais rápida. Já se a cliente for uma jovem superantenada, pode usar termos como mAh e Gorila Glass, ela vai se sentir à vontade falando com alguém que entende de tecnologia como ela.
Na hora de convencer o cliente a levar um celular, é importante focar a abordagem na resolução do problema ou na necessidade específica que ele tem. Por isso, é essencial entender por que ele está comprando aquele aparelho.
♦ Exemplo: se o cliente está comprando um novo porque no antigo os aplicativos que ele gosta de usar não funcionam direito, o vendedor já sabe que deve oferecer um dispositivo com boa memória RAM, que tenha um bom desempenho.
Outra informação importante é saber para quem é destinado o celular em questão. Pode ser que o cliente esteja comprando um presente para alguém ou que seja uma ferramenta de comunicação com os funcionários de sua empresa. O destino do produto também pode ajudar a direcionar o atendimento de vendas.
♦ Exemplo: imagine que uma senhora de idade esteja procurando um celular. O vendedor pergunta se ela gosta de jogar e ver vídeos no dispositivo, e ela diz que não. Então, ele oferece um aparelho mais simples. Porém, ele se esqueceu de perguntar para quem era o produto. O celular era para a neta dela, que adora usar redes sociais e fazer vídeos. Nesse caso, o dispositivo mais simples não vai deixá-la satisfeita.
Para ajudar ainda mais os vendedores de sua loja a vender produtos tecnológicos, confira e compartilhe com eles os textos abaixo:
Aí em sua loja, quais são as dificuldades que a equipe enfrenta na hora de vender celulares e produtos de tecnologia? Se tiver mais alguma dúvida sobre esse tema, deixe um comentário aqui embaixo.
Ótimo texto, dicas excelentes. Estou participando de um processo seletivo, e essas dicas foram de grande valia. Obrigada.
Que bom que gostou, Tatiana. Ficamos felizes em saber.
Desejamos sucesso neste processo seletivo!
Muito boas essas dicas, estou para abrir uma assistência técnica de celulares, e quero poder entrar nesse ramo, bom artigo. Parabéns.
Que bom que gostou, Sérgio. Ficamos felizes em saber. Desejamos sucesso na sua jornada empreendedora e torcemos para que os conteúdos do Blog do Varejo sempre o ajudem a evoluir.
Agradecemos a visita e o comentário. Volte sempre!
Equipe Editorial Blog do Varejo
Obrigado pelas dicas! Estou pensando em trabalhar com esse ramo e de fato, me ajudou bastante saber essas informações para melhorar as vendas.
Olá, Rafael. Tudo bem?
Que bom que gostou das dicas. Ficamos felizes em saber!
Desejamos sucesso na sua jornada nesta área e esperamos que o conteúdo do Blog do Varejo o ajude a conseguir resultados cada vez melhores.
Volte sempre!
Atenciosamente,
Equipe Editorial Blog do Varejo