fbpx

Nossas Sugestões

Como vender diferentes modelos de celular

Como vender diferentes modelos de celular

Por Redação Blog Gazin Atacado • 21/06/16

A venda de produtos de tecnologia exige uma busca constante por conhecimento. Isso porque os itens desse segmento evoluem rapidamente, e para vendê-los mais facilmente, é preciso acompanhar as mudanças. Quando se trata de celulares, então, esse movimento acontece de forma ainda mais veloz. Um telefone móvel de última geração hoje, pode estar defasado daqui a alguns meses.

Para ajudar sua equipe de vendas a saber como vender diferentes modelos de celulares, para diferentes tipos de clientes, apresentamos a seguir algumas dicas importantes. Confira, compartilhe com seus vendedores e aumente as vendas de celulares em sua loja.

Saiba exatamente o que está falando

Vendedores bem preparados, conhecedores dos produtos que vendem, são fundamentais no varejo atualmente. Isso porque os próprios consumidores já estão muito bem informados – pois eles têm acesso facilitado às informações sobre os produtos que desejam comprar – e os vendedores que não sabem do que estão falando têm grandes chances de perder boas oportunidades de vendas. 

Assim, quando o assunto é venda de celular, é cada vez mais mais importantes que os profissionais de vendas entendam muito bem todos os conceitos que envolvem o mundo da telefonia móvel, para que possam verdadeiramente ajudar o cliente.

Nesse sentido, entender o significa de algumas das principais expressões relacionadas às configurações dos celulares e smartphones é um dos primeiros passos para vender mais aparelhos que se encaixam neste segmento. Vamos lá?

  • Dual chip: celular com disponibilidade para dois chips (dois números diferentes e/ou duas operadoras diferentes).
  • One chip: celular para um chip apenas.
  • Touch screen: o usuário pode interagir com o celular clicando na tela.
  • Bytes: diz respeito ao tamanho de espaço para dados no celular. 1 megabyte (MB) = um milhão de bytes. 1 gigabyte (GB)  = um bilhão de bytes.
  • Gigahertz: terminologia relacionada à velocidade do processador. Quanto mais gigahertz, mais rápido é o aparelho.
  • Megapixel: as fotografias digitais são formadas por pontos (pixels). Quanto mais megapixels, melhor será a resolução da foto.
  • Memória RAM: atua no funcionamento dos aplicativos. Quanto maior a memória RAM, melhor o desempenho do celular.
  • Polegadas: é uma unidade de comprimento, relacionada ao tamanho da tela.
  • OLED: tela mais flexível, fina e com qualidade superior de reprodução de imagens.
  • AMOLED: com as mesmas funcionalidades da OLED, mas funciona de forma mais dinâmica, com mais agilidade e eficácia para mudanças de luz (boa para vídeos, por exemplo).
  • Gorila Glass: vidro inquebrável que protege o celular.
  • Quad Core: tecnologia de processamento de dados que aumenta o desempenho e a eficiência do aparelho.
  • MicroSim e SIMCard: referente ao tamanho dos chips ou cartões de memória. O SIMCard tem 25,00 x 15,00 mm e o Micro-SIM 15,00 x 12,00 mm.
  • mAh (miliampere-hora): está relacionado ao tempo de duração da bateria do smartphone. Quanto maior, mais tempo o celular fica ligado sem precisar recarregar.
  • Bluetooth: tecnologia que permite transmitir dados de um celular para outro sem precisar de cabos ou internet.
  • Wi-Fi: rede de internet sem fio.
  • Kbps e Mbps: significam quilobit e megabit por segundo. Estão relacionados à velocidade de transmissão de dados da rede do aparelho. Quanto maior, mais possibilidades (mais fácil de ver vídeos no YouTube, baixar áudios, por exemplo).
  • GSM, GPRS e EDGE: são as primeiras modalidades de rede de transmissão de dados dos celulares. Surgiram antes do 3G e 4G – e, portanto, estão caindo em desuso (mas é bom entendê-las!).
  • 3G e 4G (ou LTE): tipos de rede de internet mais comuns atualmente. A rede 3G atua com velocidades a partir de 144 Kbps, a 4G (bem mais veloz) tem velocidades que variam entre 100 Mbps e 1 Gbps.
  • GPS: sistema de navegação, com disponibilidade de mapas e localização geográfica.
  • MP3, MP2, AMR, MIDI, Vorbis, AAC, AAC+, FLAC, WAV: formatos de áudio.
  • Android: sistema operacional do Google.
  • iOS: sistema operacional da Apple.
  • Câmera frontal: celular que possui câmera no mesmo lado da tela (bom para selfies).
  • NFC: tecnologia que permite a interação do celular com outros dispositivos (utilizado, por exemplo, para pagamento via smartphone).
  • Roteador: permite que o celular transmita um sinal de internet para que outros dispositivos se conectem à web por meio de sua rede.

Esses são apenas alguns termos. Procure pesquisar mais sobre eles e também esteja sempre atento às novas tecnologias e nomenclaturas que surgem no mercado a cada dia.

Dicas para melhorar as vendas de celulares e smartphones

Na hora do atendimento, saber o que falar e o que perguntar é fundamental para conseguir vender o celular certo para o seu cliente. Confira algumas dicas importantes nesse sentido:

como vender celulares smartphones (4)Conheça seus produtos

Esse é o principal ponto. Você precisa conhecer muito bem as opções de modelos que existem na loja. Além disso, é importante definir benefícios específicos para cada tipo de aparelho.

Exemplo: divida em grupos os melhores celulares para quem quer assistir vídeos, os modelos ideais para quem gosta de jogar, os tipos de celular perfeitos para quem curte um design bonito, e assim por diante. Dessa forma, depois de conhecer o cliente e suas necessidades, o vendedor saberá exatamente o que oferecer para ele.

como vender celulares smartphones (3)Use a linguagem correta

Como falamos no início, é importante saber o significado de cada um dos conceitos relacionados à telefonia móvel. No entanto, na hora de vender, o vendedor precisa adequar a linguagem utilizada ao perfil do cliente.

Exemplo: se estiver vendendo para um senhor mais velho, que não conhece muito as tecnologias atuais, ao invés de dizer que o celular tem 4G, o vendedor deve dizer que a internet é mais rápida. Já se a cliente for uma jovem superantenada, pode usar termos como mAh e Gorila Glass, ela vai se sentir à vontade falando com alguém que entende de tecnologia como ela.

como vender celulares smartphones (1)Resolva o problema, reforce os benefícios

Na hora de convencer o cliente a levar um celular, é importante focar a abordagem na resolução do problema ou na necessidade específica que ele tem. Por isso, é essencial entender por que ele está comprando aquele aparelho.

 Exemplo: se o cliente está comprando um novo porque no antigo os aplicativos que ele gosta de usar não funcionam direito, o vendedor já sabe que deve oferecer um dispositivo com boa memória RAM, que tenha um bom desempenho.

como vender celulares smartphones (2)Saiba para quem o cliente está comprando o celular

Outra informação importante é saber para quem é destinado o celular em questão. Pode ser que o cliente esteja comprando um presente para alguém ou que seja uma ferramenta de comunicação com os funcionários de sua empresa. O destino do produto também pode ajudar a direcionar o atendimento de vendas.

Exemplo: imagine que uma senhora de idade esteja procurando um celular. O vendedor pergunta se ela gosta de jogar e ver vídeos no dispositivo, e ela diz que não. Então, ele oferece um aparelho mais simples. Porém, ele se esqueceu de perguntar para quem era o produto. O celular era para a neta dela, que adora usar redes sociais e fazer vídeos. Nesse caso, o dispositivo mais simples não vai deixá-la satisfeita.

Mais informações importantes!

Para ajudar ainda mais os vendedores de sua loja a vender produtos tecnológicos, confira e compartilhe com eles os textos abaixo:

Aí em sua loja, quais são as dificuldades que a equipe enfrenta na hora de vender celulares e produtos de tecnologia? Se tiver mais alguma dúvida sobre esse tema, deixe um comentário aqui embaixo.

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


6 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 52
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

6

comentários em "Como vender diferentes modelos de celular"

Comentar

  1. TATIANA DOS SANTOS disse:

    Ótimo texto, dicas excelentes. Estou participando de um processo seletivo, e essas dicas foram de grande valia. Obrigada.

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Que bom que gostou, Tatiana. Ficamos felizes em saber.
      Desejamos sucesso neste processo seletivo!

  2. Muito boas essas dicas, estou para abrir uma assistência técnica de celulares, e quero poder entrar nesse ramo, bom artigo. Parabéns.

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Que bom que gostou, Sérgio. Ficamos felizes em saber. Desejamos sucesso na sua jornada empreendedora e torcemos para que os conteúdos do Blog do Varejo sempre o ajudem a evoluir.
      Agradecemos a visita e o comentário. Volte sempre!
      Equipe Editorial Blog do Varejo

  3. Rafael disse:

    Obrigado pelas dicas! Estou pensando em trabalhar com esse ramo e de fato, me ajudou bastante saber essas informações para melhorar as vendas.

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Olá, Rafael. Tudo bem?
      Que bom que gostou das dicas. Ficamos felizes em saber!
      Desejamos sucesso na sua jornada nesta área e esperamos que o conteúdo do Blog do Varejo o ajude a conseguir resultados cada vez melhores.
      Volte sempre!
      Atenciosamente,
      Equipe Editorial Blog do Varejo