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Como vender mais na internet usando e-mail marketing

Como vender mais na internet usando e-mail marketing

Por Redação Blog Gazin Atacado • 25/10/19

O que você vai ler a seguir é um aperitivo da aula “Como vender mais na internet usando e-mail marketing”, que faz parte do curso gratuito “Marketing e comunicação para e-commerce”.

Benefícios do e-mail marketing

e-mail marketing para vender mais na internet

Quando se trata de se comunicar e se engajar com os clientes na web, o “bom e velho” e-mail ainda é um dos canais mais efetivos!

Dentre os principais benefícios do uso do e-mail em suas estratégias de marketing e comunicação, podemos destacar:

➔ Promove uma comunicação mais direta com o cliente.
➔ Em geral, o custo é menor do que o investimento necessário para realizar campanhas em mídias impressas, por exemplo.
É possível monitorar os resultados das campanhas – e ajustar as estratégias sempre que necessário.
Permite que o cliente compartilhe as informações recebidas com algum conhecido facilmente – expandindo o alcance da marca!

Além disso, é importante entender que, mais do que um canal de venda, o e-mail é uma plataforma de comunicação direta, por onde as empresas podem conhecer melhor seu público e se aproximar dos clientes.

“Grande parte do cenário nacional ainda trabalha e-mail marketing como mala direta. Porém, isso é um grande problema. Afinal, e-mail marketing é relacionamento! É a forma mais prática, mais acessível e mais barata de você se relacionar com o cliente final”, afirma Wellington Sousa, especialista em e-mail marketing .

Assista à entrevista que fizemos com Sousa e entenda melhor a relevância desse canal:

3 dicas para potencializar suas campanhas de e-mail marketing

Dica #1 para potencializar suas campanhas de e-mail marketing:
SEGMENTE SUA LISTA DE CONTATOS

como usar e-mail marketing para vender mais na internetO primeiro passo para criar campanhas de e-mail marketing efetivas é desenvolver listas qualificadas.

Nesse sentido, além de criar suas listas de forma independente – ou seja, coletando endereços dos seus clientes, sem comprar listagens genéricas de empresas terceiras –, também é importante segmentar os e-mails.

Na prática, isso significa separar grupos de clientes – por média de gasto, gênero, idade, região etc.

Atenção!
Faça a segmentação de acordo com os fatores mais importantes para sua loja.

– Digamos, por exemplo, que na Black Friday sua loja online esteja fazendo grandes promoções de câmeras fotográficas, smartphones e geladeiras.

– Neste caso, é interessante criar listas com os e-mails dos clientes que já demonstraram interesse por esses produtos e enviar as ofertas separadamente.

Por que isso é importante? 

Porque com listas mais segmentadas você aumenta as chances de alcançar os clientes que realmente terão interesse em suas ofertas. Dessa forma, o retorno dessa ação será muito maior!

Leia também!

Como segmentar clientes no varejo

Dica #2 para potencializar suas campanhas de e-mail marketing:
PERSONALIZE AS MENSAGENS

Uma das maneiras mais efetivas de utilizar e-mail marketing para vender mais é personalizando as campanhas enviadas.

Depois de seguir o passo acima e segmentar as listas, ficará mais fácil escrever mensagens direcionadas às preferências e necessidades específicas dos diferentes grupos de consumidores.

Neste sentido, é importante levar em consideração o histórico de compra dos clientes.

– Que tal, por exemplo, enviar uma oferta especial de batedeiras e processadores de alimentos para os clientes que já compraram outros eletrodomésticos de cozinha?

Por que isso é importante? 

Os consumidores atuais buscam marcas que ofereçam informações e ofertas alinhadas ao perfil deles. Mostre que sua loja conhece seus clientes e, assim, venda mais!

Leia também!

Personalização no varejo: você está fazendo certo?

Dica #3 para potencializar suas campanhas de e-mail marketing:
CRIE SENSO DE URGÊNCIA

Promover ações que criem exclusividade e senso de urgência pode condicionar o cliente a fechar a compra o quanto antes.

Porém, para que isso aconteça, é preciso mostrar aos consumidores que sua loja está oferecendo uma chance única de negócio.

Leve isso em consideração ao criar as campanhas de e-mail da sua loja online.

Uma ideia interessante é enviar e-mails avisando quantas horas o cliente ainda tem para aproveitar determinado desconto ou promoção.

Para isso, você pode, por exemplo:

– Enviar as ofertas disponíveis com a chamada “Termina hoje à meia noite!”

– Anunciar no e-mail “Mais X horas para aproveitar esses descontos imperdíveis”, indicando as promoções da loja.

– Além disso, também é possível anunciar os produtos que estão quase acabando. Algo como “Apenas mais cinco unidades!”.

Por que isso é importante? 

Em meio a tantas ofertas e descontos, o cliente pode se sentir sobrecarregado e não conseguir decidir onde comprar na web. E-mails como estes poderão ser o “empurrãozinho” que faltava para ele decidir ir para a sua loja.

Leia também!

Crie exclusividade e senso de urgência para motivar os clientes a comprarem em sua loja

Gostou do que viu aqui, quer ter acesso a essa aula na íntegra e a todas as outras também?

Inscreva-se no curso gratuito Marketing e comunicação para e-commerce clicando aqui.

Com a ajuda deste curso, vender pela web ficará muito mais fácil.

Sucesso!

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