Pense e responda: sua loja está preparada para aproveitar ao máximo as oportunidades do Dia das Mães? Para ajudá-lo a garantir que essa data renda bons frutos para o seu negócio, reunimos em um só lugar todos os conteúdos publicados aqui no Blog do Varejo que trazem informações importantes e dicas de especialistas sobre como vender mais no Dia das Mães.
A seguir, você terá acesso a uma coletânea de conteúdos divididos em três categorias:
São artigos, entrevistas, vídeos e um guia gratuito que farão a diferença na sua preparação para as vendas de Dia das Mães (neste ano e nos próximos!). Depois de conferir todo esse material, você vai saber dizer com propriedade como vender mais no Dia das Mães!
Ah, e no fim tem um item extra: um checklist que vai orientar seu trabalho. Um material para você baixar e usar como seu aliado na jornada de vendas de Dia das Mães – e também nas demais datas comemorativas!
– Como criar um planejamento para datas comemorativas.
– Quais são as ações que sua loja precisa colocar em prática para se preparar para o Dia das Mães.
– Como treinar sua equipe para o Dia das Mães.
– Como se preparar para aumentar suas vendas no Dia das Mães.
– 6 erros que sua loja precisa evitar no Dia das Mães.
– Dicas de atendimento para essa data especial.
– O que são vendas emocionais e como isso é importante no Dia das Mães.
– 10 dicas práticas para vender mais no Dia das Mães.
– Quais perguntas fazer no atendimento aos clientes do Dia das Mães.
– Como montar um guia de presentes para ajudar os clientes.
– Prepare sua loja para o Dia das Mães com a ajuda do merchandising.
– Como fidelizar os clientes do Dia das Mães.
– Dinâmicas de grupo para motivar a equipe a vender mais no Dia das Mães.
– Estratégias para fazer os clientes do Dia das Mães voltarem o ano inteiro.
– Como ir além e proporcionar um atendimento encantador no Dia das Mães.
– Estratégias de marketing para o Dia das Mães.
– Vídeo: Como vender mais e melhor no Dia das Mães.
– Checklist para colocar todas essas ações em prática.
Prepare seu bloco de anotações, e vamos lá!
O ano é separado em meses, mas, para os lojistas, o calendário anual também é divido pelos ciclos do varejo, que são marcos que dizem respeito às diferentes datas comemorativas – volta às aulas, Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, etc.
Quer saber como utilizar esses ciclos para vender mais em ocasiões especiais?
Clique aqui e aprenda a se preparar para aproveitar melhor as datas comemorativas e a criar um planejamento focado nas datas mais importantes para sua loja.
Você sabia que o Dia das Mães é considerado o segundo Natal do ano para o comércio? É que, todos os anos, o segundo maior volume de vendas de presentes acontece nessa data!
Razão suficiente para preparar ações especiais em sua loja para aproveitar o potencial dessa época, não é mesmo?
Mas se você ainda não está convencido, clique aqui e conheça cinco grandes razões para preparar sua loja especialmente para o Dia das Mães. Saiba quais são elas e convença-se a entrar no clima.
Oferecer bons treinamentos de vendas para sua equipe é fundamental o ano inteiro. Porém, em períodos especiais (como o Dia das Mães) é ainda mais importante. Afinal, com um potencial gigante de gerar mais vendas, uma equipe bem preparada pode fazer toda a diferença e conquistar resultados ainda melhores que os já esperados.
Entrevistamos diversos especialistas em vendas e conseguimos com eles dicas preciosas para você treinar sua equipe e ensiná-la como vender mais no Dia das Mães. Clique aqui, saiba o que eles têm a dizer e prepare-se para ver suas vendas crescerem nos próximos dias!
A preparação para o Dia das Mães envolve mais do que decorar o ambiente. Só pendurar alguns coraçõezinhos de papel não é suficiente para atrair os clientes para a sua loja. Além de preparar a loja visualmente, com uma decoração toda especial, é preciso pensar em estratégias de vendas totalmente focadas na data.
Clique aqui e aprenda como se planejar para o Dia das Mães, aproveitando ao máximo essa data para fortalecer suas vendas.
Os principais erros que as lojas cometem no Dia das Mães têm origem na falta de planejamento e foco específico nesta data. Para aproveitar ao máximo as oportunidades dessa data, sua loja precisa evitar cometer essas falhas.
Clique aqui e saiba como evitar e/ou corrigir esses erros e ter ótimos resultados no Dia das Mães.
Apesar de as mães serem o foco principal do momento, talvez o seu público-alvo daqui até o segundo domingo de maio não seja composto por elas. Pense bem: quem são as pessoas que compram os presentes para as mães no Dia das Mães? São filhos, maridos, namorados, genros, noras, netos, chefes, amigos, enteados e assim por diante.
Por isso, é nesses públicos que você precisa focar seu atendimento! Afinal, eles é que irão até sua loja para comprar os presentes. Clique aqui e aprenda dicas para atender e ajudar os verdadeiros clientes da sua loja no Dia das Mães.
Uma das principais descobertas do neuromarketing é que as decisões de compra são tomadas em nível subconsciente. Ou seja, o processo é muito mais irracional do que imaginamos. Assim, na hora da venda, é preciso impactar o inconsciente do consumidor, ativando suas memórias, emoções e experiências positivas.
Para entender como isso funciona na prática, basta pensar nas vendas do Dia das Mães, em que um dos mais nobres sentimentos está em jogo. Nessa época, o cliente não compra apenas um produto, seu objetivo é adquirir algo que traduza o amor que sente por sua mãe (ou pela pessoa que desempenha o papel de mãe na vida dele).
Clique aqui e saiba mais sobre a importância das emoções nas vendas dessa data.
Vender no Dia das Mães não é muito diferente de vender em qualquer época do ano. A diferença é que, nessa data, as estratégias são todas voltadas a um público específico.
Clique aqui e confira dicas muito simples e práticas que mostram como vender mais no Dia das Mães e, ainda, conquistar clientes fiéis.
Saber o que perguntar para os clientes é fundamental para o sucesso no varejo. Afinal, as perguntas que o vendedor faz durante a etapa do levantamento de necessidades podem definir o sucesso de uma venda e ainda garantir que o cliente volte à loja em outras ocasiões.
Clique aqui e conheça algumas perguntas que podem ajudar sua equipe de vendas a indicar o produto ideal para cada consumidor que entrar na sua loja em busca de presentes para o Dia das Mães.
Sua missão como varejista deve ser ajudar os clientes a tomarem as melhores decisões de compra. Para isso, uma das suas tarefas deve ser facilitar a busca de inspiração para que eles encontrem o “presente ideal” em cada data comemorativa. Afinal, dessa forma você estará ajudando o cliente no momento em que ele mais precisa!
Quer saber como fazer isso? Clique aqui conheça nossas dicas sobre como criar guias de presentes para fortalecer a marca da sua loja e, assim, vender mais em datas comemorativas!
Apesar de o Dia das Mães ser naturalmente uma data que leva muitos consumidores ao varejo, se você não se preocupar em preparar a sua loja, os resultados poderão não ser tão bons quanto você espera…
Precisa de ajuda para deixar sua loja pronta para o “segundo Natal do varejo”? A reportagem que você clicando aqui é para você! Nela, apresentamos um verdadeiro guia de merchandising para o Dia das Mães. Confira!
Mais do que boas oportunidades de vendas, o Dia das Mães pode ser uma excelente oportunidade para você fidelizar clientes. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a transformar as vendas deste período em semente para um ano de bons resultados, produzimos um artigo que apresenta dicas práticas para garantir que os clientes desta data voltem o ano todo.
Liderar uma equipe de vendedores não é uma tarefa fácil. Além de entender muito bem de vendas, um bom líder precisa saber lidar com profissionais de diferentes perfis, estar sempre disposto a dar feedback sobre a performance de seu time, entender (e atender) as necessidades de seus colaboradores, manter a equipe motivada, e assim por diante.
Com tantas tarefas desafiadoras, é fundamental contar com o apoio de ferramentas que facilitem a jornada de alguma forma. As dinâmicas de grupo, por exemplo, podem ser grandes aliadas!
Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a engajar sua equipe a se dedicar às vendas de Dia das Mães, apresentamos a seguir três dinâmicas de grupo para motivar a equipe a vender mais. Clique aqui e confira!
Mesmo em cenários de incertezas, é possível, sim, superar as dificuldades e vender com eficiência e qualidade. Para isso, basta ter um pouco de criatividade, bastante foco e muito trabalho. É o que garante Claudio Diogo, palestrante e especialista em vendas, marketing e consumo.
Clique aqui e confira as dicas dele para entender melhor seu público e ajudá-lo verdadeiramente em todas as ocasiões, fazendo com que os clientes comprem hoje e, o melhor, voltem sempre!
José Ricardo Noronha, autor do livro Vendas! Como eu faço?, recomenda: no Dia das Mães, não foque apenas em vender, foque em encantar!
“Com essa data tão especial e tão representativa para o varejo vêm também grandes oportunidades para vender mais e melhor, o que só se faz possível com uma equipe 100% dedicada, comprometida e focada em encantar os seus clientes para, assim, transformá-los nos maiores embaixadores e fãs da sua loja.”
Clique aqui e conheça as dicas do especialista sobre como vender mais no Dia das Mães encantando os clientes e os transformando em fãs!
Para ajudá-lo a se preparar para o Dia das Mães, conversamos com Fabricio Medeiros, consultor de vendas que tem formação em Educação Executiva em Business pela Universidade da Califórnia, em Negociação por Harvard e é professor de Negociação da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Clique aqui e leia a entrevista em que ele revela as principais diferenças entre a forma como mulheres e homens compram, aponta três dicas preciosas para você garantir o sucesso das suas vendas de Dia das Mães, indica como você deve treinar sua equipe de vendas para aproveitar esta data, e muito mais.
Boas promoções podem ser excelentes ferramentas para atrair e conquistar clientes em datas comemorativas. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a criar promoções para o Dia das Mães que funcionem de verdade, reunimos neste artigo tudo o que você precisa levar em conta na hora de definir suas ações promocionais para esta data comemorativa.
Além disso, apresentamos 6 ideias de promoções que podem ser facilmente replicáveis em sua loja. Confira!
Claudio Diogo não quer apenas ajudá-lo a saber como vender mais no Dia das Mães. Ele quer que você entenda o que precisa fazer para aproveitar todas as datas comemorativas para aumentar suas vendas e fidelizar clientes. É sobre isso que ele fala no vídeo abaixo! Assista e confira dicas preciosas sobre como vender mais no Dia das Mães e SEMPRE!
Deixou para se planejar para o Dia das Mães em cima da hora e não sabe por onde começar? A ferramenta que apresentamos a seguir vai ajudá-lo a organizar as ideias e criar um plano de ação para impulsionar suas vendas!
O checklist abaixo foi criado a partir da ferramenta 5W2H, amplamente utilizada no planejamento de empresas do mundo todo. Essa sopa de letrinhas, que pode parecer estranha a princípio, é muito poderosa. Quando bem empregada, fornece respostas diretas para transformar informação em planejamento e, depois, em execução.
A sigla vem do inglês e significa:
– What (o que será feito?).
– Why (por que será feito?).
– Where (onde será feito?).
– When (quando será feito?).
– Who (por quem será feito?).
– How (como será feito?).
– How much (quanto vai custar?).
Na tabela abaixo, reunimos os principais tópicos trabalhados nos artigos e reportagens publicados até aqui para que você, em conjunto com sua equipe, possa colocar a mão na massa, sair do óbvio e vender mais.
Como disse o consultor Claudio Diogo, “se os clientes estão parando de comprar, nós precisamos vender para eles”. E o 5W2H será bastante útil nessa missão!
Aproveite para reler os artigos enquanto preenche a planilha. Isso vai ajudá-lo a ter mais ideias e a fixar melhor as dicas apresentadas.
Dica extra!
Crie uma versão gigante do 5W2H e cole-a na parede de um lugar em que toda a equipe possa ver as ações dia após dia.
Você pode, inclusive, mudar as ideias de acordo com a campanha de vendas vigente.
Saia do comum, coloque boas ideias em prática, conte com a Gazin e venda mais!
Está planejando fazer reuniões esta semana com sua equipe para potencializar as ações de vendas de Dia das Mães? Os vídeos abaixo podem ser seus aliados. Dê o play, assista com a equipe e, juntos, debatam ideias para vender mais e melhor daqui até domingo!
E não deixe de baixar nosso guia gratuito “Como vender mais no Dia das Mães”. Neste e-book, você irá aprender sobre os seguintes temas:
– A importância de preparar sua loja para as datas comemorativas.
– Como planejar as ações para as datas comemorativas no varejo.
– Técnicas de merchandising para vender mais no Dia das Mães.
– Como criar promoções para o Dia das Mães.
– Exercícios práticos para treinar a equipe para vender mais no Dia das Mães.
– Como fidelizar clientes do Dia das Mães e fazê-los voltar o ano inteiro.
Além disso, terá acesso a um checklist de ações para vender mais no Dia das Mães. Que tal?
Um guia e tanto para vender mais no Dia das Mães, não?
Boas vendas!