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Como vender múltiplos produtos no e-commerce de maneira eficiente

Como vender múltiplos produtos no e-commerce de maneira eficiente

Por Redação Blog Gazin Atacado • 7/08/17

Ter várias opções de escolha é algo positivo, certo? Bom, nem sempre… Ao se deparar com muitas alternativas de produtos, os clientes podem ter dificuldade para tomar uma decisão. Por isso, se você vende uma grande variedade de produtos na sua loja online, precisa saber como expô-los para não acabar espantando os consumidores. Precisa de ajuda para isso? Confira a seguir algumas dicas importantes sobre como vender múltiplos produtos no e-commerce!

Entendendo a fadiga da decisão

como vender múltiplos produtos no e-commerceAs pessoas estão o tempo todo tomando decisões. E esse é um processo cansativo – mesmo que não exija movimento. É o que afirma o psicólogo Roy Baumeister, autor do livro Força de vontade: Redescobrindo o grande poder humano.

Ele explica que temos uma certa reserva de “força de vontade”, que usamos para tomar iniciativas e decisões. Segundo o especialista, ao longo do dia essa reserva vai se esgotando, até que chega uma hora em que acabamos desistindo ou tomando uma decisão errada simplesmente por não termos mais essa tal força de vontade. É a chamada “fadiga de decisão”.

Esse cansaço mental também atinge seu cliente na hora de decidir o que comprar!

Imagine um consumidor que abre uma página para escolher um celular e se depara com 50 opções. A probabilidade de ele acabar não levando nada é muito grande!

Mas isso não quer dizer que você não possa ter uma variedade grande de produtos na sua loja online. Você só precisa entender como vender múltiplos produtos no e-commerce.

Como vender múltiplos produtos no e-commerce

como vender múltiplos produtos no e-commerceO site MarketingExperiments.com realizou uma série de estudos para descobrir a melhor maneira de vender uma grande variedade de produtos online com mais eficiência. Nas análises, foram identificados três fatores que ajudam a ter sucesso no e-commerce vendendo diversos itens:

1 – Reduzir o número de opções.

2 – Priorizar a apresentação do produto.

3 – Comunicar os valores e benefícios dos produtos.

Entenda cada uma dessas ações que ajudarão você a saber como vender múltiplos produtos no e-commerce.

1 – Reduzir o número de opções

O estudo realizado pelo MarketingExperiments.com descobriu que reduzir o número de opções de produtos em uma página pode aumentar o faturamento em até 24%.

Estas são algumas alternativas para diminuir o número de opções de produtos que aparecem em uma página em sua loja online:

a) Priorize os melhores produtos

como vender múltiplos produtos no e-commerceNa hora de expor os produtos, em vez de colocar todos em uma mesma página, deixe em evidência e priorize a exposição dos itens em destaque na sua loja. Pode ser aquele produto mais vendido, um produto que está em promoção ou aquele com maior valor agregado. Você pode deixar esses produtos em um tamanho maior na página ou mostrar apenas eles na primeira página.

b) Divida os itens por categorias e subcategorias

como vender múltiplos produtos no e-commerceÉ provável que o seu site já tenha categorias de produtos. Mas para deixar a navegação mais “clean”, crie subcategorias e divida os itens por especialidade.

Assim, por exemplo, além de ter a categoria “Celulares”, você pode organizar os aparelhos por: câmera HD, dual chip, por marcas, cores etc.

c) Personalize a navegação na página

como vender múltiplos produtos no e-commercePersonalizar a página de acordo com as preferências do cliente é outra maneira muito eficiente de diminuir as opções de produtos por página e, ainda, focar nos itens que mais têm a ver com o perfil de cada consumidor. Para fazer isso, seu sistema de e-commerce precisa registrar o histórico de compra e de busca dos usuários da sua loja.

2 – Priorizar a apresentação do produto

O design é um fator-chave para captar a atenção dos clientes no e-commerce. Por isso, entender como apresentar os itens da sua loja online é importante para não deixar o cliente perdido no site.

Após diversas análises de exposição de produtos, o MarketingExperiments.com concluiu que a forma como os itens estão dispostos na loja online pode aumentar a conversão em até 66%.

A seguir, veja as indicações dos especialistas do site para conseguir esse resultado em seu e-commerce:

a) Analise o tamanho dos produtos na página

como vender múltiplos produtos no e-commerceQuantos produtos por página sua loja online expõe? Quando mais itens, menor o tamanho que eles aparecem, certo? Assim, o consumidor não consegue ver em detalhe nenhum dos produtos.

Por isso, o melhor é expor imagens do produto em tamanho grande, diminuindo as opções por página e destacando melhor cada um dos itens. E se há algum produto você queira destacar, pode reservar um espaço maior na página só para ele, guiando o olhar do consumidor para o item em questão.

b) Use cores e contrastes para chamar a atenção

como vender múltiplos produtos no e-commerceSe o site é monocromático ou, pior, tem um excesso de cores diferentes, é bem provável que o cliente acabe se entediando e/ou se perdendo. Utilize as cores e os contrastes de forma estratégica, para guiar a visão dos visitantes do seu e-commerce.

Se na lista dos vários itens que sua loja vende você quer destacar alguns produtos específicos, utilize cores e designs que se destacam dos outros elementos. Veja o exemplo da Amazon, em que o destaque salienta os produtos mais vendidos (os “best sellers“):

como vender múltiplos produtos no e-commerce

c) Utilize vídeos e gifs

como vender múltiplos produtos no e-commerceOutra maneira de destacar os produtos no seu site é utilizando vídeos e gifs (imagens animadas). Esses elementos ajudam a deixar a exposição dos produtos mas interessante e divertida.

O movimento das imagens vai dar mais vida à página e captar a atenção dos visitantes.

3 – Comunicar os valores e benefícios dos produtos

Os estudos do MarketingExperiments.com concluíram que as lojas online podem aumentar suas vendas em até 93% ao ajudarem os clientes a entenderem por que eles devem comprar determinado item.

Isso mostra a importância de comunicar bem os valores e benefícios dos produtos no e-commerce. Veja a seguir algumas alternativas para colocar isso em prática em sua loja online:

a) Simplifique as informações

como vender múltiplos produtos no e-commerceImagine uma página que expõe diversos celulares em que as descrições dos itens trazem uma lista de informações técnicas. Agora, imagine uma página com vários celulares, divididos por categorias de utilização (melhor câmera, maior espaço, mais capacidade para jogos etc.).

Qual delas você acha que vai ter mais sucesso? Quanto mais simples e diretas forem as informações da sua loja online, maiores serão as chances de conversão em vendas.

b) Inclua depoimentos e avaliações de outros clientes

como vender múltiplos produtos no e-commercePara ajudar os consumidores a fazerem a melhor decisão de compra em seu site, você pode contar com a ajuda dos seus próprios clientes.

Destacar os itens com melhores avaliações e colocar alguns depoimentos de clientes satisfeitos nas descrições dos produtos vai contribuir para facilitar o processo de escolha dos visitantes da sua loja online.

Conclusão

Para vender múltiplos produtos no e-commerce de maneira eficiente, você precisa se colocar no lugar do cliente! Entender a visão dele na hora da compra vai ajudar você a saber como expor os produtos de forma a facilitar a decisão dele e o processo de compra como um todo.

Leia mais dicas sobre como vender múltiplos produtos no e-commerce:

E aí, vai cuidar desses pequenos-grandes detalhes a partir de agora?

Sucesso e boas vendas!

Informações: Kissmetrics    |   Imagens: Freepik; Flaticon

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