Quer atrair e conquistar mais clientes para o seu estabelecimento? Então, está na hora de buscar entender o comportamento dos viajantes nos canais digitais!
Afinal, ao saber como os consumidores de viagem se posicionam em diferentes ambientes é possível adaptar suas estratégias para atender as demandas e preferências deles. Dessa forma, as chances de seu estabelecimento ser escolhido e recomendado por eles aumentam.
Sabendo disso, dedicamos este artigo a explorar os três principais movimentos que, segundo um estudo realizado pela consultoria McKinsey nos EUA, apontam de que forma a tecnologia tem impactado a maneira como os viajantes pesquisam e compram.
Vamos lá?
– As pessoas estão sobrecarregadas com a imensa quantidade de opções de serviços viagens.
– As buscas online servem como ponto de partida para decisões de compra de viagens.
– Os consumidores utilizam diversos dispositivos para realizar compras de viagens.
Estas são as três principais mudanças no comportamento dos viajantes da atualidade identificadas no estudo da McKinsey.
Vamos analisá-las detalhadamente?
Viajar nunca foi tão fácil!
Atualmente, com a ajuda da internet e de ferramentas digitais, os viajantes podem reservar uma passagem para qualquer lugar do globo com apenas alguns cliques em seus smartphones.
No entanto, essa facilidade acaba gerando o efeito psicológico chamado paradoxo da escolha, que acontece quando temos tantas opções de escolha que acabamos nos sentindo mais ansiosos e indecisos.
Quando os viajantes buscam hotéis e pousadas em qualquer destino, por exemplo, logo aparece uma lista com centenas de estabelecimentos. Essa fartura de opções acaba tornando o processo mais complexo e desgastante.
Além disso, nesse cenário o viajante tem mais tempo para se lembrar de todas as outras opções que deixou para trás. O que, por sua vez, faz com que ele se sinta ainda mais ansioso e com a dúvida: “Será que eu fiz a melhor escolha?”…
Sabendo que seu público está se sentido sobrecarregado durante a jornada de compra de viagens, é importante que você pense em maneiras de diminuir os atritos e facilitar o máximo possível as transações.
Os seguintes artigos podem ajudá-lo nessa missão:
– Como simplificar a jornada de compra dos hóspedes
– Como remover os obstáculos que afastam os hóspedes
– O que os viajantes querem (e o que não querem) no processo de pesquisa e reserva online
– 3 táticas para aumentar as reservas em seu site
Além disso, também é fundamental criar estratégias para destacar sua marca entre as diversas opções disponíveis. Para isso, você pode, por exemplo:
– Criar anúncios para colocar sua marca no topo das opções entre hotéis em sua região;
– Acompanhar as principais tendências de marketing para estar alinhado ao comportamento dos viajantes atuais;
– Mostrar por que o seu estabelecimento é a melhor escolha, por meio de imagens, vídeos e depoimentos de outros viajantes.
Também há conteúdo útil sobre isso aqui no Blog da Hotelaria. Para ler, clique nos links abaixo:
– Como funcionam os anúncios dinâmicos para viagens do Facebook
– Google Hotel Ads: oportunidade para divulgar pequenos hotéis
– Como atrair mais hóspedes utilizando os depoimentos dos seus clientes
– Tendências de marketing no mercado de viagens em 2019
– De acordo com o levantamento da McKinsey, 31% das reservas em hospedagens realizadas em 2018 começaram com pesquisas no Google.
Não é difícil entender como isso acontece, certo? Afinal, se sentindo sobrecarregado com tantas opções, só resta ao viajante realizar mais pesquisas para ter certeza de que vai encontrar o estabelecimento certo.
Outra questão importante identificada na pesquisa é que quando os viajantes começam a jornada de compra realizando pesquisas no Google, o processo de compra é mais curto do que quando eles iniciam em outros canais – como sites de agências online, por exemplo.
O motivo para isso pode ser o fato de que, no Google, eles conseguem obter mais informações úteis para tomar a decisão final – o que facilita e encurta a jornada de compra.
Quando os viajantes estão buscando no Google informações para tomar a melhor decisão, seu estabelecimento está lá para ajudá-los?
Criar uma presença digital por meio de conteúdo qualificado sobre o seu hotel e sobre a sua região é a melhor maneira de acompanhar esse comportamento dos viajantes e, assim, aumentar as chances de o seu negócio ser escolhido.
Precisa de ajuda para construir uma estratégia de marketing de conteúdo para o seu estabelecimento? Leia estes artigos:
– Marketing de conteúdo na hotelaria
– Como atrair mais turistas para sua região fazendo marketing de conteúdo
– Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google
– Viajantes brasileiros querem ajuda no planejamento da viagem
– Como ajudar o hóspede no planejamento da viagem
Outra mudança importante no comportamento dos viajantes da era digital é que cada vez mais eles atuam em multicanais durante a jornada de compra.
Neste sentido, pesquisas do Google apontam, por exemplo, que:
– 60% das pesquisas sobre informações de destinos são realizadas em dispositivos móveis.
– Mais de 70% dos viajantes que possuem smartphone utilizam o aparelho para pesquisar sobre a viagem.
No entanto, o levantamento da McKinsey mostrou que, durante o processo de pesquisa e compra de viagens, os viajantes também exploram outros canais enquanto estão utilizando dispositivos móveis.
Ao mesmo tempo, os pesquisadores identificaram que essa jornada multicanal resulta em um processo mais longo:
– Compras de viagem realizadas em diferentes dispositivos geralmente levam cinco dias a mais do que as feitas em apenas um dispositivo.
Alinhando esse comportamento dos viajantes com as duas questões citadas anteriormente, podemos concluir que:
Sobrecarregados com muitas opções, os viajantes estão pesquisando mais, em diferentes dispositivos, para ter certeza de que estão fazendo a melhor escolha.
Ao criar estratégias de comunicação e vendas para o seu hotel ou pousada, tenha em mente esse perfil dos viajantes e inclua diferentes canais e plataformas em suas ações.
“Apenas” ter um website já não é o suficiente, por exemplo. É importante que o site seja fácil de navegar em diferentes dispositivos (computador, smartphone, tablet).
Além disso, pense também em maneiras de expandir os pontos de contato com o seu público, adicionando mais opções de plataformas de comunicação.
Para isso, você pode, por exemplo:
– Disponibilizar um canal com os clientes via WhatsApp.
– Utilizar chatbots em redes sociais.
– Criar um aplicativo para o hotel.
Os artigos abaixo podem ajudá-lo neste sentido!
– Cresce o uso de dispositivos móveis em reservas de viagens
– A relevância do mobile na jornada de compra dos viajantes
– Como usar o WhatsApp na hotelaria
– Como utilizar chatbots na hotelaria para vender mais
– Vantagens e desvantagens de criar um aplicativo para o seu hotel ou pousada
Boas reflexões, não é mesmo?
Esperamos que essas informações o ajudem a entender melhor o comportamento dos viajantes da atualidade.
Aplicar esse conhecimento nas estratégias do seu negócio pode se traduzir em um diferencial competitivo extremamente importante. Afinal, quanto mais alinhado seu estabelecimento estiver com o comportamento dos viajantes da era digital, maiores serão as chances de ser escolhido por eles!
Sucesso!
Leia também!
– As ferramentas digitais e a experiência dos hóspedes na hotelaria
– Guia para entender a jornada de compra na hotelaria – parte 1
– Guia para entender a jornada de compra na hotelaria – parte 1
Informações: Thinking with Google