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3 mudanças importantes no comportamento dos viajantes na era digital

3 mudanças importantes no comportamento dos viajantes na era digital

Por Redação Blog Gazin Atacado • 7/03/19

Quer atrair e conquistar mais clientes para o seu estabelecimento? Então, está na hora de buscar entender o comportamento dos viajantes nos canais digitais!

Afinal, ao saber como os consumidores de viagem se posicionam em diferentes ambientes é possível adaptar suas estratégias para atender as demandas e preferências deles. Dessa forma, as chances de seu estabelecimento ser escolhido e recomendado por eles aumentam.

Sabendo disso, dedicamos este artigo a explorar os três principais movimentos que, segundo um estudo realizado pela consultoria McKinsey nos EUA, apontam de que forma a tecnologia tem impactado a maneira como os viajantes pesquisam e compram.

Vamos lá?

3 mudanças importantes no comportamento dos viajantes da atualidade

– As pessoas estão sobrecarregadas com a imensa quantidade de opções de serviços viagens.
– As buscas online servem como ponto de partida para decisões de compra de viagens.

– Os consumidores utilizam diversos dispositivos para realizar compras de viagens.

Estas são as três principais mudanças no comportamento dos viajantes da atualidade identificadas no estudo da McKinsey.

Vamos analisá-las detalhadamente?

1 – As pessoas estão sobrecarregadas com a imensa quantidade de opções de serviços viagens

comportamento dos viajantes

Viajar nunca foi tão fácil!

Atualmente, com a ajuda da internet e de ferramentas digitais, os viajantes podem reservar uma passagem para qualquer lugar do globo com apenas alguns cliques em seus smartphones.

No entanto, essa facilidade acaba gerando o efeito psicológico chamado paradoxo da escolha, que acontece quando temos tantas opções de escolha que acabamos nos sentindo mais ansiosos e indecisos.

Quando os viajantes buscam hotéis e pousadas em qualquer destino, por exemplo, logo aparece uma lista com centenas de estabelecimentos. Essa fartura de opções acaba tornando o processo mais complexo e desgastante.

Além disso, nesse cenário o viajante tem mais tempo para se lembrar de todas as outras opções que deixou para trás. O que, por sua vez, faz com que ele se sinta ainda mais ansioso e com a dúvida: “Será que eu fiz a melhor escolha?”…

POR QUE ISSO É IMPORTANTE PARA O SEU HOTEL OU POUSADA?

Sabendo que seu público está se sentido sobrecarregado durante a jornada de compra de viagens, é importante que você pense em maneiras de diminuir os atritos e facilitar o máximo possível as transações.

Os seguintes artigos podem ajudá-lo nessa missão:

Como simplificar a jornada de compra dos hóspedes
Como remover os obstáculos que afastam os hóspedes
O que os viajantes querem (e o que não querem) no processo de pesquisa e reserva online
3 táticas para aumentar as reservas em seu site

Além disso, também é fundamental criar estratégias para destacar sua marca entre as diversas opções disponíveis. Para isso, você pode, por exemplo:

– Criar anúncios para colocar sua marca no topo das opções entre hotéis em sua região;
– Acompanhar as principais tendências de marketing para estar alinhado ao comportamento dos viajantes atuais;
– Mostrar por que o seu estabelecimento é a melhor escolha, por meio de imagens, vídeos e depoimentos de outros viajantes.

Também há conteúdo útil sobre isso aqui no Blog da Hotelaria. Para ler, clique nos links abaixo:

Como funcionam os anúncios dinâmicos para viagens do Facebook
Google Hotel Ads: oportunidade para divulgar pequenos hotéis
Como atrair mais hóspedes utilizando os depoimentos dos seus clientes
Tendências de marketing no mercado de viagens em 2019

2 – As buscas online servem como ponto de partida para decisões de compra de viagens

comportamento dos viajantes

– De acordo com o levantamento da McKinsey, 31% das reservas em hospedagens realizadas em 2018 começaram com pesquisas no Google.

Não é difícil entender como isso acontece, certo? Afinal, se sentindo sobrecarregado com tantas opções, só resta ao viajante realizar mais pesquisas para ter certeza de que vai encontrar o estabelecimento certo.

Outra questão importante identificada na pesquisa é que quando os viajantes começam a jornada de compra realizando pesquisas no Google, o processo de compra é mais curto do que quando eles iniciam em outros canais – como sites de agências online, por exemplo.

O motivo para isso pode ser o fato de que, no Google, eles conseguem obter mais informações úteis para tomar a decisão final – o que facilita e encurta a jornada de compra.  

POR QUE ISSO É IMPORTANTE PARA O SEU HOTEL OU POUSADA?

Quando os viajantes estão buscando no Google informações para tomar a melhor decisão, seu estabelecimento está lá para ajudá-los?

Criar uma presença digital por meio de conteúdo qualificado sobre o seu hotel e sobre a sua região é a melhor maneira de acompanhar esse comportamento dos viajantes e, assim, aumentar as chances de o seu negócio ser escolhido.

Precisa de ajuda para construir uma estratégia de marketing de conteúdo para o seu estabelecimento? Leia estes artigos:

Marketing de conteúdo na hotelaria
Como atrair mais turistas para sua região fazendo marketing de conteúdo
Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google
Viajantes brasileiros querem ajuda no planejamento da viagem
Como ajudar o hóspede no planejamento da viagem

3 – Os consumidores utilizam diversos dispositivos
para realizar compras de serviços de viagem

comportamento dos viajantes

Outra mudança importante no comportamento dos viajantes da era digital é que cada vez mais eles atuam em multicanais durante a jornada de compra.

Neste sentido, pesquisas do Google apontam, por exemplo, que:

– 60% das pesquisas sobre informações de destinos são realizadas em dispositivos móveis.
– Mais de 70% dos viajantes que possuem smartphone utilizam o aparelho para pesquisar sobre a viagem.

No entanto, o levantamento da McKinsey mostrou que, durante o processo de pesquisa e compra de viagens, os viajantes também exploram outros canais enquanto estão utilizando dispositivos móveis.

Ao mesmo tempo, os pesquisadores identificaram que essa jornada multicanal resulta em um processo mais longo:

– Compras de viagem realizadas em diferentes dispositivos geralmente levam cinco dias a mais do que as feitas em apenas um dispositivo.

Alinhando esse comportamento dos viajantes com as duas questões citadas anteriormente, podemos concluir que: 

Sobrecarregados com muitas opções, os viajantes estão pesquisando mais, em diferentes dispositivos, para ter certeza de que estão fazendo a melhor escolha.

POR QUE ISSO É IMPORTANTE PARA O SEU HOTEL OU POUSADA?

Ao criar estratégias de comunicação e vendas para o seu hotel ou pousada, tenha em mente esse perfil dos viajantes e inclua diferentes canais e plataformas em suas ações.

“Apenas” ter um website já não é o suficiente, por exemplo. É importante que o site seja fácil de navegar em diferentes dispositivos (computador, smartphone, tablet).

Além disso, pense também em maneiras de expandir os pontos de contato com o seu público, adicionando mais opções de plataformas de comunicação.

Para isso, você pode, por exemplo:

– Disponibilizar um canal com os clientes via WhatsApp.
– Utilizar chatbots em redes sociais.
– Criar um aplicativo para o hotel.

Os artigos abaixo podem ajudá-lo neste sentido!

Cresce o uso de dispositivos móveis em reservas de viagens
A relevância do mobile na jornada de compra dos viajantes
Como usar o WhatsApp na hotelaria
Como utilizar chatbots na hotelaria para vender mais
Vantagens e desvantagens de criar um aplicativo para o seu hotel ou pousada

comportamento dos viajantes

Boas reflexões, não é mesmo?

Esperamos que essas informações o ajudem a entender melhor o comportamento dos viajantes da atualidade.

Aplicar esse conhecimento nas estratégias do seu negócio pode se traduzir em um diferencial competitivo extremamente importante. Afinal, quanto mais alinhado seu estabelecimento estiver com o comportamento dos viajantes da era digital, maiores serão as chances de ser escolhido por eles!

Sucesso!

Leia também!

As ferramentas digitais e a experiência dos hóspedes na hotelaria
Guia para entender a jornada de compra na hotelaria – parte 1
Guia para entender a jornada de compra na hotelaria – parte 1

Informações: Thinking with Google

Imagens: Unsplash; Rawpixel

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