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5 dicas para transformar as compras de Natal em uma experiência marcante para o cliente

5 dicas para transformar as compras de Natal em uma experiência marcante para o cliente

Por Redação Blog Gazin Atacado • 21/12/18

Lojas lotadas, filas para pagar, longa espera para conseguir atendimento, vendedores com pressa… Estes são alguns dos motivos que fazem muitos consumidores considerarem compras de Natal um verdadeiro pesadelo.

Mas na sua loja pode ser diferente!

Há alguns cuidados que, quando colocados em prática, podem transformar a experiência de seu cliente e garantir que ele construa memórias positivas das compras de Natal na sua loja.

Quer saber quais são eles? Siga a leitura deste artigo!

5 dicas para transformar as compras de Natal em uma experiência marcante para o cliente

compras de Natal – experiência do cliente

1) Prepare a equipe

Treinar sua equipe para “enfrentar” essa época é o primeiro passo para garantir que tudo flua tranquilamente. Afinal, o aumento no movimento será inevitável, e os vendedores precisam estar preparados para isso!

Assim, é essencial que você ofereça treinamentos especiais para a equipe durante o período de compras de Natal. Focar no atendimento é uma excelente ideia!

É importante garantir que seus vendedores entendam que esse é um momento de pressão e agito, e que o papel deles é fundamental. Afinal, vendedores mal humorados podem arruinar o Natal de seus consumidores, fazendo com que eles não voltem depois. Por outro lado, um bom atendimento pode compensar a espera e fazer o cliente se encantar com a loja para sempre.

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2) Preocupe-se com o conforto dos clientes

Por mais que você se prepare contratando novos vendedores, muitas vezes é inevitável que os clientes precisem esperar para serem atendidos em época de compras de Natal. Mas se for para eles esperarem, que seja com o máximo de conforto possível.

Para isso, organize uma área da loja com cadeiras e/ou sofás para que eles possam aguardar sentados. Além disso, ofereça café, água e alguns petiscos para eles saborearem enquanto esperam.

É interessante, também, deixar um atendente disponível exclusivamente para os clientes que estão esperando, como se fosse um recepcionista. Assim, os consumidores não se sentirão “abandonados” ou “esquecidos”.

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3) Organize o momento de espera

Além de garantir o conforto dos clientes que estão aguardando para serem atendidos para fazer suas compras de Natal, você pode aproveitar esse momento para providenciar algumas informações que agilizarão o processo depois.

Um atendente pode, por exemplo, passar pelo cliente pegando dados como o nome, o que procura e para quem será o presente. Assim, quando o vendedor for atendê-lo, já pode ir direto ao ponto.

Outra ideia para aproveitar a espera é disponibilizar um profissional para coletar os dados daqueles que ainda não estão cadastrados no sistema da loja e adiantar o cadastro. Assim, na hora de pagar o cliente não precisará passar por esse processo, acelerando o fechamento.

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4) Ofereça atrações especiais para as crianças em uma área reservada

Alguns clientes precisam levar seus filhos às compras de Natal. Porém, isso pode causar incômodos, tumultos e, consequentemente, atrasos.

Para facilitar a vida do consumidor, você pode oferecer um espaço de recreação para as crianças ficarem enquanto os pais compram.

Algumas mesas com desenhos para colorir, uma televisão com animações e jogos simples como dominó e memória já servem de distração para os pequenos. No entanto, é importante que um profissional fique responsável por cuidar das crianças e garantir a segurança delas. Dessa forma, com certeza seu cliente vai lhe agradecer por ajudá-lo a comprar presentes e, ainda por cima, a cuidar de seus filhos enquanto isso.

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5) Promova a ação “Número de espera da sorte”

Em épocas de movimento dobrado, como no Natal, muitas lojas distribuem senhas de espera para poder atender os clientes na ordem de chegada.

Mas e se você fosse além e transformasse esse momento chato em emocionante e recreativo? Com certeza seus clientes iriam encará-lo de maneira mais empolgada e positiva!

A ação “Número de espera da sorte” poderia funcionar assim: de tempos em tempos, você sortearia, entre os clientes que estivessem aguardando na área de espera, um prêmio – que pode ser um brinde, um pacote especial ou mesmo um desconto, por exemplo. Para isso, bastaria computar os números pegos pelos consumidores e selecionar um aleatoriamente. Assim, a espera ficará mais divertida e menos estressante (e alguns clientes ainda levam um presente extra para casa).

Que tal?

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Boas dicas, não é mesmo?

Agora, é com você! Leve tudo o que falamos em consideração, pense no que mais você pode fazer pra garantir bons momentos durante as compras de Natal, conquiste seus clientes e venda mais!}

Imagens: rawpixel

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