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Dicas para monitorar concorrentes no setor hoteleiro

Dicas para monitorar concorrentes no setor hoteleiro

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/11/16

Acredite se quiser: a melhor forma de você fazer sua empresa se destacar da concorrência é justamente mantendo um olho no seu hotel ou pousada e outro nos concorrentes! Afinal, nem sempre as melhores práticas estarão dentro das quatro paredes do seu estabelecimento, e aprender com o que há de melhor no mercado é o que o levará ao topo!

monitorar-concorrentes-hotelaria-7Existem diversas maneiras de monitorar a concorrência. É sobre algumas delas que vamos falar a seguir. Saiba como identificar o que outros hotéis e pousadas vêm fazendo de bom, aprenda com eles, adeque as ideias à sua realidade e garanta que seu estabelecimento esteja sempre à frente da concorrência! 

Benchmarking gratuito

Você já ouviu falar em benchmarking? Mesmo que não, provavelmente você já pratica esse conceito no seu dia a dia. Duvida? Pois pare, pense e responda: você fica de olho no Facebook de um hotel concorrente para ver o que há de mais bacana lá para depois adaptar à sua realidade e postar também na página da sua empresa? Sim? Então você está fazendo benchmarking!

monitorar-concorrentes-hotelaria-1Você volta e meia se pega procurando sites de pousadas para ver que tipo de conteúdo seus concorrentes produzem para ter ideias para o seu próprio blog? É, isso também é benchmarking!

Pois é, mas por mais que informalmente você já esteja colocando praticando o benchmarking, dá para operacionalizar essa estratégia de conhecer as melhores práticas do mercado hoteleiro e usá-las a seu favor maneira mais consistente e efetiva. Para isso, você pode, por exemplo:

1) Programar visitas estratégicas às redes sociais de outros hotéis

Eis uma maneira inteligente e barata de acompanhar seus concorrentes e se inspirar em ações de marketing para hotéis: seguir perfis de redes sociais de grandes redes e concorrentes próximos e se programar para visitá-los periodicamente para aprender com eles.

monitorar-concorrentes-hotelaria-4Veja o que hotéis e pousadas vêm realizando nas principiais mídias do momento (com atenção especial para Facebook, Instagram, YouTube, FourSquare e Yelp – os canais mais utilizados pelas empresas do setor hoteleiro), verifique o número de postagens e em que momento do dia elas ocorrem. Essa análise pode fornecer insights valiosos para você adequar sua atuação nesses canais.

Além disso, faça desse trabalho um compromisso inadiável da sua agenda. Estabeleça um dia na semana ou no mês para fazer essas visitas, analisar com calma o trabalho dos concorrentes e listar o que eles fazem de melhor e que também pode ser feito pela sua empresa.

2) Analisar resenhas no TripAdvisor

Além de ser uma boa ferramenta para divulgar e agendar reservas, o TripAdvisor é ótimo para monitorar a concorrência. Praticamente qualquer hotel ou pousada tem pelo menos uma avaliação lá. A vantagem é que, além da pontuação de cada estabelecimento, você consegue monitorar:

  • monitorar-concorrentes-hotelaria-6O tipo de viajante que passou por um hotel ou pousada (famílias, casal, negócios, amigos, sozinho).
  • As épocas do ano mais frequentadas.
  • O nível de atendimento em diversos idiomas – e saber se hóspedes estrangeiros passam em tal estabelecimento.
  • Que tipo de comentários o local vem recebendo, se são críticas boas ou ruins.

Com essa pesquisa, você pode trabalhar melhor os pontos fortes e se dedicar para amenizar os pontos fracos de seu hotel ou pousada. Fique atento!

Ah, e mais uma vez: faça dessa uma tarefa com periodicidade definida. A consistência no monitoramento do TripAdvisor vai fazê-lo enxergar coisas que à primeira vista são imperceptíveis. Pode apostar!

–> O TripAdvisor já foi tema de outros artigos aqui no blog. Para ler, basta clicar nos links abaixo:

3) Acompanhar serviços e preços de concorrentes

monitorar-concorrentes-hotelaria-5Outra boa ideia é verificar tudo aquilo que está sendo oferecido pelos seus principais competidores, fazer um check-list de cada serviço ofertado e comparar com os seus próprios itens à disposição dos clientes. Esse acompanhamento pode trazer inovações ou atualizações a seu estabelecimento.

Além disso, fique atento à forma como a concorrência tem precificado seus serviços. Analise tanto as ofertas feitas via agendamento direto com o estabelecimento como através de sites que realizam esse serviço para rever sua política de preço sempre que preciso.

–> Precificação e vendas são um problema no seu hotel ou pousada? Leia os artigos abaixo. Eles com certeza vão ajudá-lo a melhorar nesses quesitos.

4) Acionar alertas do Google

monitorar-concorrentes-hotelaria-3Saiba rapidamente quando notícias relevantes surgirem através dos Alertas do Google. Para utilizar esse serviço, basta ter uma conta do Gmail para cadastrar palavras-chave e receber notificações na ferramenta. Você pode indicar nomes de hotéis e redes, além de termos como “mercado de hotéis” ou “hotelaria”, por exemplo. Dessa maneira, você não precisa fazer buscas diárias por notícias, basta aproveitar a lista automática que o Google sugere.

Ações de custo baixo

Outras formas de permanecer constantemente informado têm custo baixo e podem representar excelentes oportunidades de retorno sobre o investimento. Destaque para:

  • Associações locais: Seu estabelecimento está cadastrado na associação local referente ao setor? Participar de reuniões e ações em conjunto ajuda não apenas a monitorar a concorrência, como também a crescerem juntos.
  • monitorar-concorrentes-hotelaria-2Participações em eventos: Há congressos locais, nacionais e internacionais em que vale a pena se inscrever. Acompanhá-los é uma maneira de se manter atualizado sobre tudo o que rola no mercado. Esse networking pode ser tão útil quanto participar de associações do setor.
  • Cliente misterioso: Conhece essa prática? Ela está sendo cada vez mais adotada em todos os setores. Funciona assim: você paga uma pessoa para se hospedar e fazer avaliação em outros hotéis e também no seu estabelecimento (sem informar à equipe que o hóspede está avaliando, claro). Assim, você pode comparar as facilidades de cada um tendo “vivido” a experiência de se hospedar nos estabelecimentos que deseja comparar.

Uma coisa é garantida: acompanhar as ações de competidores pode fazer seu investimento de marketing ser ainda mais eficiente e poderoso. E aí, vai caprichar no benchmarking?

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