Nossas Sugestões

Conheça o mercado O2O e saiba como ele pode revolucionar o varejo

Conheça o mercado O2O e saiba como ele pode revolucionar o varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/05/16

A cada dia, surgem novas ferramentas e novas maneiras para as pessoas se comunicarem, se informarem e também consumirem. Pare para pensar: há dez anos, quem iria imaginar que as pessoas comprariam o que quisessem pelo celular, não é mesmo?

Nesse sentido, um novo canal de venda vem ganhando força no mercado: é o O2O.

Se você quer saber mais sobre essa tendência e aprender como esse novo jeito de fazer comércio pode revolucionar o varejo, veio ao lugar certo!

Revelamos a seguir o que é o O2O, qual é a sua importância no mercado atual e como essa novidade pode ser interessante para sua loja. Acompanhe e aprenda!

O que é O2O

O2O tendências ecommerce (2)A sigla O2O refere-se ao mercado Online-to-Off-line. Nesse modelo, as pessoas usam o celular para fazer pedidos de forma online de serviços e produtos do mundo off-line (físico). Essas transações, em sua maioria, são realizadas por meio de aplicativos móveis e funcionam baseadas em localização geográfica, atendendo às necessidades de consumidores que estão em uma determinada região.

Veja alguns exemplos já bem conhecidos:

Será que essa moda pega?

Na verdade, já pegou! O mercado O2O nasceu na China e, por lá, já está bem disseminado. As pessoas podem solicitar serviços de lavanderia em suas casas; alguém para fazer o jantar; um profissional para levar seu cachorro para passear e muito mais!

O2O tendências ecommerce (4)No Brasil, a expectativa é que esse modelo evolua muito nos próximos anos. Como ele está diretamente relacionado com os smartphones, o crescimento da utilização dos aparelhos mobile impulsiona também o mercado O2O.

Na China, esse modelo de comércio começou a expandir em 2013, quando o número de usuários de celulares com acesso à internet chegou a mais de 30% da população. O Brasil já atingiu essa meta e há previsões de que até o final de 2016 o país alcance os 40% de aderência aos smartphones. Então, é bom ficar de olho nessa tendência O2O!

Segundo Yan Di, Presidente da ABO2O (Associação Brasileira de O2O), o mercado ainda tem muito espaço a ser preenchido neste segmento. “O crescimento da banda larga móvel está permitindo o florescimento desse novo mercado O2O. Em 2016, nossos associados preveem expansão de 30% em seu faturamento. Um estudo produzido por nossa associação aponta que, no Brasil, este setor tem um potencial de mercado de R$ 1 trilhão ao ano. Esse é o potencial se todo o varejo off-line migrar para a plataforma online”, aponta Yan Di.

Como isso pode beneficiar sua loja

A princípio, pode parecer que o O2O é voltado apenas para a demanda de serviços, mas o varejo tem muito a ganhar com essa tendência também. Esse modelo pode garantir uma grande vantagem para os lojistas, especialmente por dois motivos:

1) Junção das vantagens online e off-line

O2O tendências ecommerce (1)Uma loja física que ofereça uma aplicativo O2O está, basicamente, unindo o melhor do comércio online e do off-line. Ela aproveita a presença digital para alcançar os clientes que não podem ir até à loja e, ao mesmo tempo, oferece a vantagem de estar na mesma região que o cliente, dando mais agilidade à operação.

Por exemplo:

Digamos que sua loja tenha um aplicativo que funciona apenas para clientes que estão em determinado raio próximo à sua loja (ou perto de seus centros de distribuição). Assim, o cliente pode fazer um pedido pelo app de manhã e receber o produto no mesmo dia no final da tarde. Ele não precisou ir até a loja, mas também não teve que esperar cinco dias para receber o item (o que geralmente aconteceria se comprasse em uma outra loja online).

2) Atração de clientes online para a loja off-line

O2O tendências ecommerce (3)O Facebook lançou recentemente a plataforma Facebook Services, em que os usuários da rede podem encontrar diversos estabelecimentos que estão em sua região. Esse é um belo exemplo do que pode surgir nesse sentido nos próximos anos. Dessa forma, sua loja física poderá, por meio dos sites e aplicativos O2O, atrair clientes que estão online e próximos à sua localidade.

A conveniência de estar próximo ao consumidor, oferecer a experiência de compra off-line e entregar o produto na hora pode ser um grande diferencial perante seus concorrentes do e-commerce. No entanto, isso não quer dizer que você vai poder ignorar as plataformas digitais, pois para poder ser encontrado pelos seus clientes online, você precisa ter forte presença na web.

O que achou dessa tendência? Você acha que esse mercado pode evoluir aqui no Brasil? Deixe seu comentário com sua opinião e visão sobre esse tema.  

Informações: Próxxima e Webshoppers
Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 8
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Conheça o mercado O2O e saiba como ele pode revolucionar o varejo"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo