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Conheça os consumidores millennials e saiba como vender para eles

Conheça os consumidores millennials e saiba como vender para eles

Por Redação Blog Gazin Atacado • 11/03/18

Os consumidores millennials (ou da geração Y) nasceram entre 1980 e meados de 1990. Eles são frutos da era da televisão e do telefone fixo, mas cresceram junto com a expansão da internet e dos celulares. Ou seja, são “filhos” da transformação digital do século XX.

Como resultado, geralmente estão mais dispostos a experimentar ferramentas que os ajudem no dia a dia. Aliás, essa foi a geração que impulsionou o crescimento das vendas on-line!

Quer entender melhor os consumidores millennials e saber como sua loja pode atrair esse público?

Continue lendo este artigo. Nele, revelamos mais detalhes sobre essa geração de consumidores que representa cerca de um quarto da população do planeta – no Brasil, esse público chega a 51 milhões – e, consequentemente, o ajudamos a vender para ela.

5 coisas que você precisa saber sobre os consumidores millennials

1 – Consumidores millenials são mais inclinados ao uso da tecnologia no processo de compra

consumidores millennials

A conveniência é um dos fatores mais importantes para os consumidores millenials. Então, qualquer novidade tecnológica que prometa facilitar o processo de compra os agradará! E aí você pode encaixar inteligência artificial, chatbots, big data e assim por diante.

Uma pesquisa da Salesforce, empresa de softwares para a área comercial, apontou que:

  • A geração Y é o grupo de consumidores mais inclinado a usar tecnologias de inteligência artificial para facilitar o processo de compra.

O mesmo vale para chatbots:

  • Em um estudo realizado nos Estados Unidos, mais da metade (67%) dos millennials disse que gostaria de comprar por meio de um chatbot.

Dicas para sua loja!

Sabemos que tecnologias mais avançadas, como inteligência artificial, ainda não são facilmente acessíveis a pequenos e médios negócios. Mas sua empresa pode começar utilizando ferramentas já disponíveis. O Facebook Messenger, por exemplo, oferece a possibilidade de programar um chatbot para interagir com os seus clientes nesta rede.

Aprenda mais:

2 – A compra dos consumidores millennials é multicanal

consumidores millennials

Apesar de gostarem da praticidade das compras on-line e via mobile, os consumidores millenials também prezam pela experiência diferenciada nas lojas físicas – assim como os seus sucessores, os jovens da geração Z.

Na verdade, o que acontece é que esse público geralmente realiza a compra multicanal. Este é um exemplo de como o processo de compra pode funcionar para um millennial:

  1. Pesquisa em sites especializados;
  2. Experimenta na loja física;
  3. Compra no e-commerce;
  4. Fala com a empresa por meio de aplicativos de mensagens instantâneas;
  5. Faz um review da marca nas redes sociais.

Não necessariamente nessa ordem, mas sempre aproveitando a multiplicidade de canais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Accenture:

  • 85% dos millennials usam seus smartphones como assistentes de compra.
  • 41% de consumidores desse público realizam showrooming. Ou seja, consultam o produto na web enquanto estão visitando uma loja física.
  • 68% dos consumidores dessa geração exigem uma experiência de compra integrada em diferentes canais.

Dicas para sua loja!

Para alcançar os consumidores dessa geração, sua loja precisa estar nos diferentes canais que eles utilizam. Ter uma presença forte na web é crucial nesse sentido – afinal, é na internet que a maioria desse público realiza suas pesquisas de compra. Além disso, também é importante oferecer suporte nas redes sociais e por meio aplicativos de mensagens instantâneas – como o WhatsApp, por exemplo.

Aprenda mais:

3 – Eles valorizam experiências

consumidores millennials

Outra característica forte dos consumidores millennials é que geralmente eles gastam mais na aquisição de itens de experiência do que em itens materiais.

Na pesquisa da Accenture:

  • 78% dos millennials disseram preferir comprar experiências do que “coisas”.

Essa valorização da experiência também é relevante no processo de compra:

  • Os clientes da geração Y querem se sentir especiais na interação com as empresas, e o atendimento e a experimentação na loja atuam como promotores de experiências valiosas para esses consumidores.

Dicas para sua loja!

É preciso investir cada vez mais em proporcionar uma experiência de compra marcante e oferecer vantagens relacionadas a vivências e experimentações. Uma maneira de fazer isso é por meio do atendimento qualificado e especializado da sua equipe de vendas. Nesse sentido, é importante que seus vendedores saibam atuar como consultores especialistas.

Além disso, oferecer serviços e benefícios focados em experiências é uma excelente forma de trabalhar para atrair consumidores millenials.

Por exemplo! Em seu programa de fidelidade, em vez de o cliente trocar pontos por produtos, que tal oferecer experiências como viagens ou cursos?

Aprenda mais:

4 – Millennials adoram descontos

consumidores millennials

Os consumidores da geração Y sempre buscam ofertas e promoções. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela CouponFollow, empresa especializada no oferecimento de cupons de desconto, descobriu que:

  • Oito em cada 10 millennials utilizam cupons de desconto em suas compras.

Em outro levantamento feito pela empresa internacional de pesquisa YouGov:

  • 34% dos millennials afirmaram que procuram descontos on-line toda semana.

Dicas para sua loja!

Baixar o preço simplesmente para atrair mais clientes não é a melhor estratégia para o seu negócio. No entanto, você pode chamar a atenção dos consumidores millennials oferecendo descontos aliados a compras de valor.

Por exemplo! Desconto para compras acima de determinado preço; descontos para compra de kits de produtos; descontos para integrantes do programa de fidelidade.

O importante é que o desconto tenha um propósito estratégico, como valorizar a fidelidade dos clientes ou aumentar o ticket médio da loja.

Aprenda mais:

5 – Eles também estão dispostos a gastar

consumidores millennials

Não é porque gostam de desconto que os consumidores millennials não estão propensos a gastar. Em um estudo da consultoria Princeton Survey Research Associates International:

  • Sete em cada 10 millennials entrevistados afirmaram que estavam planejando comprar, pelo menos, um item de alto valor – tais como computadores, móveis e eletrodomésticos.

Em outra pesquisa realizada pela empresa de serviços financeiros Charles Schwab, descobriu-se que:

  • 76% dos consumidores da geração Y gastam boa parte de seu dinheiro adquirindo as últimas novidades em eletrônicos.

Dicas para sua loja!

Sabendo que os millennials gostam de conveniência na hora de comprar e que valorizam experiências diferenciadas na loja física, é nesses fatores que você deve investir para atraí-los e fazê-los abrir a carteira em sua loja.

Aprenda mais:

Em resumo, estas são as principais características dos consumidores millennials:

  • Estão sempre conectados.
  • Adoram descontos, mas, ao mesmo tempo, estão dispostos a investir em itens de alto valor.
  • Gostam de comprar on-line, mas também valorizam a experiência na loja física.
  • A conveniência no processo de compra é um dos fatores mais importantes para esse público.

Aprenda mais sobre as gerações de clientes que devem mudar o varejo nos próximos anos:

aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce

Com essas informações, sua loja estará muito mais preparada para atrair e conquistar os clientes da nova geração!

Coloque nossas dicas em prática para manter seu negócio relevante no mercado e acompanhar as transformações dos consumidores.

  • Bons negócios!
Informações: eMarketer; Accenture; TNW; CNBC
Imagens: Bigstock

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