Os consumidores millennials (ou da geração Y) nasceram entre 1980 e meados de 1990. Eles são frutos da era da televisão e do telefone fixo, mas cresceram junto com a expansão da internet e dos celulares. Ou seja, são “filhos” da transformação digital do século XX.
Como resultado, geralmente estão mais dispostos a experimentar ferramentas que os ajudem no dia a dia. Aliás, essa foi a geração que impulsionou o crescimento das vendas on-line!
Quer entender melhor os consumidores millennials e saber como sua loja pode atrair esse público?
Continue lendo este artigo. Nele, revelamos mais detalhes sobre essa geração de consumidores que representa cerca de um quarto da população do planeta – no Brasil, esse público chega a 51 milhões – e, consequentemente, o ajudamos a vender para ela.
A conveniência é um dos fatores mais importantes para os consumidores millenials. Então, qualquer novidade tecnológica que prometa facilitar o processo de compra os agradará! E aí você pode encaixar inteligência artificial, chatbots, big data e assim por diante.
Uma pesquisa da Salesforce, empresa de softwares para a área comercial, apontou que:
O mesmo vale para chatbots:
Sabemos que tecnologias mais avançadas, como inteligência artificial, ainda não são facilmente acessíveis a pequenos e médios negócios. Mas sua empresa pode começar utilizando ferramentas já disponíveis. O Facebook Messenger, por exemplo, oferece a possibilidade de programar um chatbot para interagir com os seus clientes nesta rede.
Aprenda mais:
Apesar de gostarem da praticidade das compras on-line e via mobile, os consumidores millenials também prezam pela experiência diferenciada nas lojas físicas – assim como os seus sucessores, os jovens da geração Z.
Na verdade, o que acontece é que esse público geralmente realiza a compra multicanal. Este é um exemplo de como o processo de compra pode funcionar para um millennial:
Não necessariamente nessa ordem, mas sempre aproveitando a multiplicidade de canais.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Accenture:
Para alcançar os consumidores dessa geração, sua loja precisa estar nos diferentes canais que eles utilizam. Ter uma presença forte na web é crucial nesse sentido – afinal, é na internet que a maioria desse público realiza suas pesquisas de compra. Além disso, também é importante oferecer suporte nas redes sociais e por meio aplicativos de mensagens instantâneas – como o WhatsApp, por exemplo.
Aprenda mais:
Outra característica forte dos consumidores millennials é que geralmente eles gastam mais na aquisição de itens de experiência do que em itens materiais.
Na pesquisa da Accenture:
Essa valorização da experiência também é relevante no processo de compra:
É preciso investir cada vez mais em proporcionar uma experiência de compra marcante e oferecer vantagens relacionadas a vivências e experimentações. Uma maneira de fazer isso é por meio do atendimento qualificado e especializado da sua equipe de vendas. Nesse sentido, é importante que seus vendedores saibam atuar como consultores especialistas.
Além disso, oferecer serviços e benefícios focados em experiências é uma excelente forma de trabalhar para atrair consumidores millenials.
Por exemplo! Em seu programa de fidelidade, em vez de o cliente trocar pontos por produtos, que tal oferecer experiências como viagens ou cursos?
Aprenda mais:
Os consumidores da geração Y sempre buscam ofertas e promoções. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela CouponFollow, empresa especializada no oferecimento de cupons de desconto, descobriu que:
Em outro levantamento feito pela empresa internacional de pesquisa YouGov:
Baixar o preço simplesmente para atrair mais clientes não é a melhor estratégia para o seu negócio. No entanto, você pode chamar a atenção dos consumidores millennials oferecendo descontos aliados a compras de valor.
Por exemplo! Desconto para compras acima de determinado preço; descontos para compra de kits de produtos; descontos para integrantes do programa de fidelidade.
O importante é que o desconto tenha um propósito estratégico, como valorizar a fidelidade dos clientes ou aumentar o ticket médio da loja.
Aprenda mais:
Não é porque gostam de desconto que os consumidores millennials não estão propensos a gastar. Em um estudo da consultoria Princeton Survey Research Associates International:
Em outra pesquisa realizada pela empresa de serviços financeiros Charles Schwab, descobriu-se que:
Sabendo que os millennials gostam de conveniência na hora de comprar e que valorizam experiências diferenciadas na loja física, é nesses fatores que você deve investir para atraí-los e fazê-los abrir a carteira em sua loja.
Aprenda mais:
Com essas informações, sua loja estará muito mais preparada para atrair e conquistar os clientes da nova geração!
Coloque nossas dicas em prática para manter seu negócio relevante no mercado e acompanhar as transformações dos consumidores.
- Bons negócios!