Nossas Sugestões

Conheça o consumidor do futuro e prepare-se para vender para ele

Conheça o consumidor do futuro e prepare-se para vender para ele

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/11/17

Você já parou para pensar sobre como o consumidor do futuro irá se comportar? Não? Pois deveria! Afinal, saber como o consumidor do futuro irá realizar o processo de compra pode dar à sua loja uma vantagem competitiva e tanto. Como? Simples:

Quanto mais preparado você estiver para as mudanças que estão por vir, melhor vai conseguir atender às demandas dos clientes e do mercado!

Sabendo disso, revelamos neste artigo tendências que devem impactar o processo de compra e venda e o relacionamento entre empresas e clientes nos próximos anos. Acompanhe e saiba como se preparar para essas transformações!

Prepare-se para o futuro que já começou!

consumidor do futuro

“Mas como saber quais serão as mudanças no perfil do consumidor que irão afetar suas operações no futuro?”, você pode se perguntar!

É para isso que estamos aqui! Para ajudá-lo a se manter atualizado quanto às principais movimentações do varejo.

No artigo de hoje, trazemos informações de dois estudos que apontam como será o comportamento dos clientes em 2020 e 2030. Saiba mais sobre o consumidor do futuro e entenda como sua loja pode se preparar para essas mudanças.

Conheça o consumidor do futuro

Previsões para 2020

“O consumidor do futuro terá mais controle das operações.” É o que aponta o estudo Cisco Consumer 2020.

Neste sentido, o levantamento aponta que as empresas atuarão cada vez mais “com” os clientes, não apenas “para” eles.

Estas foram as descobertas da pesquisa em relação ao comportamento do consumidor do futuro que podem afetar diretamente o varejo:

1) Experiências de vendas personalizadas

consumidor do futuroA personalização já é um fator importante atualmente, mas deve se tornar uma exigência cada vez mais forte dos clientes. A boa notícia é que para ter acesso à compra personalizada, os consumidores estarão dispostos a compartilhar informações sobre seus perfis e preferências.

Com esses dados e com ferramentas que ajudem a utilizar as informações de maneira estratégica, as vendas no futuro devem oferecer experiências únicas para cada cliente.

Como acompanhar essa mudança

Entenda quais são as etapas que sua loja deve seguir para conhecer melhor seu público e, assim, oferecer produtos e serviços alinhados às especificidades dele:

2) Consumidores geradores de conteúdo

consumidor do futuroHá algum tempo o público passou a ter participação ativa na comunicação com as empresas. A internet deu voz aos consumidores e isso mudou radicalmente os processos de marketing. O estudo da Cisco indica que as marcas devem, cada vez mais, dar ao cliente o poder de gerar informações sobre a empresa.

Hoje em dia isso acontece de maneira indireta – com as avaliações feitas pelos clientes nas redes sociais, por exemplo. O consumidor do futuro vai exigir que as empresas passem a ajudá-lo a se apropriar, criar e compartilhar conteúdo.

Como acompanhar essa mudança

Dar voz aos seus clientes é apenas uma das ações necessárias para sua loja se aproximar dos consumidores. Confira cinco dicas para criar um verdadeiro engajamento com seu público:

3) Participação ativa dos clientes nos processos das empresas

consumidor do futuroNão é só na comunicação e nas vendas que os clientes devem ter participação ativa. O consumidor do futuro vai influenciar também nos processos de gestão das empresas. Ou seja, na hora de criar estratégias e objetivos, as marcas irão levar em conta a opinião do público.

Isso não quer dizer que os compradores estarão sentados na sala de reunião da sua loja, mas com a crescente disponibilização dos dados dos seus clientes, será possível tomar decisões organizacionais alinhadas às expectativas e às preferências dos consumidores.

Como acompanhar essa mudança

Hoje em dia já é possível identificar padrões de comportamento que indicam oportunidades para a loja. Conheça algumas estratégias que você pode colocar em prática para descobrir o que os clientes querem e, assim, aprimorar suas operações e melhorar seus resultados:

Tendências para 2030

Apontando para um futuro um pouco mais distante, um estudo realizado pela consultoria McKinsey indica que estas serão as principais movimentações que irão moldar o comportamento do consumidor do futuro (de 2030!):

  • Busca por conveniência e facilidade.
  • Foco na experiência de compra.
  • Consumo em negócio locais.
  • Simplificação de escolha.

Os artigos listados a seguir ajudarão você a acompanhar essas transformações desde já:

a) Conveniência e facilidade

consumidor do futuro

Saiba como se destacar no mercado e conquistar o cliente da era digital, aliando a agilidade da tecnologia com a experiência única que o atendimento presencial na loja pode proporcionar:

b) Foco na experiência da compra

consumidor do futuro

Entenda o que é experiência do cliente e por que isso é tão importante, e saiba como sua loja pode proporcionar uma experiência positiva ao seu público:

c) Consumo em negócios locais

consumidor do futuro

Envolver-se nos projetos da comunidade em que sua loja atua vai fortalecer sua marca e também ajudar a criar oportunidades de negócio. Entenda como fazer isso de maneira eficiente:

d) Simplificação de escolha

consumidor do futuro

Tanto na loja física como no e-commerce, entender como o cliente escolhe o produto é fundamental para expor os itens de forma estratégica. Aprenda dicas para esses dois canais:

consumidor do futuro

Esperamos que essas informações ajudem você a entender melhor as mudanças que estão acontecendo no mercado. Os artigos indicados ao longo do texto trazem dicas e informações importantes sobre como sua loja pode criar ações para se preparar para o futuro que já começou! Não deixe de ler!

consumidor do futuro

Ah, e compartilhe esse material com sua equipe! É fundamental que todos estejam acompanhando as tendências de consumo que impactam diretamente a forma de vender e atender os clientes.

Boa leitura e boas vendas!

Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


5 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 6
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

5

comentários em "Conheça o consumidor do futuro e prepare-se para vender para ele"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo