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Crie exclusividade e senso de urgência para motivar os clientes a comprarem em sua loja

Crie exclusividade e senso de urgência para motivar os clientes a comprarem em sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/07/18

Quando você encontra uma boa oportunidade, quer aproveitá-la antes que ela passe, não é mesmo? Os seus clientes também! É por isso que promover exclusividade e senso de urgência é uma das principais formas de persuadir seus clientes a comprarem mais no curto prazo. 

Aprenda mais sobre essa estratégia e entenda como utilizá-la para movimentar as vendas de determinados produtos em sua loja. 

Exclusividade e senso de urgência para motivar os clientes  

Já escrevemos aqui no Blog do Varejo sobre o livro “As Armas da Persuasão, de Roberto Cialdini. Na obra, o autor mostra que existem alguns princípios psicológicos que podem ser usados pelas empresas para persuadir seus clientes a comprarem.

Entre esses princípios está a “escassez”. Cialdini explica este conceito da seguinte forma: “o medo de perder uma oportunidade é um grande motivador de compra para seus consumidores”.

senso de urgência e exclusividade

Nesse sentido, como ferramenta de persuasão, sua loja pode promover ações que criem exclusividade e senso de urgência para condicionar o cliente a fechar a compra o quanto antes. Para isso, é preciso mostrar aos consumidores que sua loja está oferecendo uma chance única de negócio.

Quer ver isso acontecendo na prática? Siga estas dicas:

Promoção limpa-estoque

exclusividade e senso de urgênciaEsse é o tipo de ação que mostra ao cliente que é aquela a última chance que ele tem de adquirir aquele produto com uma condição especial. Além de criar o senso de urgência, isso ajuda você a movimentar determinados itens parados no estoque.

Exemplos:

  • “Última chance para comprar o produto X parcelado em até Y vezes sem juros. Promoção válida só enquanto durar o estoque!”
  • “Para limpar o estoque: nesta quarta-feira, na compra do produto A, ganhe B% de desconto no produto C.”

Leia também! 2 dicas para vender produtos parados no estoque

Lançamento de novos produtos

exclusividade e senso de urgênciaOutra maneira de criar exclusividade e senso de urgência é mostrando que sua loja pode ajudar o consumidor a conseguir aquele modelo de celular que acabou de ser lançado, ou aquele novo produto revolucionário.

Exemplos:

  • “Promoção de lançamento: compre o novo celular X e ganhe uma capa de brinde.”
  • “Deixe seu nome na lista e seja um dos primeiros a comprar o novo produto Y.”

Leia também! Como fidelizar clientes usando gatilhos mentais

Entrega grátis/entrega rápida só em dias específicos

exclusividade e senso de urgênciaEste tipo de abordagem funciona na loja física também, mas tem ainda mais apelo em lojas online, em que a entrega é um dos fatores decisivos para a compra.

 Exemplos:

  • “Nesta sexta, entrega grátis para compras acima de X reais.”
  • “Compre qualquer produto em nossa loja amanhã e receba em até três dias.”

Leia também! Logística no e-commerce na prática

Condições especiais para os primeiros X compradores

exclusividade e senso de urgênciaQuer fazer seu cliente ir até sua loja imediatamente? Ofereça alguma condição especial para quem comprar primeiro. Se ele demorar muito, vai perder a chance!

Exemplos:

  • “Garantia estendida de X anos para os primeiros Y compradores.”
  • “Os primeiros Z compradores de amanhã terão entrega e montagem gratuita.”

Leia também! 4 técnicas de vendas poderosas

Bônus com prazo limitado para a próxima compra

exclusividade e senso de urgênciaVocê ainda pode criar senso de urgência e exclusividade mesmo depois que o seu cliente acabar de levar um produto de sua loja! Como? Oferecendo um bônus exclusivo para a próxima compra, mas com um prazo limite para ser utilizado.

 Exemplos:

  • “Parcelamento em até X vezes sem juros em sua próxima compra. Bônus válido somente até agosto/2018.”
  • “Se você voltar a comprar na loja ainda este mês, terá direito a 10% de desconto.”

Leia também: Dê motivos para os clientes continuarem comprando em sua loja

Evento/brinde exclusivo para quem comprar na sua loja

exclusividade e senso de urgênciaMostre ao cliente que sua loja pode oferecer algo único para ele. Pode ser uma condição, um brinde ou mesmo um evento. O importante é mostrar que, comprando na sua loja, seu cliente saiba que terá exclusividade.

 Exemplos:

  • “Compre a batedeira Y em nossa loja e ganhe uma aula de culinária exclusiva com a Chef X.”
  • “Compre seu smartphone em nossa loja e ganhe uma capinha exclusiva e personalizada.”

Leia também! Como premiar a fidelidade de seus clientes, sem ter que dar descontos

Gostou das dicas?

Esperamos que elas possam ajudar a ativar o princípio de escassez em seus clientes e, assim, movimentar as vendas de sua loja.

Se você tem mais alguma ideia ou opinião sobre este tema, que tal deixar um comentário aqui no blog?

Importante!

exclusividade e senso de urgência

  • Antes de oferecer uma condição ou presente especial ao seu cliente, você deve se planejar e se preparar para poder cumprir as promessas.
  • Do contrário, o tiro pode sair pela culatra e, além do faturamento, a imagem de sua marca sairá prejudicada.
  • Para isso, cuide muito bem da comunicação dessas ações, para que tudo esteja muito claro e explicado de forma objetiva. Sempre que necessário, faça regulamentos explicando o funcionamento das promoções.

Leia também:

Como fazer promoções memoráveis?

Como aproveitar compras por impulso para vender mais

Imagens: Freepik; Bigstock

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