fbpx

Nossas Sugestões

Cyber Monday: O que é e como sua loja pode aproveitar essa data

Cyber Monday: O que é e como sua loja pode aproveitar essa data

Por Redação Blog Gazin Atacado • 21/11/17

cyber mondayFaz alguns anos que o varejo brasileiro importou dos Estados Unidos a chamada Black Friday. Provavelmente, se você ainda não fez promoções nessa data, conhece comerciantes que fizeram e ficaram satisfeitos com os resultados, não? Ok, mas e Cyber Monday, você sabe o que é?

Essa é outra tradição comercial do mercado norte-americano que, recentemente, “desembarcou” no Brasil. Com o foco na venda on-line de produtos eletrônicos, a Cyber Monday acontece na segunda-feira seguinte à Black Friday. Ou seja, este ano será no dia 26 de novembro!

Leia também!

Precisa de ajuda para vender itens tecnológicos na sua loja? Leia os artigos abaixo!

Cyber Monday no Brasil

cyber mondayDe acordo com o E-bit, em 2015 a Cyber Monday movimentou R$ 294 milhões no Brasil, 56% a mais do que no ano anterior. Além disso, o tícket médio na data foi de R$ 433 por cliente. Não dá para desprezar, não é mesmo?

E como por aqui as tendências chegam e são adaptadas à realidade local, não são apenas as redes que vendem produtos eletrônicos que têm se beneficiado ou estão pensando em se beneficiar da Cyber Monday no país. Marcas como Netshoes e O Boticário, por exemplo, já fizeram ações promocionais na segunda-feira pós sexta-feira negra!

Que tal?

Cyber Monday no varejo off-line

É verdade que, inicialmente, a Cyber Monday era coisa de e-commerce. Porém, o varejo off-line soube aproveitar a oportunidade nascida na internet para aumentar suas vendas na reta final do ano. Gosta da ideia de utilizar mais uma data comemorativa a seu favor, mas não sabe como fazer isso?

Siga a leitura deste artigo. A seguir, apresentamos algumas táticas que lojas físicas podem adotar para aproveitar a Cyber Monday para vender mais!

Antes de pensar em Cyber Monday, você quer preparar sua loja para a Black Friday? Reunimos aqui todos os artigos que já publicamos sobre esse assunto no Blog do Varejo. Não deixe de ler!

4 dicas para aproveitar a Cyber Monday para vender mais

1) Baseie suas estratégias em fatos, não em achismos

Se alguém perguntasse para você como você definiu as estratégias de marketing/vendas para a Cyber Monday deste ano, o que você responderia?

Apesar de não existir uma resposta certa para essa questão, definitivamente existem respostas erradas! As mais comuns são:

“Ah, vi o que meu concorrente estava fazendo e copiei.”

“Segui meu instinto.”

Por quê? Simples: elas são baseadas em “achismos”.

Se você quer que suas campanhas tragam bons resultados, precisa acabar com esse tipo de “estratégia” em sua loja. Está se perguntando o que você deve fazer? Estas são algumas de suas missões:

  • Analisar o desempenho das campanhas anteriores.
  • Descobrir o que funciona e o que não funciona na sua loja e com o seu público.
  • Conversar com seus clientes para saber a opinião deles…
  • Enfim, basear cada ação em dados que as apoiem e justifiquem!

É claro que isso não vale para a sua primeira vez desenvolvendo uma campanha para uma data específica, já que você não terá base de comparação anterior. Porém, é seu dever passar a coletar esses dados. Você pode fazer isso por meio de pesquisas com seus clientes, feedbacks coletados na própria loja, reuniões com a equipe de vendas e assim por diante. Tudo isso fará você criar campanhas cada vez mais efetivas e lucrativas!

2) Utilize a internet a seu favor

Não é porque seu objetivo é vender na loja física que você pode simplesmente ignorar o poder da internet. Seus perfis nas redes sociais, seu site e sua base de e-mails podem ajudá-lo a atrair clientes para a loja nessa data (e sempre!).

Nesse sentido, você pode:

  • Disponibilizar cupons de desconto nas redes sociais para serem utilizados pelos clientes que forem à loja física.
  • Divulgar suas promoções nesses canais.
  • Atualizar o site com todas as informações das ofertas, incentivando os visitantes do site a irem até a loja.
  • Desenvolver promoções específicas para os clientes fiéis, que fazem parte da sua base de e-mails, e comunicá-las por meio de contatos personalizados e direcionados.

São ações simples e baratas, mas que podem trazer resultados excelentes. Teste e comprove!

3) Conecte as ações da Black Friday, da Cyber Monday e do Natal

Quando três grandes datas comemorativas acontecem em sequência, saber como conectá-las pode ser um grande diferencial.

Assim, em vez de simplesmente fazer ofertas avulsas em cada uma delas, você pode pensar estrategicamente em liberar aos poucos novas e diferentes ofertas, fazendo com que os clientes tenham a sensação de que precisam aproveitar cada uma e garantindo a você loja um movimento frequente na sua loja. 

Loja movimentada sempre é bem melhor do que loja lotada em dia de data comemorativa e vazia nos outros dias, né?

Outra ideia nesse sentido é oferecer cupons para os clientes da Black Friday utilizarem na Cyber Monday e no Natal. Os cupons podem conter ofertas específicas, únicas e com validade para cada uma dessas novas datas comemorativas, despertando no cliente o sentimento de urgência.

Assim, você não apenas não prejudica as campanhas de cada uma das datas, como potencializa as vendas delas!

Leia também!

Como o Natal é a melhor data comemorativa para o varejo, já publicamos muito conteúdo sobre como aproveitar essa data para vender mais por aqui.

Para ler todos os artigos, assistir a todos os vídeos e ter acesso a todas as dicas, clique aqui.

4) Aposte na simplicidade e mantenha-se alinhado ao que sua marca defende

Um erro que muitos varejistas cometem na hora de pensar em como aproveitar grandes datas comemorativas para aumentar as vendas e fidelizar clientes é complicar o que deveria ser simples. Entenda que é mais fácil acertar apostando em poucas e boas ideias do que desenvolvendo diversas ações diferentes, pensando em públicos variados.

Conhecer bem o seu público, saber o que funciona para aquele segmento específico e desenvolver uma campanha focada nele e alinhada aos valores da sua marca é muito mais eficiente do que criar um monte de ofertas tentando atingir novos públicos só porque essa é uma época boa para vender.

Lembre-se disso na hora de desenvolver suas estratégias para todos os marcos do ciclo do varejo.

Saiba mais!

Boas dicas, não é mesmo? Que com a ajuda delas e com toda a sua experiência, você consiga ter uma excelente Black Friday, uma Cyber Monday inesquecível e, é claro, um Feliz Natal e um próspero ano novo!

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 5
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Cyber Monday: O que é e como sua loja pode aproveitar essa data"

Comentar