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Os micro-momentos na decisão de compra de eletrônicos

Os micro-momentos na decisão de compra de eletrônicos

Por Redação Blog Gazin Atacado • 17/05/17

Três anos atrás publicamos um artigo aqui no Blog do Varejo falando sobre o processo de decisão de compra de eletrônicos. O texto traz boas dicas e recomendamos que você o leia (para isso, clique aqui).

Porém, muita coisa mudou desde então. O mercado evoluiu, novas tecnologias surgiram e o caminho que o cliente percorre na hora de decidir o que comprar também sofreu alterações. Uma das principais mudanças no comportamento do consumidor foi a utilização cada vez mais frequente dos dispositivos móveis no processo de compra.

A decisão de compra de eletrônicos também foi fortemente afetada pelo mobile. Se a sua loja vende esses produtos, precisa entender como atualmente os consumidores pesquisam e escolhem o que e onde comprar. E é sobre isso que falamos a seguir. Acompanhe!

O que são micro-momentos

decisão de compra de eletrônicos

Os micro-momentos acontecem quando as pessoas usam o smartphone para satisfazer uma vontade pontual de aprender, de fazer, de descobrir, de assistir ou de comprar algo. São buscas e interações que acontecem ao longo do dia e que podem resultar em decisões de última hora, tomadas por impulso e/ou para resolver uma necessidade específica daquele instante.

SAIBA MAIS: Micro-momentos no varejo – a importância dos dispositivos móveis no processo de compra

Os micro-momentos na decisão de compra de eletrônicos

De acordo com estudos da Google, os consumidores de produtos eletrônicos possuem micro-momentos específicos em sua jornada. Descubra a seguir quais são os micro-momentos mais importantes na decisão de compra de eletrônicos e saiba como aproveitar melhor essas oportunidades para atrair e conquistar mais clientes.

Momento: “EU PRECISO DE IDEIAS”

decisão de compra de eletrônicos

A facilidade de acesso à informação que os dispositivos móveis proporciona ajuda os consumidores quando eles estão buscando inspirações e ideias sobre o que comprar. Nessa hora, os clientes pesquisam da seguinte forma:

  • 68% recorrem a vídeos do YouTube.
  • 45% buscam informações em blogs.
  • 84% pesquisam no Google.

Esses dados mostram que, nessa fase de busca por ideias do que comprar, os consumidores de eletrônicos procuram conteúdo que os ajudem e os convençam de que vale a pena adquirir determinado item.

Os artigos abaixo irão ajudar sua loja a oferecer informações qualificadas para os clientes nessa etapa e, consequentemente, aumentar as chances de ela ser a escolhida pelos compradores:

Momento: “QUAL É A MELHOR OPÇÃO?”

decisão de compra de eletrônicos

Os estudos da Google indicam que, seja quando estão na rua, em casa, no trânsito ou dentro da loja física, os consumidores utilizam seus smartphones para comparar preços, marcas e produtos.

Veja abaixo dados que indicam o comportamento dos clientes na decisão de compra de eletrônicos por meio de dispositivos móveis:

  • 80% dos clientes que utilizam smartphone para comprar eletrônicos já mudaram de ideia em relação à qual loja ou qual marca comprar depois de realizar algumas pesquisas no Google.
  • As buscas em dispositivos móveis no Google por preços e promoções de produtos eletrônicos cresceram mais de 40% em um ano.

Ser encontrado no Google é superimportante para que sua loja seja levada em conta pelo consumidor no processo de decisão de compra de eletrônicos.

Mais do que isso, é fundamental que o cliente encontre informações úteis e que deem mais confiança para ele comprar em seu estabelecimento ou site – tais como avaliações positivas, orientações e promoções atrativas.

Os artigos abaixo trazem dicas importantes para alcançar o cliente nesta etapa:

Momento: “EU QUERO COMPRAR”

decisão de compra de eletrônicos

Na hora de finalmente fechar a compra, os consumidores que usam smartphone levam em conta as seguintes questões na decisão de compra de eletrônicos:

  • 79% esperam que as lojas ofereçam diferentes maneiras para comprar por meio de dispositivos móveis – compra online e retirada do produto na loja, ou compra online e entrega do produto em casa.
  • 72% desse grupo de clientes vai até uma loja física conferir o produto já com a intenção de comprá-lo online.
  • 43% já compraram produtos eletrônicos em seus smartphones ao mesmo tempo em que eles conferiam o item pessoalmente na loja física.

Você pode até achar ruim que o cliente vá até sua loja física para ver o produto e acabe comprando o item na internet. Mas, ao invés de tentar lutar contra isso, que tal aproveitar essa tendência para aumentar suas vendas e conquistar mais clientes?

Os artigos abaixo trazem informações e sugestões importantes sobre como se conectar com o consumidor na loja física e também no ambiente online. Assim, quando um cliente for pesquisar um produto no smartphone dentro da sua loja, ele poderá encontrar sua marca também na web.

Momento: “COMO EU ARRUMO ISSO?”

decisão de compra de eletrônicos

Mesmo depois de realizar a compra, o cliente ainda espera que a loja o ajude a utilizar o produto e tirar dúvidas sobre ele. Essa fase de pós-venda também influencia a decisão de compra de eletrônicos que o consumidor fará no futuro.

  • As buscas no Google em dispositivos móveis feitas por consumidores de produtos eletrônicos que precisam de informações sobre solução de problemas, reparos e atendimento ao cliente cresceram mais de 40% em um ano.

Quanto mais sua loja ajudar seus clientes nessa etapa, maiores serão as chances de eles comprarem novamente em seu estabelecimento ou site e também de recomendarem sua marca para os amigos e familiares.

Os artigos abaixo ensinam como oferecer um pós-venda de qualidade, aumentando a fidelidade dos seus clientes e atraindo mais compradores:

Esperamos que as dicas e informações desse artigo possam ajudá-lo a entender melhor como funciona a decisão de compra de eletrônicos e a saber como agir em cada etapa da jornada para alcançar e conquistar mais clientes para sua loja.

Sucesso e boas vendas!

Aprenda mais sobre a decisão de compra de eletrônicos:

Informações: Think with Google   |   Imagens: Freepik

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