Três anos atrás publicamos um artigo aqui no Blog do Varejo falando sobre o processo de decisão de compra de eletrônicos. O texto traz boas dicas e recomendamos que você o leia (para isso, clique aqui).
Porém, muita coisa mudou desde então. O mercado evoluiu, novas tecnologias surgiram e o caminho que o cliente percorre na hora de decidir o que comprar também sofreu alterações. Uma das principais mudanças no comportamento do consumidor foi a utilização cada vez mais frequente dos dispositivos móveis no processo de compra.
A decisão de compra de eletrônicos também foi fortemente afetada pelo mobile. Se a sua loja vende esses produtos, precisa entender como atualmente os consumidores pesquisam e escolhem o que e onde comprar. E é sobre isso que falamos a seguir. Acompanhe!
Os micro-momentos acontecem quando as pessoas usam o smartphone para satisfazer uma vontade pontual de aprender, de fazer, de descobrir, de assistir ou de comprar algo. São buscas e interações que acontecem ao longo do dia e que podem resultar em decisões de última hora, tomadas por impulso e/ou para resolver uma necessidade específica daquele instante.
→ SAIBA MAIS: Micro-momentos no varejo – a importância dos dispositivos móveis no processo de compra
De acordo com estudos da Google, os consumidores de produtos eletrônicos possuem micro-momentos específicos em sua jornada. Descubra a seguir quais são os micro-momentos mais importantes na decisão de compra de eletrônicos e saiba como aproveitar melhor essas oportunidades para atrair e conquistar mais clientes.
A facilidade de acesso à informação que os dispositivos móveis proporciona ajuda os consumidores quando eles estão buscando inspirações e ideias sobre o que comprar. Nessa hora, os clientes pesquisam da seguinte forma:
Esses dados mostram que, nessa fase de busca por ideias do que comprar, os consumidores de eletrônicos procuram conteúdo que os ajudem e os convençam de que vale a pena adquirir determinado item.
Os artigos abaixo irão ajudar sua loja a oferecer informações qualificadas para os clientes nessa etapa e, consequentemente, aumentar as chances de ela ser a escolhida pelos compradores:
Os estudos da Google indicam que, seja quando estão na rua, em casa, no trânsito ou dentro da loja física, os consumidores utilizam seus smartphones para comparar preços, marcas e produtos.
Veja abaixo dados que indicam o comportamento dos clientes na decisão de compra de eletrônicos por meio de dispositivos móveis:
Ser encontrado no Google é superimportante para que sua loja seja levada em conta pelo consumidor no processo de decisão de compra de eletrônicos.
Mais do que isso, é fundamental que o cliente encontre informações úteis e que deem mais confiança para ele comprar em seu estabelecimento ou site – tais como avaliações positivas, orientações e promoções atrativas.
Os artigos abaixo trazem dicas importantes para alcançar o cliente nesta etapa:
Na hora de finalmente fechar a compra, os consumidores que usam smartphone levam em conta as seguintes questões na decisão de compra de eletrônicos:
Você pode até achar ruim que o cliente vá até sua loja física para ver o produto e acabe comprando o item na internet. Mas, ao invés de tentar lutar contra isso, que tal aproveitar essa tendência para aumentar suas vendas e conquistar mais clientes?
Os artigos abaixo trazem informações e sugestões importantes sobre como se conectar com o consumidor na loja física e também no ambiente online. Assim, quando um cliente for pesquisar um produto no smartphone dentro da sua loja, ele poderá encontrar sua marca também na web.
Mesmo depois de realizar a compra, o cliente ainda espera que a loja o ajude a utilizar o produto e tirar dúvidas sobre ele. Essa fase de pós-venda também influencia a decisão de compra de eletrônicos que o consumidor fará no futuro.
Quanto mais sua loja ajudar seus clientes nessa etapa, maiores serão as chances de eles comprarem novamente em seu estabelecimento ou site e também de recomendarem sua marca para os amigos e familiares.
Os artigos abaixo ensinam como oferecer um pós-venda de qualidade, aumentando a fidelidade dos seus clientes e atraindo mais compradores:
Esperamos que as dicas e informações desse artigo possam ajudá-lo a entender melhor como funciona a decisão de compra de eletrônicos e a saber como agir em cada etapa da jornada para alcançar e conquistar mais clientes para sua loja.
Sucesso e boas vendas!