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Descrição de produtos no e-commerce: como apresentar melhor as ofertas

Descrição de produtos no e-commerce: como apresentar melhor as ofertas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/04/17

Uma pesquisa do Nielsen Norman Group, uma das maiores consultorias de experiência do usuário na internet, revela que 79% das pessoas apenas “passam o olho” no conteúdo das páginas web. Em média, apenas 16% leem “palavra por palavra” do conteúdo apresentado. Por isso mesmo, entender como as pessoas interagem com os textos na web é importante para que você saiba como melhorar a descrição de produtos no e-commerce.

As dicas básicas são: escreva pouco, deixe clientes contarem suas histórias, seja claro e conciso. Mas calma lá, isso é apenas o “resumo da obra”. Vamos avaliar em detalhes como fazer tudo isso…

Uma breve apresentação da oferta  

Antes de colocar os pormenores, você precisa apresentar uma breve chamada na descrição de produtos no e-commerce. Veja o exemplo a seguir, mesmo que você não tenha conhecimento de inglês:

Este é um bom exemplo para descrição de produtos no e-commerce porque mostra rapidamente:

  • descrição de produtos no e-commercePelo menos uma foto do produto (no caso, capa do celular) – há também um vídeo, falaremos sobre isso mais abaixo.
  • Tem um título fácil de ser entendido e “pescado” pelo Google: “Capa Rígida (Candishell) para iPhone” (a inclusão do nome do modelo do produto facilita a busca e a leitura).
  • Uma chamada breve abaixo do título, que também auxilia o item a ser encontrado na internet, pois contém palavras-chave do produto. Vamos traduzir: Capa de iPhone com proteção de grade militar.
  • Cor: preto (isso também ajuda na “pescaria” do Google).
  • Rápidas informações sobre o envio e garantia do produto.

Com esses itens, logo de cara você tem as informações principais da oferta. Se o cliente já sabe o que está procurando, e o preço estiver atrativo, é provável que feche logo a compra e sequer corra a tela para ler mais detalhes. Mas, claro, não é todo mundo que tem esse conhecimento. Por isso você deve seguir outras dicas…

Descrição de produtos no e-commerce: seja simples e direto

Abaixo da “mini-apresentação” começa um trabalho de conquista do cliente na web. Aí vão algumas dicas nesse sentido:

1) Entenda muito bem sobre o produto para poder escrever com eficiência.

Tudo que você precisa para descrever uma oferta de forma eficiente é conhecê-la muito bem, para que possa fornecer informações confiáveis e úteis.

2) Saiba quem é o seu público: pense em quem irá comprar o produto.

Assim como você faz em um atendimento presencial, na hora de descrever produtos no e-commerce, seja pessoal, pense no seu público.

descrição de produtos no e-commerceNeste sentido, sua meta não deve ser apenas descrever o produto, mas sim definir seu mercado. Quando estiver elaborando o texto para apresentar produtos no e-commerce, pergunte-se:

  • O que pessoas querem saber?
  • Qual é o objetivo de uma pessoa que compra esse produto?
  • Como este produto pode ajudar a atingir esse objetivo?

Tente responder essas perguntas na descrição. Ao mesmo tempo, quando for escrever, mantenha sempre um mesmo tom na descrição dos produtos. Se você for bem-humorado em um texto e “sisudo” em outro, sua marca não vai criar uma identidade de apresentação.

3) Seja objetivo

Um “macete” simples da internet é o seguinte: parágrafos com mais de 70 palavras podem ser cansativos. Use frases curtas e tente resumir a descrição inicial do produto de um a três parágrafos. Depois dessa breve introdução, você poderá listar algumas características.

Lista de características de produtos online

descrição de produtos no e-commerceOs breves parágrafos introdutórios devem fazer uma apresentação mais objetiva e curta do produto. Depois dele, você pode colocar uma “frase mágica”, como: “Confira a seguir as principais características do produto”. Feito isso, você cria uma lista de características, que pode ser mais ou menos assim:

  • Altíssima Definição – Ultra HD.
  • Quatro entradas HDMI.
  • Duas entradas USB.
  • Etc.

Isso é uma tática de apresentação tanto do produto quanto para que o cliente não compre “gato por lebre”, pois mostra o que realmente o item tem a oferecer.

A seguir, vejam mais alguns elementos que ajudam a deixar a descrição de produtos no e-commerce mais rica e atrativa:

Vídeos de apresentação e revisões de clientes

descrição de produtos no e-commerceUm vídeo explicativo sempre cai bem. Muitas marcas, especialmente as que oferecem produtos eletrônicos, incluem vídeos na descrição de produtos no e-commerce.

Dicaclique aqui e entenda como sua loja pode produzir vídeos de forma prática.

Avaliação de outros clientes

Além disso, na página de descrição e apresentação do item, é importante permitir resenhas de clientes sobre o produto. Isso pode ser o ponto decisivo para alguém fechar a compra.

Avaliação de outros clientesQuando você prioriza entregas rápidas e qualificadas e ajuda o cliente a esclarecer dúvidas, ele fica muito mais propenso a publicar um elogio na sua página. Portanto, “libere” a página para comentários – aceite críticas e apenas apague os malcriados.

Dicaclique aqui e entenda como obter mais feedback dos clientes no e-commerce.

Linguagem

descrição de produtos no e-commerceEm relação ao tom da conversa, na internet você tem a liberdade de sempre se comunicar com o cliente na segunda pessoa: trate as pessoas por “você” e utilize frases no imperativo (experimente, veja, escreva, compre, escolha). Isso dá a sensação de proximidade! E vale tanto para a apresentação de ideias quanto para as respostas a clientes.

O que as pessoas leem nas páginas online?

No início deste artigo falamos que 79% das pessoas apenas escaneiam as informações das páginas web, conforme pesquisa – você pode acessar mais detalhes aqui.

Como resultado desse levantamento, o Nielsen Norman Group destaca que essas pessoas que “passam o olho” pela página focam nos seguintes elementos:

  • descrição de produtos no e-commercePalavras em destaque, tais como negrito e links.
  • Intertítulos.
  • Listas.
  • Uma ideia por parágrafo, em média.
  • Conseguem ler menos da metade das palavras do conteúdo como um todo.
  • E tendem a prestar atenção mais em imagens e vídeos.

Se você souber aproveitar bem essas informações, é possível criar descrições de qualidade para todos os seus produtos. Basta conhecer o público e ter foco nestas informações!

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Freepik; Flaticon

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