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NRF 2019: os principais destaques do maior evento de varejo do mundo

NRF 2019: os principais destaques do maior evento de varejo do mundo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/02/19

Anualmente, em janeiro, Nova York vira a capital do varejo no mundo. É que é no primeiro mês do ano que acontece, sempre na Big Apple, o NRF: Retail’s Big Show, considerado o evento mais importante do mundo na nossa área.

Para ajudá-lo a ficar a par das grandes tendências e movimentações do mercado, sempre apresentamos os principais destaques deste encontro por aqui.

(Confira no final desta matéria uma retrospectiva dos anos anteriores.)

Neste ano, os destaques do NRF giraram em torno de temas como:

– Foco em tecnologia, com toque humano;
– Experiência e personalização no processo de compra;
– Relacionamento com a comunidade;
– Cultura organizacional forte;
– Inclusão e diversidade no varejo.

Quer entender melhor as grandes movimentações e tendências que devem impactar o mercado em 2019 e se preparar para o que vem por aí? Este artigo é para você. Acompanhe!

Destaques do NRF 2019

Um varejo cada vez mais tecnológico e humano

NRF

Não foi a primeira vez que  o uso de tecnologias no varejo esteve no centro dos debates no NRF. Porém, temas como inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, big data, reconhecimento facial, robóticas vieram ainda mais fortes este ano!

E não podia ser diferente. Afinal, as lojas físicas vêm se mostrando cada vez mais adaptadas à realidade digital. Até pouco tempo, muitos acreditavam que a internet iria acabar com o comércio físico. Hoje, porém, quase todo mundo sabe que o processo “ao vivo e a cores” tem um papel crucial na experiência dos clientes.

Neste sentido, ao invés de serem deixadas de lado por conta do ambiente digital, as lojas físicas estão se transformando para se adaptar às demandas do novo consumidor.

Com isso em mente, em sua palestra, Brian Cornell, CEO da Target Corp. falou que existem quatro elementos-chave para garantir o sucesso no varejo do futuro. São eles:

– Focar no consumidor – ou seja, nas necessidades e preferências dele.
– Investir e preparar a loja para o mercado atual e futuro, estando sempre um passo à frente.
– Investir nas lojas, em tecnologia e nos colaboradores.
– E estar preparado para inovar e se transformar.

NRF

Brian Cornell

Segundo Cornell, apesar de a Target estar utilizando inteligência artificial e realidade virtual nas lojas, ao mesmo tempo, cada vez mais eles estão se dando conta que “não há nenhum substituto para a conexão humana”.

Uma prova disso é que apesar de a empresa possuir e-commerce (https://www.target.com), a loja física ainda é considerada sua principal vantagem competitiva, pois lá os clientes podem se comunicar com a empresa e encontrar inspirações de compra.

Lição que fica para os varejistas!

A tecnologia tem um papel importante para facilitar o processo de compra e torná-lo mais personalizado e dinâmico. No entanto, todo investimento em tecnologia deve ter foco nos consumidores. Ou seja, a tecnologia deve ter o propósito de aprimorar e enriquecer a experiência do cliente – tanto no ambiente online como nas lojas físicas.

Aprenda mais sobre como acompanhar a transformação digital no varejo lendo os artigos abaixo:

→ Reflexões sobre o futuro do varejo
→ Como fazer da tecnologia uma aliada da sua loja
→ O desafio da transformação digital para os negócios de varejo
→ Como adaptar a sua loja à era digital
→ Os desafios do varejo para os próximos anos
→ Como o pequeno varejo pode sobreviver ao futuro
→ Um novo varejo, para um novo consumidor

Inclusão e diversidade no varejo

NRF

No NRF 2019, as empresas mostraram que diversidade e inclusão no varejo é mais do que uma jogada de marketing. Com consumidores tomando decisões de compra com base nos valores e causas que acreditam, ter um posicionamento mais inclusivo e diverso (interna e externamente) pode ajudar as lojas a fortalecer o relacionamento com seus públicos e, consequentemente, impactar resultados financeiros.

Durante o NRF, no painel Como o marketing pode impulsionar a igualdade, algumas empresas mostraram como trabalham para garantir que as mensagens que enviam aos consumidores sigam padrões de diversidade e inclusão.

Você sabia, por exemplo, que:

85% das decisões de compras são influenciadas por mulheres? Pois é, mas 40% desse público não se identifica com as ações de marketing das empresas!

NRF

“Muitas vezes, as empresas se preocupam em se comunicar com um público feminino fora da empresa, sem se dar conta de que as mulheres não são ouvidas ou não são representadas internamente na organização.” 

Bernardine Wu, CEO da consultoria FitForCommerce.

Segundo ela, é preciso mudar a cultura da empresa em relação à diversidade antes de se preocupar com as ações de marketing.

NRF

“Ao invés de comunicar uma imagem do que seria o ‘ideal’ ou o ‘padrão aceito’, as empresas precisam focar no que é real e que está diretamente relacionado ao seu público. Estamos vendo uma mudança, em que as pessoas valorizam cada vez mais aquilo que é autêntico e com o qual elas conseguem se identificar.”

Lilliana Vazquez, CEO da loja de roupas íntimas Knix.

Lição que fica para os varejistas!

Invista em ter um posicionamento mais inclusivo e diverso – dentro e fora da empresa. Isso significa ter mais diversidade de profissionais e líderes e também promover ações de marketing mais alinhadas com os diferentes perfis de clientes que sua empresa atende.

Aprenda mais sobre a importância da diversidade e da inclusão lendo este artigo:

→ Consumidores buscam marcas que defendem diversidade e inclusão

Liderança, cultura corporativa e relacionamento com a comunidade

NRF

Outro movimento importante no varejo em destaque no NRF 2019 foi o crescente papel dos líderes para o desenvolvimento de uma marca forte e sustentável.

Neste sentido, os gestores do varejo estão investindo cada vez mais na criação de uma cultura forte, que impacta em seus processos e relações internas (com parceiros e funcionários) e externas (com os clientes e as comunidades).

NRF

Durante o painel Liderando com convicção, Ed Stack, CEO da empresa de artigos esportivos Dick’s Sporting Goods (que, em três décadas, cresceu de 4 para mais de 800 lojas nos EUA), ressaltou que uma de suas prioridades é garantir o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal dos funcionários – sempre dando tempo para eles curtirem a família.

Além disso, o executivo também ressaltou que acredita que é fundamental para empresa se aproximar da comunidade.

Com isso em mente, a Dick’s Sporting Goods incentiva e apoia programas que oferecem atividades esportivas a estudantes, por exemplo.

Já Hubert Joly, CEO da loja de eletrônicos Best Buy, comentou que seu estilo de liderança está baseado em cinco atitudes:

– Liderança com propósito;
– Clareza sobre o seu papel na empresa;
– Clareza sobre a quem você está servindo (sempre os clientes);
– Liderança que agrega valor;
– Liderança autêntica.

NRF

Por fim, ele contou que, ao escolher um profissional para determinado cargo, dá espaço para que ele possa evoluir e se desenvolver.

Além disso, a Best Buy se preocupa em criar um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis para seguir suas paixões. E ainda, a empresa investe em programas de retenção, tais como o programa de assistência para os filhos dos funcionários.

Lição que fica para os varejistas!

Para ter sucesso no varejo, é importante que os gestores se preocupem em criar uma cultura organizacional forte, que ajude a empresa a criar um ambiente interno favorável ao desenvolvimento dos colaboradores e que também fortaleça a imagem e o posicionamento externo da marca.

Quer saber mais sobre como uma cultura forte pode ajudar a melhorar os resultados da sua loja? Leia também:

→ Cultura interna como marca
→ Saiba qual é o propósito da sua loja e fortaleça o relacionamento com seus clientes
→ A importância da cultura organizacional em pequenas empresas
→ Branding no varejo – como trabalhar a marca da sua loja de maneira estratégica
→ Marketing 3.0: envolva-se com a sua comunidade e ganhe a confiança de seus clientes
→ Como fortalecer a conexão com seu público e tornar-se amigo dos seus clientes
→ Como ser uma empresa amada pelos clientes

Insights do Grupo Gazin no NRF 2019

Confira a seguir alguns insights dos funcionários do Grupo Gazin que estiveram presentes no evento:

Veja também!

Nossas coberturas do NRF de anos anteriores:

NRF 2018 – Principais tendências para o varejo
Vídeo: Lições do NRF 2018 – principal evento de varejo do mundo
As principais tendências do varejo para 2017
Vídeo: Principais lições de vendas do maior evento de varejo do mundo
4 tendências de atendimento para lojas físicas
Lições de gestão e liderança de um dos maiores empreendedores do mundo

Muitas informações importantes, não é mesmo?

É muito importante que você, varejista, esteja bem informado sobre essas grandes movimentações do segmento. Independentemente do tamanho de sua loja! Afinal, ter conhecimento sobre as principais tendências do mercado vai ajudá-lo a estar mais preparado para acompanhar as transformações do varejo e do consumidor!

»»» Participe do nosso estudo e ajude a montar um levantamento completo sobre as principais tendências do varejo, especificamente no mercado brasileiro:

Sucesso e boas vendas!

Informações: NRF  |  Imagens: NRF; Unsplash

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