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Detalhes que fazem toda a diferença na experiência do hóspede

Detalhes que fazem toda a diferença na experiência do hóspede

Por Redação Blog Gazin Atacado • 9/07/19

Quer oferecer uma estadia impecável em seu estabelecimento? Então, preste atenção nas questões que listamos neste artigo. Elas geralmente são fonte de reclamações e podem fazer toda a diferença na experiência do hóspede em seu estabelecimento. 

Detalhes que fazem toda a diferença na experiência do hóspede 

Já publicamos aqui no Blog da Hotelaria uma lista com as reclamações mais comuns dos hóspedes e indicamos o que fazer para evitar que elas prejudiquem a experiência em seu hotel ou pousada.

Na ocasião, falamos de falhas como, por exemplo:

  • Informações desatualizadas ou falsas sobre o estabelecimento.
  • Descuido com a limpeza dos ambientes.
  • Improvisos ou amadorismos nos serviços oferecidos.

Saiba mais: 5 falhas que irritam os hóspedes – e que você pode evitar em seu estabelecimento

Porém, além dessas falhas relacionadas às operações e à gestão do seu negócio, existem outros pequenos detalhes que podem ter um impacto grande na experiência do hóspede…

Para ajudá-lo a oferecer uma estadia impecável, listamos a seguir questões que geralmente são fontes de reclamações dos viajantes e que fazem toda a diferença na percepção deles em relação ao hotel. Acompanhe!

1) Barulho vindo dos corredores e de outros quartos

Tudo que o hóspede espera em um quarto de hotel é poder relaxar, descansar…

No entanto, se tiver que lidar com muitos barulhos externos, vai ser difícil ter uma experiência positiva nesse sentido. 

O que fazer para melhorar a experiência do hóspede em relação a isso:

  • Essa é uma questão que pode estar relacionada a problemas com a acústica nos quartos.
  • Portanto, contrate um profissional especializado para avaliar os ajustes que podem ser feitos para tornar o quarto mais protegido contra sons externos. 

Veja também: Infográfico: 12 perguntas que ajudarão a aumentar a satisfação dos seus hóspedes

2) Odor desagradável 

Mesmo que seu hotel seja perfeito em todos os aspectos relacionados ao atendimento e aos serviços, se o cliente sentir odores desagradáveis no quarto ou em outro ambiente do estabelecimento, a experiência dele será imensamente prejudicada. 

O que fazer para melhorar a experiência do hóspede em relação a isso:

  • Faça manutenção constante das possíveis fontes de cheiros ruins – como, por exemplo, encanamento, colchões, travesseiros e roupas e cama, tapetes, sofás e cortinas.

Leia também: Marketing sensorial na hotelaria – os cinco sentidos e a experiência do hóspede

3) Luz ruim para leitura

Muitas pessoas têm o hábito de ler antes de dormir – e elas não deixam essa prática de lado quando estão viajando. Portanto, se você não for oferecer esse detalhe importante, poderá prejudicar a rotina e a noite de sono de muitos hóspedes.

O que fazer para melhorar a experiência do hóspede em relação a isso:

  • Além de cuidar constantemente da manutenção elétrica do quarto, pense em maneiras de oferecer uma área confortável para leitura na cama.
  • Você pode, por exemplo, colocar luminárias com luz mais forte nas laterais da cama.
  • Além disso, se as luminárias puderem ser ajustadas (em relação à intensidade e ao direcionamento da luz), melhor ainda!

Leia também: 21 dicas para promover uma estadia impecável em seu hotel ou em sua pousada

4) Poucas tomadas disponíveis e confusão de interruptores

O viajante busca uma tomada para carregar seu celular e notebook e descobre que o quarto tem apenas uma opção. Quando precisa ajustar a luz do quarto, percebe que metade dos interruptores não funcionam – e demora para achar os que funcionam. Acredite: esses são detalhes que podem parecer pequenos, mas eles irritam o hóspede, e certamente prejudicam a experiência dele. 

O que fazer para melhorar a experiência do hóspede em relação a isso:

  • Faça uma análise das tomadas e contrate um profissional para oferecer mais opções em cada quarto. Se não for possível, ofereça outras possibilidades – como, por exemplo, carregadores portáteis para celulares.
  • Além disso, analise quais tomadas não estão funcionando e elimine-as ou esconda-as de alguma forma.
  • Também crie etiquetas para sinalizar as tomadas indicando a quais lâmpadas elas se referem. 

Leia também: Como gerenciar os processos de seu hotel ou pousada

5) Sinal/conexão de internet ruim

experiência do hóspede

Nada mais frustrante para o viajante atual do que não conseguir se conectar à internet quando está viajando – especialmente quando ele está no hotel. Aliás, muito esperam chegar ao estabelecimento para realizarem suas tarefas online! Será que seu hotel está decepcionando nesse sentido? 

O que fazer para melhorar a experiência do hóspede em relação a isso:

  • Faça o acompanhamento constante da rede de internet para verificar se a velocidade está de acordo com o plano que você contratou.
  • Além disso, avalie se não há necessidade de aumentar o poder da rede para atender ao crescimento da demanda em seu estabelecimento. 

Leia também: Wi-Fi na hotelaria: 4 erros que você deve evitar para conquistar mais hóspedes

6) Falta de informações sobre os serviços do hotel

Qual é horário do café da manhã? Qual é o preço dos itens do frigobar? Até que horas é possível pedir serviço de quarto? Quanto custa a lavanderia? Muitos hóspedes ficam perdidos em relação a essas e outras informações básicas sobre os serviços do hotel. 

O que fazer para melhorar a experiência do hóspede em relação a isso:

  • Deixe bem visível no quarto (não dentro de uma gaveta) uma lista com as informações (preços e horários) sobre todos os serviços relacionados a seu hotel. 
  • Você pode também fazer uma lista das perguntas que os hóspedes mais fazem durante a estadia e criar um FAQ respondendo antecipadamente essas questões. 

Leia também: Como antecipar as necessidades dos hóspedes

7) Mal funcionamento do ar-condicionado

experiência do hóspede

Quarto muito quente ou quarto muito frio impacta diretamente no bem-estar do hóspede durante sua estadia. Porém, ruim mesmo é quando o cliente tenta ajustar a temperatura do ambiente e percebe que o ar-condicionado não está funcionando adequadamente. É fonte de irritação na certa! 

O que fazer para melhorar a experiência do hóspede em relação a isso:

  • Assim como todos os equipamentos eletrônicos do seu estabelecimento, os condicionadores de ar necessitam de manutenção e limpeza frequentes. Portanto, crie um calendário para verificar a necessidade de ajustes ou troca desses aparelhos. 
  • Se algum desses aparelhos falhar durante a estadia de um hóspede – mesmo que você tenha feito a manutenção –, troque o cliente de quarto (se possível, oferecendo um upgrade) para que ele se sinta confortável novamente.

Leia também: 5 dicas para oferecer um atendimento impecável na hotelaria

Outras dicas para aprimorar a experiência do hóspede em seu estabelecimento:

experiência do hóspede

Agora, é com você!

Cuide desses detalhes para que a estadia em seu estabelecimento seja impecável e para que, assim, seu hóspede tenha uma experiência inesquecível!

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