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Guia prático para você vender mais neste Dia das Crianças

Guia prático para você vender mais neste Dia das Crianças

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/09/19

A próxima grande data do calendário do varejo vem aí. Estamos falando, claro, do Dia das Crianças.

Pois é, falta pouco para o dia 12 de outubro. Como vão seus preparativos para aproveitar essa data para aumentar suas vendas, atrair e fidelizar novos clientes e atender bem seus clientes fiéis?

Ainda não pensou em colocar em prática ações específicas para a ocasião? Pois deveria. Afinal, segundo uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, em parceria com a Social Miner:

– 58% dos consumidores brasileiros pretendem comprar um presente neste Dia das Crianças.
– 14,2% ainda estão indecisos.
– 27,7% não pretendem comprar presentes nesta data.

Além disso, o estudo revelou também que:

– 34,8% dos consumidores preferem pesquisar e comprar em lojas físicas.
– 25,7% gostam de pesquisar em lojas online, mas preferem comprar em lojas físicas.
– 13,5% optam por pesquisar em lojas físicas e comprar em lojas online.
– 26% devem pesquisar e comprar em lojas online.

Ou seja, o potencial de sua loja receber um movimento extra daqui até o dia 12 do próximo mês é grande!

E antes que você pense “não vendo brinquedo, este conteúdo não é para mim”, apresentamos mais uma estatística da pesquisa que serviu de ponto de partida para este artigo:

– Em 2019, 21,2% dos presenteadores desejam comprar eletrônicos para crianças nesta data.
– 11,4% estão pensando em comprar itens de informática.
– 9,2% pensam em presentear crianças com produtos de telefonia.

Estes itens fazem parte do seu mix, não fazem? Portanto, você deve concordar que vale a pena colocar em prática ações para destacar sua loja entre as concorrentes nesta data, certo?

Então, siga a leitura deste artigo.

As dicas que apresentamos a seguir podem ajudá-lo nessa missão.

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Para começar: você sabe quem são os clientes no Dia das Crianças?

A princípio, pode parecer que a resposta seja óbvia – as crianças. No entanto, se avaliarmos a fundo, perceberemos que, na verdade, os clientes são aqueles que compram os presentes para os pequenos.

É claro que você deve levar a criança em consideração, afinal, ela é quem vai ganhar o presente e, muitas vezes, ela vai junto com os pais à loja (e exerce uma forte influência na decisão de compra). Porém, pensar em formas de atender as necessidades daquele que vai fechar a compra do produto também é fundamental para ter sucesso nessa data.

Então, no Dia das Crianças, você precisa saber como agradar:

– Mãe e pai.
– Avôs e avós.
– Tios e tias.
– Padrinho e madrinha.
– Professores.
– E assim por diante.

O objetivo desse público é encontrar um presente que demonstre todo o seu amor pela criança presenteada. Com isso em mente, aí vão algumas dicas para os vendedores seguirem na hora do atendimento:

a) Faça perguntas sobre a criança

Muitas vezes, os clientes podem chegar perdidos na loja, sem saber qual presente comprar.

Para ajudá-los – e, também, para aumentar suas chances de fechar a venda –, faça perguntas sobre como a criança é, do que ela gosta, qual seu passatempo favorito etc.

Dessa forma, você conseguirá entender quais produtos da sua loja podem atender as expectativas do cliente e do presenteado dele. E mesmo que o cliente já saiba o que quer levar, também pergunte sobre a criança, demonstrando interesse genuíno em ajudá-lo.

Digamos, por exemplo, que um pai queira dar um celular para o filho. Você pode perguntar se o menino gosta de jogos e de ver vídeos no dispositivo. Assim, você pode indicar um aparelho com as configurações ideais para essas atividades.

b) Demonstre conhecimento

Também é importante mostrar que você tem conhecimento sobre os produtos que oferece.

Alguns clientes já sabem, por exemplo, qual é o melhor tablet para dar para uma criança. Nesses casos, o vendedor precisa ter conhecimento suficiente para conversar de igual para igual com o consumidor.

No entanto, pode acontecer de um cliente precisar da sua ajuda no sentido mais técnico. Isso acontece, por exemplo, quando avós estão comprando aparelhos eletrônicos para os netos. É provável que eles não tenham afinidade com esses produtos e, por isso, o vendedor vai ser o guia deles nessa compra. Se ele não souber ajudá-los, eles vão buscar outra loja.

c) Compartilhe experiências

Demonstrar empatia e compartilhar experiências também é importante para que o cliente se sinta à vontade e mais seguro para comprar em sua loja.

Quando o vendedor mostra que entende a situação que o cliente está passando, ele cria uma conexão com esse consumidor.

Digamos, por exemplo, que você tem um filho ou sobrinho que tem gostos parecidos com a criança que será presenteada. Então, pode indicar determinado produto baseando-se em sua experiência.

Neste sentido, você pode dizer, por exemplo: “Meu filho também gosta de assistir filmes no celular. Eu dei esse aparelho para ele e ele adorou!”

Tipos de crianças

Além disso, para aproveitar o Dia das Crianças para vender mais, também é importante avaliar os diferentes tipos de “consumidores finais”. Ou seja, você precisa entender sobre os diversos perfis de crianças.

Nesse sentido, sua loja deve analisar qual presente pode ser oferecido para qual tipo de criança em diferentes contextos. Organizar listas para várias situações é uma forma de se preparar para isso.

Confira algumas maneiras de segmentar os presentes:

–> Por faixa de preço

Muitos clientes chegarão à loja com o orçamento estabelecido. É o caso, por exemplo, de pessoas que vão presentear muitas crianças e precisam selecionar itens com mais ou menos a mesma faixa de preço.

Para facilitar a vida desse consumidor, você pode fazer uma lista de produtos com diferentes valores. Exemplo: até R$50 reais; de R$ 50 a R$150; e assim por diante.

Por falar nisso, é importante ressaltar que, segundo a pesquisa do Opinion Box, em parceria com a Social Miner, os clientes do Dia das Crianças pretendem investir, em média:

– Até R$ 30: 6,5%
– De R$ 30 a R$ 50: 13,7%
– De R$50 a R$ 100: 28,3%
– De R$ 100 a R$ 200: 20,8%
– De R$ 200 a R$ 300: 10,7%
– De R$ 300 a R$ 400: 5%
– De R$ 400 a R$ 500: 6,1%
– Acima de R$ 500: 8,9%

Bom orçamento, não?

–> Por idade

Verifique quais produtos de sua loja poderiam ser oferecidos para crianças de diferentes faixas etárias. Isso facilitará o trabalho do vendedor na hora em que ele precisar dar uma sugestão baseando-se apenas nessa informação (idade).

–> Por perfil

Nem todas as crianças são iguais. E é por isso que é importante o vendedor fazer perguntas para entender os gostos do presenteado em questão.

Mas sua loja pode se preparar antecipadamente pensando em alguns possíveis grupos. Por exemplo:

– Crianças tecnológicas – podem ganhar smartphones, tablets, computadores, videogames.
– Crianças que gostam de atividade ao ar livre – irão gostar de miniveículos, bicicletas, escorregadores.
– Crianças que gostam de jogos – podem receber jogos de tabuleiros, videogames, jogos de peças.

DICA!
Faça uma lista dos produtos que sua loja vende e, entre eles, veja quais poderiam ser oferecidos como presente do Dia das Crianças. Nesse processo, já pense no perfil de criança que poderia receber cada item. Essa lista irá ajudá-lo a preparar melhor seus vendedores para oferecer um atendimento ágil e excelente nessa data.

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Prepare sua loja para o Dia das Crianças

merchandising

Assim como em outras datas comemorativas, no Dia das Crianças também é importante que sua loja entre no clima da ocasião. Afinal, mesmo que a criança não seja o cliente que vai comprar o produto, ela tem um poder enorme de influência sobre o decisor.

Então, agradar a criança e atraí-la para a loja vai contribuir para que seu cliente compre mais na ocasião.

Pense bem: se, por exemplo, algum pai ficar com dúvida se leva ou não determinado celular, se a criança estiver junto e reforçar o pedido, as chances de ele acabar levando são bem maiores, concorda?

E, mais: mesmo que o adulto vá sozinho à loja para escolher o presente, a decoração do ambiente poderá deixá-lo ainda mais propenso a fechar a compra ali. Porém, o fator emocional tem um peso que muitas vezes é ignorado!

Saiba como sua loja pode se preparar para essa data, atraindo um grande público e aproveitando o movimento para vender mais!

a) Decore a loja para o Dia das Crianças

Deixe a loja supercolorida e decorada com temas infantis. Balões, imagens de animais, de super-heróis e princesas, por exemplo, ajudarão a entrar no clima dessa data. Além disso, seus vendedores também podem ter itens coloridos no uniforme, deixando o ambiente ainda mais alegre.

b) Promova atividades infantis

Para atrair as crianças para dentro de sua loja e, assim, condicionar os pais a comprarem aí, é importante promover atividades para entreter os pequenos. Neste sentido, você pode oferecer, por exemplo:

– Pintura artística de rosto.
– Distribuição de guloseimas.
– Brinquedos (como cama elástica e jogos virtuais).
– Atrações artísticas (princesas, super-heróis, palhaços).
– Cantinho da criança – com jogos e atividades educativas.

Se possível, contrate profissionais especializados para cuidar das crianças durante essas atividades. Dessa forma, os pais poderão fazer suas compras mais tranquilamente.

5 ideias de promoções para o Dia das Crianças

Promoções para o Dia das Crianças

Por último, mas não menos importante, você pode criar promoções específicas para o Dia das Crianças. Aqui vão algumas ideias neste sentido:

1 – Concursos culturais especiais para o Dia das Crianças

Concursos culturais são sempre uma ótima maneira de se conectar com o público. No Dia das Crianças não é diferente.

Uma dica interessante é fazer concursos que promovam a integração entre adultos e crianças, ajudando eles a se aproximarem ainda mais.

Exemplos de ações nesse sentido:

– Os pais enviam uma arte feita pelos filhos; a peça mais votada ganha um prêmio.
– As crianças escrevem o seu pedido a um adulto dizendo por que merecem ganhar determinado presente. O pedido mais criativo ganha o item em questão.

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7 dicas para realizar concursos e sorteios em sua loja

 Ajude a um projeto social

Uma maneira de promover sua marca no Dia das Crianças é ajudando algum projeto social voltado a esse público. Mesmo que sua loja não venda nenhum item que poderia servir de presente para crianças, essa é uma maneira de se envolver na data e atrair clientes.

Exemplos de ações nesse sentido:

– Todo o valor arrecadado nas semanas anteriores ao Dia das Crianças será revertido para uma ONG em defesa dos direitos infantis.
– Para cada produto vendido na semana do Dia das Crianças, a loja vai doar um brinquedo para crianças carentes.

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Envolva-se com a sua comunidade e ganhe a confiança de seus clientes

3 – Construindo o futuro

As promoções para o Dia das Crianças devem levar em conta não só o desejo dos pequenos, mas também as preocupações dos adultos – que são quem efetivamente compram os presentes.

Nesse sentido, sua loja pode oferecer presentes que ajudem no desenvolvimento das crianças. Para isso, você pode, por exemplo:

– Fazer kits de produtos que ajudem as crianças a conhecerem determinadas profissões – como, por exemplo

Kit futuro fotógrafo  com câmera, tripé e um curso gratuito;
Kit Futuro Chef – com batedeira/liquidificador e um livro de receitas para iniciantes na cozinha.

– Fazer parcerias com instituições que oferecem cursos relacionados aos produtos da loja – como, por exemplo:

Se a mãe comprou um computador, a criança ganha um curso de programação.
Se o avô escolheu uma câmera fotográfica, o pequeno pode ganhar um curso de fotografia.

4 – Crianças tecnológicas

promoções para o dia das criançasMuitas crianças preferem ganhar um celular ou tablet no lugar de brinquedos. Leve isso em consideração quando estiver desenvolvendo as promoções para o Dia das Crianças em sua loja. Ou seja, pense em ações como, por exemplo:

– Na compra de um smartphone, a criança ganha X reais em créditos para comprar jogos.
– Compre um tablet e ganhe uma capa personalizada.

5 – Geração social media

Falando em nova geração, as crianças e pré-adolescentes de hoje dia ficam mais tempo na internet do que assistindo televisão.

Na web, eles seguem os influenciadores digitais. Portanto, promoções do Dia das Crianças que focarem nesses influenciadores atrairão a atenção dos pequenos – e, consequentemente, dos pais.

Para isso, você pode, por exemplo:

– Chamar um Youtuber famoso na sua cidade para tirar fotos com os fãs na semana anterior ao Dia das Crianças. Os pais que forem ao evento terão acesso a uma oferta exclusiva.
– Quem comprar presente na loja para o Dia das Crianças vai concorrer a um jantar com um blogueiro famoso da região.

Aprenda mais!

Marketing de influência no varejo

Agora, é com você!

Coloque essas dicas em prática e conquiste bons resultados em vendas neste Dia das Crianças e no ano todo!

Atenção!

Na hora de promover qualquer ação de comunicação e/ou publicidade envolvendo crianças, é essencial ficar atento à regulamentação nesse sentido. Clique aqui para conhecer as regras para publicidade infantil da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap).

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