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Dicas de design para atingir diferentes consumidores em sua loja online

Dicas de design para atingir diferentes consumidores em sua loja online

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/01/16

Recentemente, falamos aqui no blog sobre como o design pode influenciar as vendas em sua loja online (perdeu este artigo? Clique aqui para ler!).

Dando continuidade a esse tema, o post de hoje irá mostrar que a forma como os elementos e as informações estão dispostos no seu e-commerce pode influenciar diferentes tipos de clientes.  Veja as dicas a seguir e entenda como orientar o design de sua loja virtual para atender as expectativas e necessidades de seus consumidores. 

O comprador por impulso

design ecommerce (2)Esse tipo de cliente só precisa validar uma vontade que ele já tem de comprar algo. Por isso, não está interessado em características técnicas e descrições detalhadas dos produtos. O que o encanta são imagens em diferentes cores e modelos, com fotos e/ou vídeos de pessoas utilizando os produtos e depoimentos de outros clientes confirmando seus benefícios.

Dica: dê destaque para as imagens, use cores fortes e fontes atrativas. Dê menos destaque para as descrições, mas deixe-as de fácil acesso, caso ele precise confirmar alguma informação. Além disso, esse tipo de consumidor gosta de exibir sua compra, por isso, deixe disponíveis botões de compartilhamento nas redes sociais.

O consumidor detalhista

design ecommerce (3)Aqui temos um perfil contrário ao anterior. Enquanto o comprador por impulso está inclinado a comprar, o consumidor detalhista está disposto a não comprar. Você precisará convencê-lo de que vale a pena mesmo levar o produto. Nesse caso, a melhor ferramenta que você pode usar a seu favor é a informação. 

Dica: ofereça o máximo de informações possíveis para esse consumidor: detalhes técnicos, dimensões, testes, formas de uso, depoimentos positivos e negativos, páginas de perguntas mais frequentes, outros links com informações, etc. E, claro, deixe tudo muito bem visível e de fácil acesso na página. Ainda assim, ele vai pesquisar em outros lugares, pedir opinião de amigos, olhar nas redes sociais. Se possível, vai pedir uma amostra ainda antes de tomar a decisão final.

O indeciso

design ecommerce (4)Compra ou não comprar… Eis a questão que está sempre na mente do consumidor indeciso. Ele vai até seu site, passa por diversas páginas, fica um tempão passeando por lá, até coloca alguns produtos no carrinho, mas acaba não levando nada. Então, como o design pode ajudar a fechar a compra desse tipo de cliente?

Dica: você pode criar uma lista de desejos. Assim, ao invés de o cliente colocar produtos no carrinho e depois abandoná-los, ele vai ser sempre lembrado quando entrar no site dos produtos que ele tem vontade de comprar. Além disso, enviar algumas mensagens lembrando ele dos produtos que separou e oferecer alguns cupons de descontos com data limitada para aqueles itens também pode dar uma forcinha para ele finalmente decidir comprar.

O cliente paralisado

design ecommerce (1)Quanto mais opção, melhor, certo? Depende da forma como você oferece isso. Em alguns casos, por conta da imensa diversidade de produtos à sua frente, o cliente pode acabar paralisado. Estudos científicos mostram que, quanto mais opções de escolha, mais difícil fica a decisão. Muitas vezes, o consumidor pode desistir da compra por conta disso.

Dica: para evitar que isso aconteça, sua loja online deve oferecer botões de filtros para refinar e facilitar a busca do seu cliente. Além disso, pense bastante na hora de colocar os produtos em destaque no site. Se tiver muita informação, seu cliente vai ficar perdido e não vai prestar atenção em nenhuma delas.

Além disso, você precisa ter em mente que TODOS esses clientes podem passar por sua loja diariamente. Por isso, é importante se preocupar em atender os anseios de todos eles. Sem deixar de lado, claro, o equilíbrio fundamental para o sucesso em qualquer empresa. Assim, estude os diferentes perfis, tome decisões baseadas no que pode ser o melhor em termos do todo e veja suas vendas crescerem cada vez mais!

Sucesso!

Informações: HubSpot
Imagens: Freepik

 

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