fbpx

Nossas Sugestões

Dicas de marketing para o Dia dos Pais

Dicas de marketing para o Dia dos Pais

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/07/18

Sua loja está preparada para aproveitar todas as oportunidades geradas pelo Dia dos Pais? Neste artigo, apresentamos estratégias que ajudarão a aumentar suas vendas e também o engajamento com seu público nesta data especial. Confira e inspire-se para criar ações como essas em seu estabelecimento!

Dicas de marketing para o Dia dos Pais

Datas comemorativas não são interessantes para o varejo apenas para aquecer as vendas. Se bem aproveitadas, essas ocasiões podem contribuir também para:

– Fortalecer e expandir o alcance da marca;
– Melhorar o índice de clientes fiéis;
– Posicionar melhor a empresa no mercado.

fase de consideração de viagem

Mas para tudo isso ser possível, porém, é preciso desenvolver estratégias de marketing específicas para cada data.

No Dia dos Pais, as possibilidades são inúmeras. Porém, as sete sugestões que apresentamos a seguir funcionam como um bom ponto de partida para você colher bons frutos daqui até o segundo domingo de agosto.

Confira, assimile as ideias e inspire-se para colocá-las em prática e para pensar em outras ações que possam ser úteis no Dia dos Pais e sempre. Seu bolso e seus clientes agradecem!

1) Desenvolva parcerias que podem agregar valor ao que você vende

dia dos pais

O presente do Dia dos Pais não é apenas um símbolo de consumismo. Ele ajuda filhos, esposas, netos, afilhados (e assim por diante) a dizerem: “Eu te amo“, “Obrigado” e tantas outras mensagens que muitas vezes ficam guardadas apenas no coração.

Fazer com que esse momento seja ainda mais especial é pode diferenciá-lo na corrida para vender mais nessa época do ano.

Uma maneira de fazer isso é desenvolvendo parcerias com outras empresas. Dessa forma, você poderá oferecer brindes ou realizar sorteios de algo que vai fazer os presenteadores (seus clientes) se aproximarem ainda mais dos presenteados (pais, avôs, padrinhos etc.).

Você pode, por exemplo, sortear ingressos para um jogo de futebol, ingressos para um show, aulas de churrasco e/ou o que mais achar que pode agradar o seu público.

O objetivo é oferecer um momento que faça o Dia dos Pais ser não só uma data comercial, mas uma oportunidade para agradecer e celebrar o amor em família. Assim, seus clientes sentirão que valeu a pena escolher a sua loja.

Para fechar as parcerias, argumente para a outra parte que ela também será beneficiada. Afinal, com isso, ampliará o alcance dela para a sua base – que talvez ainda não fosse explorada. Um ganha-ganha excelente!

⇒ Leia também!
Como fazer parcerias no varejo para vender mais

2) Brinque com a tradição

dia dos pais

Sabe aquela história de que no Dia dos Pais as pessoas sempre compram as mesmas coisas (especialmente gravatas, canetas, canecas e meias)?

Então, que tal usar a criatividade para chamar a atenção dos clientes usando esse costume?

Para isso, você pode criar uma promoção em que o cliente leva de brinde um desses itens “tradicionais”, na compra de um presente original.

Por exemplo:

– “Não compre uma gravata para o seu pai. Compre um tablet e nós daremos a gravata de brinde.”
– “Pensando em dar meia de novo para o seu pai? Compre um notebook e a meia é por nossa conta.”

Se você quiser, não precisar dar o segundo produto como brinde, mas ainda assim pode utilizar a tradição em suas chamadas de vendas.

Por exemplo:

– “Neste Dia dos Pais, esqueça as meias e gravatas. Veja nossas opções de produtos e dê para o seu pai um presente tão legal quanto ele!”

Use a imaginação e a criatividade para tornar o jogo mais divertido e, claro, recompensador!

3) Faça concursos especiais para o Dia dos Pais

dia dos pais

Concursos são excelentes formas de promover o engajamento entre o público e sua marca.

No varejo, esse tipo de ação é muito comum – especialmente em datas especiais. Então, que tal aproveitar o Dia dos Pai para promover um concurso especial em sua loja?

Pense o seguinte: o principal objetivo de seus clientes nessa data é mostrar o amor e admiração aos pais, não é mesmo? Então, é isso que você deve ter em mente na hora de desenvolver a temática do concurso. Aí vão algumas ideias do que pode ser feito:

  • Concurso de fotografia. Peça para os clientes publicarem uma foto deles com seus pais/figuras paternas de sua vida em uma rede social. O autor da foto mais votada leva um presente especial – que pode ser uma foto profissional dele com o pai, um álbum de fotos bacana para ele encher de retratos de família ou qualquer outra lembrança que valorize a relação familiar.
  • Concurso de poesias. Desperte o lado poeta dos seus clientes e peça para eles declararem seu amor aos pais por meio de versos. Os melhores poemas ganham um prêmio – que pode ser um brinde, um desconto final na compra de Dia dos Pais, uma viagem ou evento especial para premiar os poetas.
  • Concurso “Meu pai é meu herói”. A ideia aqui é fazer os clientes compartilharem histórias que mostrem por que seus pais são verdadeiros heróis. Essa é uma maneira do público demonstrar admiração e respeito pelos seus pais – isso, por si só, já é um presente e tanto.

⇒ Leia também!
7 dicas para realizar concursos e sorteios em sua loja

4) Ajude seu cliente a escolher o presente ideal

dia dos pais

Escolher um produto para si mesmo já é uma tarefa difícil. Afinal, são tantas as opções disponíveis no mercado que o mais comum é a gente querer levar tudo para casa. Imagine, então, quão difícil é quando a questão é escolher um presente para outra pessoa – ainda mais quando se trata de alguém a quem amamos tanto…

Se você souber como usar essa dificuldade a seu favor, pode sair na frente da concorrência nesse período de vendas em alta. Uma forma de tornar isso possível é criando conteúdos que ajudem o seu cliente a decidir o que comprar para a figura paterna que ele quer presentear.

Para começar, tenha em mente que diferentes perfis de pais serão agradados com diferentes segmentos de presentes. Por exemplo:

– Para pais tecnológicos fale sobre: computadores, tablets, celulares.
– Para pais chefs fale sobre: batedeira, processador, liquidificador.
– Para pais decoradores fale sobre: móveis e utensílios de decoração.
– Para pais churrasqueiros fale sobre: churrasqueira e móveis para jardim.

Use sua imaginação para criar os conteúdos de acordo com os produtos disponíveis em sua loja. Para divulgar esses materiais, você pode enviar e-mails ou publicar as sugestões em alguma rede social, tal como Facebook, Instagram ou Pinterest.

⇒ Leia também!
Como criar guias de presentes e aumentar as vendas em datas comemorativas

5) Conheça as preferências dos pais dos seus clientes

dia dos pais

Conhecendo as preferências de quem será presenteado por seus clientes, sua loja terá mais conhecimento sobre o que sugerir e ofertar neste Dia dos Pais. Essas informações serão úteis, também, na hora de montar kits especiais para a data.

Você pode fazer essa pesquisa consultando os seus clientes que são pais ou por meio de uma pesquisa pública na internet. Para isso, desenvolva um formulário fazendo perguntas como:

– O que você ganhou de Dia dos Pais nos últimos anos?
– Qual foi o presente de que mais gostou? Por quê?
– De quem você ganhou este presente?
– O que gostaria de ganhar este ano?
– O que não gostaria de ganhar este ano?

Além de entender a preferência dos presenteados, você vai saber também quem são seus verdadeiros clientes nessa data, ao descobrir quais pessoas deram presente para os pais nos anos anteriores. Que tal?

Leia também!
Comportamento do consumidor no Dia dos Pais

6) Ajude pais carentes

dia dos pais

Assim como existem crianças carentes, também existem alguns pais carentes que, por algum motivo, estão afastados de suas famílias. Que tal sua loja abraçar essa causa e presentear esses pais? Para isso, desenvolva uma parceria com ONGs de sua cidade com potenciais pessoas desse grupo – albergues e casas de repouso, por exemplo.

Peça para os seus clientes se envolverem na causa. Coloque uma caixa para doações (de dinheiro ou de presentes) na loja, explicando que elas serão destinadas a pais carentes, que estão longe de seus filhos.

Além de ajudar essas pessoas, sua marca ganhará muitos pontos com o público com essa simples ação. Todos saem ganhando – especialmente aqueles pais que terão um dia muito mais especial.

Leia também!
Marketing 3.0: envolva-se com a sua comunidade e ganhe a confiança e a lealdade de seus clientes

7) Promova as histórias dos pais que estão diariamente na sua loja

dia dos pais

Não esqueça que em sua empresa também existem pais! E promover as histórias deles para chamar a atenção do público é uma ideia excelete. Isso vai aproximá-lo dos clientes, mostrando um lado mais humano da marca.

Exemplos de ações nesse sentido:

  • Os vendedores que também são pais podem vestir uma camisa com a frase “Eu também sou pai”. Isso mostra que ele tem conhecimento de causa e entende os pais dos clientes e, por isso, saberá como orientar os filhos a encontrarem o melhor presente para essa data.
  • Por meio da ação “Os pais de nossa loja”, escreva histórias de seus colaboradores que são pais. Os textos podem retratar as angústias de um pai de primeira viagem ou as alegrias de um pai que adotou uma criança, por exemplo. Peça para os profissionais da sua loja dividirem histórias sobre a paternidade deles e solicite autorização para divulgá-las – no site ou no blog da empresa, ou ainda em pequenos cartazes espalhados pelo ambiente da loja.
  • A ação “Nossos pais” pode funcionar assim: cada colaborador dá um depoimento contando algo importante sobre seu pai. Pode ser a história de como o pai o ajudou de alguma forma, a importância da figura do pai em sua vida e assim por diante. O importante é mostrar que os membros da sua equipe entendem a relevância desse dia para o cliente, já que também é importante para eles mesmos.

Simples – mas eficientes – ideias. Basta colocar em prática para ver.

Boas vendas!

Aprenda mais:

O Dia dos Pais e as oportunidades de vendas

Imagens: Freepik; Iconfinder

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


6 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 81
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

6

comentários em "Dicas de marketing para o Dia dos Pais"

Comentar

  1. Adriana Seixas disse:

    Fazer promoções de descontos
    Dar cupom presente para a foto mais bonita com ser pai

  2. Priscila disse:

    Meu amei as dicas de vocês.
    Se tiverem mais dicas ainda para a minha área de venda de roupas, agradeço.
    Mas amei mesmo as dicas de vocês.
    Obrigado

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Que bom que você gostou, Priscila. Ficamos felizes em saber.
      A gente tenta falar sobre vendas no varejo de uma maneira geral, não tão segmentada, para poder atingir mais profissionais. Mas vamos levar seu pedido em consideração nas próximas reuniões de pauta, ok?
      Agradecemos pela visita e pelo comentário.
      Sucesso sempre!