Sua loja está preparada para aproveitar todas as oportunidades geradas pelo Dia dos Pais? Neste artigo, apresentamos estratégias que ajudarão a aumentar suas vendas e também o engajamento com seu público nesta data especial. Confira e inspire-se para criar ações como essas em seu estabelecimento!
Datas comemorativas não são interessantes para o varejo apenas para aquecer as vendas. Se bem aproveitadas, essas ocasiões podem contribuir também para:
– Fortalecer e expandir o alcance da marca;
– Melhorar o índice de clientes fiéis;
– Posicionar melhor a empresa no mercado.
Mas para tudo isso ser possível, porém, é preciso desenvolver estratégias de marketing específicas para cada data.
No Dia dos Pais, as possibilidades são inúmeras. Porém, as sete sugestões que apresentamos a seguir funcionam como um bom ponto de partida para você colher bons frutos daqui até o segundo domingo de agosto.
Confira, assimile as ideias e inspire-se para colocá-las em prática e para pensar em outras ações que possam ser úteis no Dia dos Pais e sempre. Seu bolso e seus clientes agradecem!
O presente do Dia dos Pais não é apenas um símbolo de consumismo. Ele ajuda filhos, esposas, netos, afilhados (e assim por diante) a dizerem: “Eu te amo“, “Obrigado” e tantas outras mensagens que muitas vezes ficam guardadas apenas no coração.
Fazer com que esse momento seja ainda mais especial é pode diferenciá-lo na corrida para vender mais nessa época do ano.
Uma maneira de fazer isso é desenvolvendo parcerias com outras empresas. Dessa forma, você poderá oferecer brindes ou realizar sorteios de algo que vai fazer os presenteadores (seus clientes) se aproximarem ainda mais dos presenteados (pais, avôs, padrinhos etc.).
♥ Você pode, por exemplo, sortear ingressos para um jogo de futebol, ingressos para um show, aulas de churrasco e/ou o que mais achar que pode agradar o seu público.
O objetivo é oferecer um momento que faça o Dia dos Pais ser não só uma data comercial, mas uma oportunidade para agradecer e celebrar o amor em família. Assim, seus clientes sentirão que valeu a pena escolher a sua loja.
Para fechar as parcerias, argumente para a outra parte que ela também será beneficiada. Afinal, com isso, ampliará o alcance dela para a sua base – que talvez ainda não fosse explorada. Um ganha-ganha excelente!
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Como fazer parcerias no varejo para vender mais
Sabe aquela história de que no Dia dos Pais as pessoas sempre compram as mesmas coisas (especialmente gravatas, canetas, canecas e meias)?
Então, que tal usar a criatividade para chamar a atenção dos clientes usando esse costume?
Para isso, você pode criar uma promoção em que o cliente leva de brinde um desses itens “tradicionais”, na compra de um presente original.
Por exemplo:
– “Não compre uma gravata para o seu pai. Compre um tablet e nós daremos a gravata de brinde.”
– “Pensando em dar meia de novo para o seu pai? Compre um notebook e a meia é por nossa conta.”
Se você quiser, não precisar dar o segundo produto como brinde, mas ainda assim pode utilizar a tradição em suas chamadas de vendas.
Por exemplo:
– “Neste Dia dos Pais, esqueça as meias e gravatas. Veja nossas opções de produtos e dê para o seu pai um presente tão legal quanto ele!”
Use a imaginação e a criatividade para tornar o jogo mais divertido e, claro, recompensador!
Concursos são excelentes formas de promover o engajamento entre o público e sua marca.
No varejo, esse tipo de ação é muito comum – especialmente em datas especiais. Então, que tal aproveitar o Dia dos Pai para promover um concurso especial em sua loja?
Pense o seguinte: o principal objetivo de seus clientes nessa data é mostrar o amor e admiração aos pais, não é mesmo? Então, é isso que você deve ter em mente na hora de desenvolver a temática do concurso. Aí vão algumas ideias do que pode ser feito:
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7 dicas para realizar concursos e sorteios em sua loja
Escolher um produto para si mesmo já é uma tarefa difícil. Afinal, são tantas as opções disponíveis no mercado que o mais comum é a gente querer levar tudo para casa. Imagine, então, quão difícil é quando a questão é escolher um presente para outra pessoa – ainda mais quando se trata de alguém a quem amamos tanto…
Se você souber como usar essa dificuldade a seu favor, pode sair na frente da concorrência nesse período de vendas em alta. Uma forma de tornar isso possível é criando conteúdos que ajudem o seu cliente a decidir o que comprar para a figura paterna que ele quer presentear.
Para começar, tenha em mente que diferentes perfis de pais serão agradados com diferentes segmentos de presentes. Por exemplo:
– Para pais tecnológicos fale sobre: computadores, tablets, celulares.
– Para pais chefs fale sobre: batedeira, processador, liquidificador.
– Para pais decoradores fale sobre: móveis e utensílios de decoração.
– Para pais churrasqueiros fale sobre: churrasqueira e móveis para jardim.
Use sua imaginação para criar os conteúdos de acordo com os produtos disponíveis em sua loja. Para divulgar esses materiais, você pode enviar e-mails ou publicar as sugestões em alguma rede social, tal como Facebook, Instagram ou Pinterest.
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Como criar guias de presentes e aumentar as vendas em datas comemorativas
Conhecendo as preferências de quem será presenteado por seus clientes, sua loja terá mais conhecimento sobre o que sugerir e ofertar neste Dia dos Pais. Essas informações serão úteis, também, na hora de montar kits especiais para a data.
Você pode fazer essa pesquisa consultando os seus clientes que são pais ou por meio de uma pesquisa pública na internet. Para isso, desenvolva um formulário fazendo perguntas como:
– O que você ganhou de Dia dos Pais nos últimos anos?
– Qual foi o presente de que mais gostou? Por quê?
– De quem você ganhou este presente?
– O que gostaria de ganhar este ano?
– O que não gostaria de ganhar este ano?
Além de entender a preferência dos presenteados, você vai saber também quem são seus verdadeiros clientes nessa data, ao descobrir quais pessoas deram presente para os pais nos anos anteriores. Que tal?
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Comportamento do consumidor no Dia dos Pais
Assim como existem crianças carentes, também existem alguns pais carentes que, por algum motivo, estão afastados de suas famílias. Que tal sua loja abraçar essa causa e presentear esses pais? Para isso, desenvolva uma parceria com ONGs de sua cidade com potenciais pessoas desse grupo – albergues e casas de repouso, por exemplo.
Peça para os seus clientes se envolverem na causa. Coloque uma caixa para doações (de dinheiro ou de presentes) na loja, explicando que elas serão destinadas a pais carentes, que estão longe de seus filhos.
Além de ajudar essas pessoas, sua marca ganhará muitos pontos com o público com essa simples ação. Todos saem ganhando – especialmente aqueles pais que terão um dia muito mais especial.
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Marketing 3.0: envolva-se com a sua comunidade e ganhe a confiança e a lealdade de seus clientes
Não esqueça que em sua empresa também existem pais! E promover as histórias deles para chamar a atenção do público é uma ideia excelete. Isso vai aproximá-lo dos clientes, mostrando um lado mais humano da marca.
Exemplos de ações nesse sentido:
Simples – mas eficientes – ideias. Basta colocar em prática para ver.
Boas vendas!
Fazer promoções de descontos
Dar cupom presente para a foto mais bonita com ser pai
Meu amei as dicas de vocês.
Se tiverem mais dicas ainda para a minha área de venda de roupas, agradeço.
Mas amei mesmo as dicas de vocês.
Obrigado
Que bom que você gostou, Priscila. Ficamos felizes em saber.
A gente tenta falar sobre vendas no varejo de uma maneira geral, não tão segmentada, para poder atingir mais profissionais. Mas vamos levar seu pedido em consideração nas próximas reuniões de pauta, ok?
Agradecemos pela visita e pelo comentário.
Sucesso sempre!