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7 dicas para você atrair e fidelizar clientes

7 dicas para você atrair e fidelizar clientes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/03/14

DICAS DE VENDAS DA GAZIN PARA VOCÊ

Quer saber como vender mais aproveitando o relacionamento com os clientes? Estas dicas podem ajudá-lo. Preste a atenção nelas!

4 DICAS PARA ATRAIR NOVOS CLIENTES

dicas de vendas - como atrair novos clientes

Além de cuidar muito bem dos seus clientes atuais, é sempre preciso estar em busca de novos consumidores. Isso é essencial para manter o ciclo de vendas ativo. Mas não dá para ficar esperando que os clientes venham até sua loja sem que você faça nada. Veja a seguir algumas estratégias eficazes para atrair novos clientes:

1.      Inove no marketing

Seja qual for sua estratégia de marketing atual uma coisa é certa: com certeza há algo diferente a ser feito; algo que vai atingir um novo (e potencial) público. Já pensou em distribuir flyers? Ou, então, ser mais atuante nas redes sociais? Pense nisso!

2.      Cuide da aparência

Se a primeira impressão é a que fica, qual é a mensagem que seus clientes estão recebendo ao chegar em sua loja? Invista no cuidado com a imagem de seu negócio – seja em relação ao ambiente, à decoração e à organização, ou mesmo com o visual dos vendedores. Pessoas bem vestidas e cuidadas e um local bonito e limpo são essenciais para que as pessoas tenham vontade de, primeiro, entrar em sua loja e, depois, tornarem-se seus clientes.

3.      Conhecimento

O caminho mais rápido para perder um possível cliente é não responder suas perguntas e dúvidas em relação ao que você está vendendo! O amplo conhecimento sobre seu produto é crucial para conquistar um cliente. O vendedor é a ponte entre os consumidores e a loja. É por meio das informações que o vendedor fornece que um prospect vira cliente. Quem entra em sua loja tem um problema ou uma necessidade a ser resolvida. Você tem o conhecimento necessário para mostrar que seus produtos poderão ajudá-lo?

4.      Trate bem seus atuais clientes

Essa também é uma ótima estratégia para atrair novos clientes. Isso porque clientes satisfeitos falarão sobre sua loja para pessoas de seu convívio. É claro que eles irão falar também se não gostarem do atendimento. Por isso, é muito importante que você invista no bom relacionamento com seus consumidores atuais, pois isso ajuda você a alcançar novos clientes por meio da indicação dos clientes satisfeitos.

3 DICAS PARA FAZER O CLIENTE VOLTAR

Business people shaking handsUma vez conquistado o cliente, é preciso cuidar do relacionamento com ele, para que ele volte sempre. Estas três dicas vão ajudá-lo a fidelizar seus clientes

1.      Comunique-se com seus clientes constantemente

Aproveite ao máximo as diversas ferramentas de comunicação para manter-se sempre próximo ao seu cliente.

  • Envie e-mails com ofertas de produtos específicos baseando-se nas compras anteriores deles;
  • Faça pesquisa de satisfação para saber a opinião deles sobre todo o processo – desde atendimento até a entrega;
  • Mande felicitações em datas importantes (aniversário, Natal, etc.);
  • Envie e-mails informativos sobre seus produtos, com conteúdo interessante para aquele tipo de público.

Tudo isso vai fazê-lo sentir-se especial e, mais importante, vai manter sua marca viva na memória dos clientes. E isso vai ser crucial para que volte à sua loja na próxima compra.

2.      Transforme o atendimento em uma experiência

Faça com seu cliente se lembre do atendimento que teve na sua loja toda vez que olhar para o que comprou de você. Como? Enquanto estiver vendendo, não apenas fale sobre como o produto vai ajudá-lo, mostre a ele! Faça-o experimentar o produto e ver, por ele mesmo, todas as vantagens que terá se comprá-lo. Torne a venda uma experiência positiva e inesquecível para o seu cliente.

3.      Aposte em fidelização e vantagens

Uma outra forma interessante de fazer com que seu cliente volte é criando programas de fidelidade. Ofereça vantagens para aqueles clientes que sempre compram com você. Podem ser descontos ou mesmo uma pontuação que poderá ser trocada futuramente por produtos. O importante é que ele sinta que vale a pena ser fiel a sua loja.

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