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Dicas de 8 especialistas para sua loja ter um Feliz Natal este ano

Dicas de 8 especialistas para sua loja ter um Feliz Natal este ano

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/10/19

Oito especialistas compartilham suas melhores dicas para sua loja ter um Feliz Natal este ano

Todo ano é aquela velha história: quando dezembro se aproxima, o assunto em pauta entre os varejistas é “como aproveitar o Natal para vender mais e fidelizar clientes”. E não podia ser diferente. Afinal, esta é a data que mais movimenta o comércio no Brasil. 

E, também, é a data que mais movimenta o Blog do Varejo!

Ao longo dos mais de cinco anos de blog, produzimos muitos conteúdos e entrevistamos diversos especialistas que têm diferentes dicas e visões sobre o tema. Do nosso baú de preciosidades sobre vendas de Natal, apresentamos a seguir as melhores dicas de oito especialistas em diversas áreas – desde marketing e comunicação, até vendas e relacionamento com o cliente.

Acompanhe!

Quer incentivar a equipe a vender mais no Natal?
ESTABELEÇA METAS REALISTAS E DE CURTO PRAZO!

Como colocar essa dica para vender mais no Natal em prática 

Dicas de vendas para o Natal – GaziriEnfeitar a loja, preparar promoções, abastecer o estoque, fazer divulgação… Tudo isso terá pouco ou nenhum efeito se a sua equipe de vendas não estiver preparada e motivada para vender mais no Natal.

Mas como, então, preparar e motivar a equipe? O primeiro passo é estabelecer metas de forma eficiente. Esta é a dica de Luiz Gaziri, especialista em liderança e autor do livro A incrível ciência das vendas. 

– Não utilize metas irreais 

Gaziri explica que quando as metas são inatingíveis, as pessoas aprendem a não bater a meta, e ficam acomodadas. Para evitar isso, ele aconselha a utilização de metas justificáveis, alcançáveis e de dificuldade moderada.

– Estabeleça metas para a equipe, não para cada vendedor, individualmente

“Meta global causa cooperação, meta individual causa individualismo”, aponta o especialista. Ele indica que estudos comprovam que estipular uma meta para toda a equipe aumenta a colaboração entre os profissionais.

– Entenda que metas precisam ser semanais

É comum os vendedores baterem as metas apenas nos últimos dias do mês. Isso acontece, segundo Gaziri, por conta da “teoria da meta gradativa”, que indica que, quanto mais perto de chegar em um objetivo, mais rápido a pessoa anda. “Se fizermos uma meta semanal ao invés de uma meta mensal, estamos causando essa aceleração toda semana”, pondera.

🎬 Aprenda mais assistindo ao vídeo que Gaziri gravou para o Blog do Varejo:

 Quer capacitar a equipe de vendas para o Natal?
FOQUE A CAPACITAÇÃO DOS VENDEDORES NO ATENDIMENTO!

Como colocar essa dica para vender mais no Natal em prática 

Dicas de vendas para o Natal – RosanaO fim de ano é a época em que as lojas estão mais movimentadas e em que os clientes estão mais ansiosos para suprirem suas necessidades de compra. Afinal, encontrar os presentes ideais pode ser uma tarefa estressante, em meio à correria do Natal, então, o problema é ainda maior.

Por isso, a especialista em varejo Rosana Nogueira indica que ao preparar sua equipe de vendas para o Natal, é importante focar na qualidade do atendimento.

Ela aponta que é fundamental capacitar os vendedores para a venda consultiva, focada nas necessidades específicas de cada consumidor, ofertando o melhor mix de produtos e serviços e, consequentemente, fidelizando o cliente.

“Bons treinamentos de vendas devem abordar as vantagens dos produtos e serviços, assim como a política comercial e a parte comportamental – discurso de vendas, gestos, tom de voz, atitudes e comportamentos ideais para gerar um atendimento consultivo”, frisa a especialista.

📝 Aprenda mais lendo a entrevista de Rosana para o Blog do Varejo, clicando aqui.

Quer aproveitar ao máximo as oportunidades do Natal?
ENVOLVA A EQUIPE NA CRIAÇÃO DAS METAS DE VENDAS!

Como colocar essa dica para vender mais no Natal em prática 

Dicas de vendas para o Natal – FredVocê já parou para pensar sobre o que faz com que alguns atletas tenham uma performance acima da média? Certamente, o apoio do técnico, da família e da torcida conta muito. Porém, nada disso terá validade se o atleta não acreditar nele mesmo.

Segundo Fred Rocha, especialista em varejo, o mesmo acontece com sua equipe de vendas. O primeiro passo para os vendedores atingirem as metas consiste na crença pessoal deles de que isso é possível.

Rocha afirma que o papel do líder é fundamental nesse sentido. Para começar, é preciso definir metas não sejam baseadas apenas no fluxo de caixa, mas também na capacidade da equipe. Nesse sentido, ele aconselha que os objetivos de vendas sejam criados em conjunto com os vendedores.

“Reúna-se com sua equipe de vendas e faça um debate sobre quanto eles são capazes de vender. Quando a equipe cria e acredita em um número em conjunto, ela passa a ser um time”, reflete o especialista.

🎬 Aprenda mais assistindo ao vídeo que Rocha gravou para o Blog do Varejo:

Quer saber se é necessário contratar temporários para o Natal?
ANALISE OS PROCESSOS E ENTENDA O QUE PODE SER OTIMIZADO!

Como colocar essa dica para vender mais no Natal em prática 

Dicas de vendas para o NatalÉ comum que as empresas de varejo contratem vendedores temporários no período que antecede o Natal. Mas como saber se o seu negócio precisa aumentar a equipe para as vendas natalinas? E, mais ainda, como saber quantos vendedores temporários são necessários?

Segundo Ricardo Pastore, consultor em varejo e coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM, os processos operacionais da loja ditarão a necessidade de contratação de um número maior ou menor de profissionais. 

“A sugestão é fazer uma revisão dos processos, planejar fases da operação que demandem número menor de pessoas e implantar as mudanças. Por exemplo: adotar o autosserviço ao máximo, organizar as filas e facilitar pacotes e embalagens”, recomenda.

O consultor destaca ainda que, para garantir que os temporários se encaixem na equipe, é preciso definir o perfil antecipadamente e oferecer condições atraentes para atrair os melhores.

📝 Aprenda mais lendo a entrevista que Pastore concedeu ao Blog do Varejo, clicando aqui.

Dica extra! 

Como contratar e treinar vendedores temporários para o Natal

Quer atrair mais clientes no Natal?
PROMOVA UMA COMUNICAÇÃO MULTICANAL!

Como colocar essa dica para vender mais no Natal em prática 

Valquíria Garske, consultora em inteligência comercial, aponta que cada vez mais os clientes se comunicam e compram utilizando diversos canais. Nesse cenário, a loja precisa estar onde o consumidor está. Ou seja, deve oferecer diversidade de canais de consumo e comunicação, e estar presente nas diferentes plataformas em que o cliente está.

“Você está oferecendo na sua empresa todos os canais de comunicação que o cliente está esperando que você ofereça? Está sendo inovador e saindo na frente da concorrência?”, questiona.

Algumas práticas importantes nesse sentido são:

1) Ter uma forte presença na web, garantindo que sua loja seja encontrada pelo cliente quando ele buscar por seus produtos e/ou marca.

2) Interagir com os clientes via redes sociais, aproveitando o potencial dessas plataformas para se aproximar do seu público.

3) E, tendo uma loja online ou não, sua marca deve estar presente no meio digital para se comunicar e atender às necessidades, dúvidas e reclamações dos clientes.

🎬 Aprenda mais assistindo ao vídeo que Valquíria gravou para o Blog do Varejo:

Dica extra! 

6 passos para desenvolver uma estratégia de comunicação multicanal

Quer encantar os clientes no Natal?
PRESTE ATENÇÃO AOS DETALHES!

Como colocar essa dica para vender mais no Natal em prática 

Marcelo Ortega, palestrante e treinador de vendas, alerta que para conquistar os consumidores no Natal é fundamental prestar atenção aos detalhes. Isso significa que cada etapa da venda deve ser muito bem pensada.

“A maneira como você atende os clientes, a forma como a loja se apresenta e até como embala os presentes, tudo isso precisa ter o objetivo principal de encantar o consumidor”, aponta o especialista.

Ortega destaca que, para oferecer uma experiência que faça o seu cliente se sentir especial, sua loja precisa prestar atenção e investigar mais o seu público. Nesse sentido, ele aconselha estar sempre atento ao que os consumidores estão falando nas redes sociais para identificar oportunidades de atender a uma necessidade específica.

Além disso, manter a comunicação em dia também é fundamental para lembrar aqueles clientes que já compraram em sua loja que eles podem contar com o seu negócio para achar os presentes de Natal.

🎬 Aprenda mais assistindo ao vídeo que Ortega gravou para o Blog do Varejo:

Quer conquistar a confiança do consumidor no Natal?
USE NÚMEROS E DEPOIMENTOS DE CLIENTES SATISFEITOS

Como colocar essa dica para vender mais no Natal em prática 

Sabe quando uma mãe fala bem do seu filho e as pessoas dizem que ela só está elogiando porque ela é a mãe?

Com o vendedor, acontece quase o mesmo.

Ou seja, é comum o cliente achar que o profissional só está falando bem de um produto porque quer vendê-lo!

Para evitar que isso aconteça, o especialista em varejo César Frazão sugere que a loja utilize depoimentos de clientes satisfeitos para fortalecer a credibilidade do discurso do vendedor.

“A maior parte dos vendedores, quando está vendendo para um cliente, se esquece de falar que existem outros consumidores que já compraram e estão satisfeitos com aquele produto”, reflete.

🎬 Aprenda mais assistindo ao vídeo que Frazão gravou para o Blog do Varejo:

Quer fidelizar os clientes que comprarem no ?
ELIMINE IRRITADORES NO PROCESSO DE COMPRA
E COLETE DADOS DOS CONSUMIDORES!

Como colocar essa dica para vender mais no Natal em prática 

Se a fidelização é um problema na sua loja, saiba que o Natal pode ser uma grande oportunidade para mudar isso e mostrar ao seu público que vale a pena ser leal ao seu negócio.

Raul Candeloro, especialista em alta performance em vendas e diretor da revista VendaMais, tem boas dicas para ajudá-lo a conquistar de verdade os consumidores neste final de ano, garantindo muitas vendas não só no Natal, como nos meses seguintes. Acompanhe!

1) Elimine os irritadores que afastam os clientes

“A melhor forma de ter um atendimento nota 10 é começando pelo mais básico: elimine coisas que irritam seus clientes”, aponta o especialista.

2) Nunca perca a oportunidade de cadastrar novos clientes

Candeloro aconselha: “Aproveite o Natal para rever e atualizar sua base de dados, e faça o cadastro de novos clientes para realizar o pós-venda.”

3) Dê bonificações para os clientes utilizarem em na próxima compra

“Quando você oferece um voucher para o cliente, você está fechando a venda do presente e garantindo uma possível venda no futuro”, comenta o executivo.

🎬 Aprenda mais assistindo ao vídeo que Candeloro gravou para o Blog do Varejo:

Muitas dicas bacanas, não é mesmo?

Agora, cabe a você estudar melhor cada uma delas, identificar quais podem ser úteis à sua loja e começar a colocá-las em prática. Os resultados logo aparecerão!

Sucesso e boas vendas!

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