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Dicas para simplificar o check-in e o check-out em seu estabelecimento

Dicas para simplificar o check-in e o check-out em seu estabelecimento

Por Redação Blog Gazin Atacado • 13/03/18

Problemas nos processos de entrada e saída dos estabelecimentos hoteleiros estão entre as principais reclamações de consumidores deste mercado. Saiba como simplificar o check-in e o check-out em seu hotel/em sua pousada e, assim, garanta a satisfação dos seus hóspedes!

A importância do check-in e do check-out

Cada interação com seu estabelecimento conta pontos no nível de satisfação do hóspede. Desde a reserva até a hora que o cliente vai embora (e mesmo depois disso), ele está o tempo todo avaliando os serviços, o atendimento e os produtos oferecidos aí.

Nesse sentido, os processos de check-in e check-out são muito importantes. Afinal, nessas etapas podem ocorrer atrasos, problemas de comunicação e outras questões que prejudicam a experiência do hóspede.

No entanto, essas fases são cruciais no relacionamento com o consumidor. Basta analisar a situação do ponto de vista do viajante:

simplificar o check-in e o check-out

  • Quando ele chega no hotel/na pousada, ou ele está cansado e quer descansar ou está empolgado para curtir a viagem. De qualquer forma, seu desejo é um check-in rápido e eficiente, para que ele possa ir logo para o quarto. Esse é o primeiro contato do hóspede com seu estabelecimento durante a viagem e causar uma boa primeira impressão é fundamental para garantir um clima positivo desde o início da estadia.
  • Na hora de ir embora, o viajante ou quer voltar logo para casa ou está se preparando para uma longa jornada. Ele quer “fechar com chave de ouro” a viagem, e a eficiência do hotel nessa etapa é fundamental para isso. Essa é a última chance de impressionar o hóspede durante a estadia dele – e a última impressão conta tanto quanto a primeira!

Quer saber como conquistar os clientes nessas fases importantes da hospedagem? Confira a seguir nossas dicas sobre como simplificar o check-in e o check-out!

3 dicas para simplificar o check-in e o check-out

Hóspedes satisfeitos são sinônimo de clientes fiéis, recomendações e avaliações positivas da sua marca na web. É isso que você quer, não? Para ajudá-lo a aumentar as chances de seus clientes saírem de seu estabelecimento felizes e satisfeitos, listamos a seguir algumas maneiras de simplificar o check-in e o check-out

Coloque essas dicas em prática para aumentar a eficiência dessas processos tão importantes!

1 – Check-in remoto antecipado

simplificar o check-in e o check-out

O check-in remoto antecipado é uma ótima forma de oferecer praticidade e garantir que a entrada do hóspede no hotel seja rápida e eficiente.

Seu estabelecimento pode oferecer essa possibilidade seguindo estes passos:

  • Colete informações antecipadamente. Peça para o hóspede preencher um formulário com as informações que você coletaria assim que ele chegasse ao hotel. Dessa forma, ele só precisará confirmar as informações e assinar o documento de entrada durante o check-in.
  • Essas informações podem ser coletadas por telefone ou por e-mail. Para organizá-las, é possível utilizar ferramentas simples como Word ou Excel, mas também existem plataformas on-line que permitem compartilhar documentos – como o Google Drive, por exemplo.
  • Se o sistema do seu hotel ou pousada permitir o acesso remoto de clientes, utilize-o nessa fase para dar agilidade ao check-in.
  • Outra possibilidade de canal para o check-in remoto é o mobile. Colete as informações antecipadas por meio de aplicativos de mensagens – como o WhatsApp e Facebook Messenger, por exemplo. Assim, o hóspede poderá fazer o check-in a caminho do seu estabelecimento.

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2 – Horários mais flexíveis para check-in e check-out

simplificar o check-in e o check-out

Nem sempre os horários de entrada e saída no seu hotel batem com o horário de chegada e partida dos hóspedes na sua cidade. Nesse sentido, outra forma de simplificar o check-in e o check-out é oferecendo horários flexíveis para a realização desses processos.

Estas são algumas dicas nesse sentido:

  • Ofereça horário especial de check-in/check-out. Você pode oferecer como serviço extra (disponível mediante o pagamento de uma taxa) a possibilidade de o hóspede fazer o processo de entrada e saída no momento mais apropriado para ele.
  • Para não prejudicar o andamento do seu estabelecimento, ofereça alguns horários extras pré-estabelecidos. Por exemplo: um horário extra de manhã, um à tarde e outro à noite.
  • Esses serviços devem ser solicitados antecipadamente – logo após a confirmação da reserva –, para que você possa se organizar quanto a isso.
  • Você pode, ainda, oferecer esse serviço gratuitamente como um benefício para os integrantes do programa de fidelidade do seu estabelecimento.

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3 – Use os dados dos clientes

simplificar o check-in e o check-out

Em vez de fazer os hóspedes preencherem o mesmo formulário toda vez que se hospedam em seu hotel ou pousada, que tal apenas atualizar as informações que você já tem disponível? Isso com certeza vai agilizar e simplificar o check-in e o check-out.

Estas são algumas maneiras de fazer isso:

  • Utilize as informações do seu banco de dados. Você mantém um registro dos clientes, certo? (Pode ser em um software simples, um CRM ou mesmo em uma tabela Excel!) Portanto, quando um hóspede retornar ao estabelecimento, busque as informações dele nessas plataformas.
  • Preencha o formulário de check-in com os dados disponíveis. Quando chegar ao seu estabelecimento, o cliente terá apenas que conferir as informações e verificar se precisa atualizar alguma informação.
  • Aproveite para verificar o histórico de compra das estadias passadas e, já na entrada do hóspede, ofereça serviços alinhados às preferências dele. Se, da última vez em que esteve seu estabelecimento, o hóspede pediu uma garrafa de vinho no quarto, pergunte se ele gostaria de repetir o pedido. Isso mostra que vocês o conhecem e se preocupam com as preferências dele.

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CASES INSPIRADORES

Check-in/check-out automáticos

  • O Hotel Vista, em Yokohama, no Japão, utiliza um terminal automático para simplificar o check-in e o check-out. Após se cadastrar, os clientes podem registrar a entrada e saída por meio desses sistemas automáticos.

simplificar o check-in e o check-out

Check-in/check-out sem papel

  • O hotel Upper House, em Hong Kong, tem um processo de check-in e check-out totalmente digital. Ao chegar ao estabelecimento, o hóspede é direcionado diretamente ao seu quarto, onde registra sua entrada no sistema digital em um tablet.

simplificar o check-in e o check-out

Bacana, não?

Quer conhecer outros estabelecimentos que estão inovando e trazendo mais agilidade, eficiência e excelência ao atendimento na hotelaria? Leia também:

Queremos saber:

Qual é a sua estratégia para simplificar os processos de check-in e check-out?

Quais são os principais desafios que você enfrenta nesse sentido?

Deixe um comentário com suas dúvidas e opiniões sobre esse tema e enriqueça o debate!

Esperamos que esse artigo possa inspirá-lo a criar ações para dar mais agilidade e eficiência ao check-in e check-out e, assim, fortalecer a imagem da sua marca e o relacionamento com seus clientes!

Sucesso!

Imagens: Freepik; Bigstock

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