fbpx

Nossas Sugestões

Dicas para tornar seu hotel mais sustentável

Dicas para tornar seu hotel mais sustentável

Por Redação Blog Gazin Atacado • 25/08/16

Faz tempo que “sustentabilidade” deixou de ser apenas uma palavra na moda corporativa para se tornar uma exigência real dos consumidores. As pessoas buscam cada vez mais se relacionar e fazer negócios com empresas que estejam alinhadas aos valores que elas defendem, e a sustentabilidade é uma questão de peso nesse sentido.

Nesse sentido, seu hotel ou pousada pode executar pequenas ações no dia a dia para proteger o planeta e, com isso, conquistar os hóspedes. Quer saber como isso é possível? Leia este artigo até o fim!

Benefícios da sustentabilidade

Na gestão da sua empresa: Pode ser que, para deixar seu hotel mais sustentável, você precise realizar alguns investimentos iniciais. No entanto, no longo prazo, esse investimento vai valer a pena. Afinal, economizar na conta de luz e água, por exemplo, não só contribui para salvar os recursos naturais como também beneficia seu orçamento.

sustentabilidade-na-hotelaria (1)No marketing: O objetivo principal das suas ações sustentáveis deve ser, claro, cuidar do planeta. Mas isso não quer dizer que seu hotel ou pousada não possa aproveitar essas ações sustentáveis para atrair mais hóspedes. Em sua comunicação com os clientes, aponte como diferencial a preocupação que sua empresa tem com a natureza – com certeza isso vai chamar a atenção de muitos hóspedes e possíveis hóspedes.

No relacionamento com o cliente: Ao mostrar que você se preocupa em preservar os recursos naturais do planeta, seu hotel pode conquistar muitos clientes que também têm essa preocupação em seu dia a dia. Com isso, o hóspede mais ecológico com certeza vai voltar a se hospedar em seu estabelecimento e também irá recomendá-lo para os amigos.

DICAS PRÁTICAS

Economize água

sustentabilidade-na-hotelaria (9)Essa é uma das fontes naturais mais preciosas e seu hotel ou pousada não pode se dar ao luxo de desperdiçá-la. Aí vão algumas ações que podem ajudá-lo a economizar água:

  • Instale descargas com fluxo duplo.
  • Incentive a reutilização das toalhas pelos hóspedes.
  • Invista em um sistema de reciclagem de água.

Economize energia

sustentabilidade-na-hotelaria (4)Economizar energia é bom para a natureza e também para o seu bolso. Veja algumas maneiras de diminuir o valor da conta de luz e ajudar o planeta:

  • Instale um sistema que ativa a energia do quarto por meio da chave-cartão.
  • Instale lâmpadas LED.
  • Aproveite a luz do dia em áreas mais abertas.
  • Coloque películas nas janelas para diminuir a temperatura (e a necessidade de ligar o ar-condicionado).
  • Invista em um sistema de aquecimento solar.

Reduza os resíduos

sustentabilidade-na-hotelaria (5)No Brasil, são produzidos diariamente cerca de 250 mil toneladas de lixo. Que tal contribuir para a diminuição desse número? Seu hotel pode ajudar colocando em ação as seguintes medidas:

  • Crie um sistema de reciclagem.
  • Substitua louças descartáveis por louças reutilizáveis.
  • Faça parcerias com cooperativas de reciclagem.
  • Sempre que possível, compre produtos feitos de materiais reciclados.

Cuide dos alimentos

sustentabilidade-na-hotelaria (3)A alimentação é um fator importante na sustentabilidade. Veja como seu hotel pode desenvolver ações nesse sentido:

  • Tenha uma horta no hotel. Além de poder ter alimentos fresquinhos, você ainda terá onde dispor lixo orgânico.
  • Dê preferência a fornecedores locais de alimentos orgânicos – que não utilizam agrotóxicos.
  • Faça um planejamento para reaproveitamento de comida, evitando o desperdício de alimentos.

COMO ENGAJAR OS COLABORADORES E OS CLIENTES

Para conseguir um resultado efetivo com suas ações sustentáveis, você precisa ter uma equipe engajada e também fazer os clientes se aliarem à sua causa. Veja algumas maneiras de conseguir isso:

sustentabilidade-na-hotelaria (7)1) Crie uma campanha sustentável internamente

Para engajar os profissionais na causa você pode desenvolver uma campanha envolvendo ações sustentáveis. Uma ideia é definir uma meta de economia de energia e de água e oferecer uma recompensa para os profissionais caso a equipe consiga alcançar os objetivos.

sustentabilidade-na-hotelaria (8)2) Eduque os colaboradores e os hóspedes

Para incentivar as pequenas ações que fazem diferença para a saúde de nosso planeta, seu hotel pode criar alguns materiais educativos para a equipe e para os hóspedes, mostrando o que cada um pode fazer no dia a dia para ser mais sustentável (Por exemplo: tomar banhos mais curtos, sempre apagar a luz ao sair de um ambiente, etc.).

sustentabilidade-na-hotelaria (6)3) Apoie alguma causa ou instituição da área de sustentabilidade

Ao apoiar uma causa sustentável, seu hotel pode envolver seus clientes e colaboradores em uma causa maior. Seja parceiro de uma instituição na área da sustentabilidade e apoie as ações realizadas por ela, incentivando a participação do seu público – seja divulgando em seu hotel, apoiando financeiramente o evento ou efetivamente participando da ação.

sustentabilidade-na-hotelaria (2)4) Envolva os hóspedes em suas ações sustentáveis

A participação dos hóspedes é fundamental para que suas ações sustentáveis tenham efeito. Incentive-os a também cuidarem do planeta por meio de pequenos gestos. Por exemplo: peça para que comprem uma caneca (ao invés de usar o copo plástico) e reverta o valor arrecadado para uma causa que seu hotel apoia; coloque avisos sobre a quantidade de água utilizada por banho, incentivando a economia; dê a opção de reutilizar a toalha, ao invés de trocá-la a cada banho; etc.

Dica final

♥ Para planejar suas ações sustentáveis no seu hotel ou pousada é interessante que, antes, você faça um levantamento do cenário atual, colhendo informações como: em quais épocas do ano se gasta mais água e luz; qual é a média de lixo gerado diariamente no hotel; quantas vezes são lavadas roupas; etc. A partir daí você entenderá quais são os pontos mais críticos e saberá por onde deve começar.

A sustentabilidade já é uma preocupação em sua empresa? Deixe um comentário contando o que você faz para deixar seu hotel mais sustentável. Sua forma de agir pode inspirar outros profissionais do setor hoteleiro.

E se você tiver alguma dificuldade em relação a isso fique à vontade para compartilhá-la conosco na caixa de comentários. Nós queremos – e podemos – ajudar!

Imagens: Freepik; Iconfinder; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


4 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 16
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

4

comentários em "Dicas para tornar seu hotel mais sustentável"

Comentar