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21 dicas para promover uma estadia impecável em seu hotel ou em sua pousada

21 dicas para promover uma estadia impecável em seu hotel ou em sua pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/08/18

Um dos principais objetivos de qualquer gestor hoteleiro é promover uma estadia impecável aos seus hóspedes, certo?

Porém, a grande dúvida é: qual é o caminho para uma estadia impecável? O que é preciso fazer – desde o momento em que o hóspede entra no estabelecimento até a hora em que ele vai embora – para garantir que essa experiência seja marcante e inesquecível?

A resposta é mais simples do que você imagina:

⇒ Para garantir uma estadia impecável, cada processo e serviço do seu hotel ou pousada deve ter foco em facilitar a vida dos viajantes e otimizar a experiência deles na hospedagem.  

O problema, é claro, é saber como executar a tal “estadia impecável”. Pensando em ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir algumas dicas de ações que irão tornar a estadia em seu estabelecimento mais suave e marcante.

Dicas para promover uma estadia impecável   

blog da hotelaria

A Monocle é uma revista internacional focada em estilo de vida, empreendedorismo e viagens. Recentemente, a publicação lançou um guia de hospitalidade, que traz dicas sobre gestão na hotelaria e também cases de sucesso de hotéis e pousadas ao redor do mundo.

Direto do guia, trouxemos algumas dicas sobre como promover uma estadia impecável. Para ajudá-lo ainda mais, linkamos artigos já publicados aqui no Blog da Hotelaria que complementam as recomendações da publicação.

Vamos lá?

1 – Boas-vindas calorosa

A gente sabe que pode parecer desnecessário ter um recepcionista esperando o hóspede e ajudando-o com as malas e encaminhando para o lobby. No entanto, a verdade é que não é, não. Essa saudação calorosa ajuda a definir um tom mais cordial para a estadia.

estádia impecável2 – Lobby aconchegante

A entrada do seu estabelecimento precisa representar a experiência que vocês estão se propondo a oferecer. O design, a decoração, as cores e até os tecidos utilizados no sofá ou cadeiras ajudam a indicar ao hóspede que bons momentos e experiências o aguardam.

estádia impecável3 – Hóspede bem informado

Enquanto o hóspede espera confortavelmente no lobby, ofereça a ele a possibilidade de se informar sobre o que está acontecendo ao redor do mundo. Jornais locais, nacionais e internacionais são uma boa ideia nesse sentido. Além disso, guias com dicas de atividades na região também podem ser úteis e ajudar a contar pontos para tornar a estadia impecável.

estádia impecável4 – Profissionais à disposição

Garanta que haja sempre um profissional à disposição dos hóspedes no lobby. Pode ser que eles queiram pedir um café ou outra bebida ou mesmo adiantar uma reserva no restaurante. Essa atenção especial desde o início vai deixar o viajante bastante satisfeito, indicando que ele terá uma estadia impecável…

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7 dicas para melhorar o atendimento na recepção do seu hotel ou pousada

estádia impecável5 – Eficiência no check-in

… Porém, por mais confortável que o lobby seja, seu hóspede não quer esperar muito tempo. Treine os profissionais para que efetuem o check-in de forma eficiente e rápida, evitando um tempo de espera muito longo.

estádia impecável6 – Horários flexíveis

Nem sempre os horários de check-in e check-out batem com o horário de chegada e partida dos hóspedes. Oferecer horários flexíveis para a realização desses processos pode fazer toda a diferença na experiência do viajante. Acredite: uma estadia impecável depende de pequenos-grandes cuidados.

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Dicas para simplificar o check-in e o check-out em seu estabelecimento

estádia impecável7 – Equipamentos em dia

Quando você promete algo ao cliente e não consegue entregar, é muito difícil reverter esse desapontamento. Para evitar esse problema em seu estabelecimento, garanta que todos os equipamentos estejam funcionando perfeitamente. Assim, a chave vai abrir a porta sem problemas, o quarto vai estar fresco ou quentinho graças ao ar-condicionado e o banho será relaxante porque o chuveiro está em dia.

estádia impecável8 – Limpeza impecável

Nada diz mais sobre a qualidade de um estabelecimento do que limpeza dos ambientes. Não só dos quartos, mas também dos corredores e de outros locais que o hóspede frequenta, e até dos equipamentos – como controles remoto, abajures, condicionadores de ar etc. Quer uma dica simples? Manter os vidros das janelas perfeitamente limpos é algo simples, mas que indica uma limpeza rigorosa do estabelecimento.

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Checklist para garantir a satisfação dos hóspedes

estádia impecável9 – Quarto à prova de luz e sons

Para ajudar seus clientes a relaxarem e adormecerem, seja qual for a hora que eles escolherem fazer isso, coloque cortinas e blinds que ajudam a cortar a luz externa e também invista em uma estrutura que ajude a isolar os sons que vêm de outros quartos e da rua.

estádia impecável10 – Amenidades para a família

Além de oferecer as amenidades básicas, que tal ir além e entregar itens especiais para todas as idades? Por exemplo: shampoo para bebês; talco; banheiro adaptado para idosos; brinquedos no quarto; berço; monitoria de crianças na piscina etc.

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Como atrair famílias para o seu hotel ou pousada

estádia impecável11 – Serviços para os pets

Ao oferecer um espaço especial com serviços para animais de estimação você vai ganhar muitos pontos com os viajantes que fazem questão de carregar os pets em suas aventuras.

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Tendência pet-friendly na hotelaria

estádia impecável12 – Espaços relaxantes

Ofereça ambientes em que os seus hóspedes possam deixar de lado os smartphones e relaxar curtindo um livro, uma exposição de arte, uma apresentação musical ou mesmo um workshop de artesanato ou gastronomia, por exemplo.

estádia impecável13 – Fragrâncias naturais e aconchegantes

O olfato é um importante sentido na construção da experiência dos hóspedes em seu estabelecimento. Mas ao invés de utilizar apenas aromatizantes artificiais, aposte em arranjos de flores naturais, óleos essenciais ou mesmo o cheirinho de pão ou bolo sendo assado. Essas fragrâncias são muito mais “aconchegantes”!

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Marketing sensorial na hotelaria – os cinco sentidos e a experiência do hóspede

estádia impecável14 – Pratos da casa

Se o seu hotel ou pousada possui um restaurante, ele deve refletir a identidade do estabelecimento e também do local. Desenvolva um menu que esteja alinhado à proposta do seu negócio e também aos ingredientes e à gastronomia da sua região. Alimentar-se é também uma forma de os viajantes experimentarem novas culturas.

estádia impecável15 – Simplifique a tecnologia

Avalie os aparelhos eletrônicos presentes nos quartos do seu estabelecimento e simplifique ao máximo. Por que oferecer, por exemplo, DVDs aos hóspedes? Internet rápida e um carregador universal já são suficientes para deixar o viajante atual satisfeito!

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estádia impecável16 – Opções noturnas de alimentação

Uma das principais frustrações dos viajantes é chegar faminto ao hotel e perceber que o restaurante está fechado. Ofereça algumas opções para essas ocasiões, como lanches rápidos e pré-prontos, que não exigem a presença de um chef para ser preparado.

estádia impecável17 – Um concierge bem informado

Os profissionais que trabalham na recepção certamente serão abordados por hóspedes pedindo indicações de atrações e negócios na região. Prepare sua equipe para ajudar os viajantes com máxima eficiência nesse momento, indicando não apenas locais tradicionalmente turísticos, mas também atividades que os ajudem a viver uma experiência local.

estádia impecável18 – Serviços extras

Oferecer serviços extras que irão facilitar a vida dos hóspedes pode gerar o fator “UAU!” em sua estadia. Alguns exemplos nesse sentido: lavanderia; transporte; salão de beleza; massagens etc. Uma dica interessante é fazer parceria com negócios locais para oferecer esses serviços.

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Serviços extras para viajantes a trabalho

estádia impecável19 – Guia da cidade

Que tal preparar um guia com dicas dos lugares e negócios na região que ajudarão os hóspedes a verdadeiramente viverem a cultura local? Pode ser um documento simples, mas esse cuidado e carinho certamente vai deixar uma ótima impressão da sua marca nos hóspedes.

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5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região

estádia impecável20 – Profissionais poliglotas

Nada faz o viajante se sentir mais em casa do que ser recebido por alguém que fale sua língua. Treine sua equipe para conhecer informações básicas sobre como receber hóspedes internacionais. Uma dica é treinar diferentes profissionais em diferentes línguas. Assim, seu estabelecimento terá um time poliglota.

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Como se preparar para receber hóspedes estrangeiros

estádia impecável21 – Um adeus caloroso

Assim como os cuidados na entrada do hóspede garantem que ele comece a estadia com o pé direito, os cuidados na hora de ele ir embora farão seu estabelecimento deixar uma ótima última impressão. Preparar um check-out rápido, oferecer opções de transporte para o aeroporto ou rodoviária e deixar um cartão de contato para qualquer dúvida ou necessidades futuras são ótimas ações nesse sentido.

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serviços extras para viajantes a lazer

Esperamos que essas dicas o ajudem a fornecer uma estadia impecável em seu estabelecimento, fazendo seus hóspedes felizes desde o check-in até depois do check-out.

Bons negócios!

Imagens: Bigstock; Flaticon

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