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Dicas para vender mais no Dia das Crianças

Dicas para vender mais no Dia das Crianças

Por Redação Blog Gazin Atacado • 4/10/16

Mais uma importante data para o comércio se aproxima: é o Dia das Crianças. Segundo dados da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), essa ocasião movimentará aproximadamente R$2,9 bilhões este sendo, atualmente, a quarta data comemorativa mais importante do varejo brasileiro – ficando atrás do Natal, do Dia das Mães e do Dia dos Pais.

Mesmo com a crise econômica pela qual o país vem passando, o varejo começa a dar sinais de recuperação – em agosto, o setor apresentou crescimento nas vendas, puxado pelo segmento de móveis e eletrodomésticos. Então, o Dia das Crianças pode ser a alavanca que vai fazer suas vendas decolarem nesse final de ano.

Para ajudá-lo a aumentar o movimento e o faturamento de sua loja nessa data, reunimos a seguir algumas dicas importantes sobre como aproveitar o Dia das Crianças para vender mais e conquistar novos clientes. Acompanhe!

Antes de tudo, é preciso saber:

Quem são seus clientes no Dia das Crianças?

A princípio, pode parecer que a resposta seja óbvia – as crianças. No entanto, se avaliarmos a fundo, perceberemos que, na verdade, os clientes são aqueles que compram os presentes para os pequenos.

É claro que você deve levar a criança em consideração, afinal, ela é quem vai ganhar o presente e, muitas vezes, ela vai junto com os pais à loja (e exerce uma forte influência na decisão de compra). Mas pensar em formas de atender as necessidades daquele que vai fechar a compra do produto também é fundamental para ter sucesso nessa data.

Então, no Dia das Crianças, você precisa saber como agradar:

  • venderr-mais-dia-das-criancas-10Mãe e pai.
  • Avôs e avós.
  • Tios e tias.
  • Padrinho e madrinha.
  • Professores.

O objetivo desse público nessa ocasião é encontrar um presente que demonstre todo o seu amor pela criança presenteada. Com isso em mente, aí vão algumas dicas para os vendedores seguirem na hora do atendimento:

Faça perguntas sobre a criança

venderr-mais-dia-das-criancas-1Muitas vezes, os clientes podem chegar perdidos na loja, sem saber o que comprar de presente para a criança. Para ajudá-los – e, também, para aumentar suas chances de fechar a venda -, faça perguntas sobre como a criança é, do que ela gosta, qual seu passatempo favorito etc. 

Dessa forma, você vai conseguir entender quais produtos da sua loja podem atender as expectativas do cliente e de seu presenteado. E mesmo que o cliente já saiba o que quer levar, também pergunte sobre a criança, demonstrando interesse genuíno em ajudá-lo.

Digamos, por exemplo, que um pai diga que quer dar um celular para o filho dele. Você pode perguntar se o menio gosta de jogos e de ver vídeos no dispositivo. Se sim, você pode indicar um aparelho com as configurações ideais para essas atividades.

Demonstre conhecimento

venderr-mais-dia-das-criancas-6É importante também mostrar que você tem conhecimento sobre os produtos que oferece. Alguns clientes já sabem, por exemplo, qual é o melhor tablet para dar para uma criança. Nesses casos, o vendedor precisa ter conhecimento suficiente para conversar de igual para igual com o consumidor.

No entanto, pode acontecer de um cliente precisar da sua ajuda no sentido mais técnico. Por exemplo: avós comprando aparelhos eletrônicos para os netos. É provável que eles não tenham afinidade com esses produtos e, por isso, o vendedor vai ser o guia deles nessa compra. Se ele não souber ajudá-los, eles vão buscar outra loja.

Compartilhe experiências

venderr-mais-dia-das-criancas-5Demonstrar empatia e compartilhar experiências também é importante para que o cliente se sinta à vontade e mais seguro para comprar em sua loja. Quando o vendedor mostra que entende a situação que o cliente está passando, ele cria uma conexão com esse consumidor.

Se você tem um filho ou sobrinho que tem gostos parecidos com a criança que será presenteada, pode indicar determinado produto baseando-se em sua experiência. Por exemplo: “Meu filho também gosta de carrinhos. Eu dei esse brinquedo para ele e ele adorou!”

Tipos de crianças

Nessa data, também é importante avaliar os diferentes tipos de “consumidores finais”, ou seja, você precisa entender sobre os diversos perfis de crianças. 

Nesse sentido, sua loja deve analisar qual presente pode ser oferecido para qual tipo de criança em diferentes contextos. Organizar listas para várias situações é uma forma de se preparar para isso.

Confira algumas maneiras de segmentar os presentes:

Por faixa de preço

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Muitos clientes chegarão na loja com o orçamento estabelecido. É o caso, por exemplo, de pessoas que vão presentear muitas crianças e precisam selecionar itens com mais ou menos a mesma faixa de preço. Para facilitar a vida desse consumidor, sua loja pode fazer uma lista de produtos com diferentes valores. Exemplo: até R$50 reais; de R$ 50 a R$150; e assim por diante.

Por idade

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Verifique quais produtos de sua loja poderiam ser oferecidos para crianças de diferentes faixas etárias. Isso facilita na hora que o vendedor precisar dar uma sugestão baseando-se apenas nessa informação (idade).

Por perfil

venderr-mais-dia-das-criancas-3Nem todas as crianças são iguais. E é por isso que é importante o vendedor fazer perguntas para entender os gostos do presenteado em questão. Mas sua loja pode se preparar antecipadamente pensando em alguns possíveis grupos. Por exemplo:

  • Crianças tecnológicas – podem ganhar smartphone, tablet, computador, videogame.
  • Crianças que gostam de atividade ao ar livre – irão gostar de miniveículos, bicicletas, escorregadores.
  • Crianças que gostam de jogos – podem receber jogos de tabuleiros, videogames, jogos de peças.

DICA!

Faça uma lista dos produtos que sua loja vende e, entre eles, veja quais poderiam ser oferecidos como presente do Dia das Crianças. Nesse processo, já pense no perfil de criança que poderia receber cada item. Essa lista irá ajudá-lo a preparar melhor seus vendedores para oferecer um atendimento ágil e excelente nessa data.

Prepare sua loja para o Dia das Crianças

Assim como em outras datas comemorativas, no Dia das Crianças também é importante que sua loja entre no clima da ocasião. Afinal, mesmo que a criança não seja o cliente que vai comprar o produto, ela tem um poder enorme de influência sobre o decisor.

Então, agradar a criança e atraí-la para a loja, vai contribuir para que seu cliente compre mais na ocasião. Pense bem: se, por exemplo, algum pai ficar com dúvida se leva ou não determinado celular, se a criança estiver junto e reforçar o pedido, as chances de ele acabar levando são bem maiores, concorda?

E, mais: mesmo que o adulto vá sozinho à loja para escolher o presente, a decoração do ambiente poderá deixá-lo ainda mais propenso a fechar a compra ali. O fator emocional tem um peso que muitas vezes é ignorado!

Saiba como sua loja pode se preparar para essa data, atraindo um grande público e aproveitando o movimento para vender mais:

Decore a loja

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Deixe a loja supercolorida e decorada com temas infantis. Balões, imagens de animais, de super-heróis e princesas ajudarão a entrar no clima dessa data. Seus vendedores também podem ter itens coloridos no uniforme, deixando o ambiente ainda mais alegre.

Promova atividades infantis

Para atrair as crianças para dentro de sua loja e, assim, condicionar os pais a comprarem aí, é importante promover atividades para entreter os pequenos. Algumas sugestões são:

  • venderr-mais-dia-das-criancas-2Pintura artística de rosto.
  • Distribuição de guloseimas.
  • Brinquedos (como cama elástica e jogos virtuais).
  • Atrações artísticas (princesas, super-heróis, palhaços).
  • Cantinho da criança – com jogos e atividades educativas.

Se possível, contrate profissionais especializados para cuidar das crianças durante essas atividades. Dessa forma, os pais poderão fazer suas compras mais tranquilamente.

Pense em ações específicas para esse público

Outra maneira de atrair o público nessa data é desenvolvendo ações promocionais que chamem a atenção das crianças e dos pais. Aí vão algumas sugestões:

>> Realize concursos e sorteiospense em ações com recompensas interessantes para o público dessa data. Por exemplo: “Declare o amor por seu filho/sobrinho/neto e concorra a uma viagem para fazer com ele”; “Em compras acima de X reais no Dia das Crianças você concorre a um videogame”.

⇒ Dica de leitura: 7 dicas para realizar concursos e sorteios em sua loja

>> Prepare a venda de kits de presentesvocê pode aproveitar essa data para aumentar seu ticket médio. Prepare kits para condicionar o cliente a levar mais. Por exemplo: “Kits de presentes para a família toda”; “Na compra de um celular, ganhe X% de desconto para a aquisição do segundo”.

venderr-mais-dia-das-criancas-7⇒ Dica de leitura: Dicas para aumentar as vendas com Upselling e Cross Selling

>> Ajude uma ONGessa é uma maneira de ajudar sua comunidade e, assim, dar um motivo a mais para os clientes comprarem em sua loja. Por exemplo: “Para cada presente comprado em nossa loja no Dia das Crianças, doaremos um brinquedo para uma criança carente”.

⇒ Dica de leitura: Envolva-se com a sua comunidade e ganhe a confiança e a lealdade de seus clientes

Atenção!

Na hora de promover qualquer ação de comunicação e/ou publicidade envolvendo crianças, é essencial ficar atento à regulamentação nesse sentido. Clique aqui para conhecer as regras para publicidade infantil da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap).

Preparado para vender muito nesse Dia das Crianças? Siga essas dicas e conquiste os consumidores adultos e também os clientes mirins!

Ah, e a Gazin Atacado preparou promoções especiais para os lojistas aproveitarem essa data. Clique aqui e confira.

Imagens: Freepik; Flaticon

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