fbpx

Nossas Sugestões

Dicas práticas para vender geladeiras

Dicas práticas para vender geladeiras

Por Redação Blog Gazin Atacado • 29/05/16

Existe uma lenda que diz que “o bom vendedor vende até geladeira para esquimó”. Mas nossa linha de raciocínio é um pouco diferente. Nós acreditamos que vendedores com abordagens ruins é que não conseguem vender geladeira nem em um calor de 40º!

Como não é isso que queremos que aconteça em sua loja, apresentamos a seguir as perguntas que você precisa fazer na hora de vender uma geladeira. Saiba quais são e prepare-se para, se for preciso, vender geladeira até para esquimó!

família geladeiraTamanho da família

Para começar, você precisa entender qual é a realidade do cliente interessado em comprar uma geladeira. Afinal, o tamanho da família influencia no tamanho da geladeira ideal, claro. Então, comece perguntando se ele mora sozinho, se é casado, se tem filhos, se mora com um grupo de amigos, etc. Isso vai ajudá-lo a pensar em alguns produtos específicos que podem agradar o cliente e, ainda, vai mostrar a ele que você não está só pensando em fechar a venda, mas em ajudar.

Com base na resposta que ele der, você tem algumas opções…

geladeira 1 porta1) Geladeira 1 porta

Para quem tem família pequena ou mora sozinho, esse modelo pode ser útil – principalmente se a cozinha for pequena. Por ter o freezer embutido, esse modelo de geladeira economiza espaço e vai ao encontro das necessidades desse tipo de cliente.

2) Cliente Chef

chefMas seja lá qual for a quantidade de pessoas que morem na casa, se o cliente gosta de cozinhar, ou mora com alguém que goste, aí já é interessante investir em uma geladeira com freezer e capacidade maiores. Além disso, outro fator a considerar, caso o cliente cozinhe bastante, são as divisões dos compartimentos. Quanto mais organização o produto oferecer, mais ele vai sentir-se atraído a comprar.

geladeira 2 portas3) Duplex, inverse, side by side (geladeira 2 portas)

A duplex, a mais conhecida, é aquela geladeira que tem duas portas: o freezer fica em cima, a geladeira, embaixo.

A inverse funciona ao contrário – freezer embaixo e geladeira em cima. Essa é para quem usa bastante o freezer.

A side by side tem duas portas laterais – de um lado, freezer, de outro, geladeira. Esse modelo é interessante para cozinhas e famílias maiores.

4) Capacidade em litros

  • Até 120 litros: para pessoas que moram em pequenos espaços
  • De 220 a 350 litros: para pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos
  • De 250 a 500 litros: para pequenas famílias
  • De 400 a 600 litros: para famílias mais numerosas

design geladeiraDesign e decoração

Outro ponto a se levar em consideração é o fato de a geladeira atuar como uma peça de decoração na cozinha. Portanto, você deve buscar saber qual é a cor da cozinha de seu cliente, qual é seu estilo – se ele prefere coisas mais clássicas ou mais modernas, para saber se vai gostar de uma duplex ou algo mais diferente como a inverse ou a side by side.

Espaço para a geladeira

espaçoÉ de extrema importância que o consumidor saiba a medida exata de onde a geladeira irá ficar. Se ele achar que sabe “mais ou menos”, pode levar uma menor, com medo de ela não caber; ou então pode levar um maior e só perceber que não tem espaço suficiente na hora de instalá-la. Em ambos os casos, o cliente irá “se apaixonar” por aquele primeiro modelo de geladeira e, depois, na hora de substituir, pode acabar não gostando de nenhuma, pois vai ficar com aquela primeira na cabeça.

Por isso, caso o cliente não saiba exatamente as medidas do espaço para a geladeira, é interessante que você peça para ele confirmar antes de fechar a compra. Isso é melhor para ele, que não vai se decepcionar, e para a loja também, que não terá um cliente insatisfeito e não precisará ter os incômodos da troca.

trocaNova ou troca?

É essencial também saber se o consumidor está comprando sua primeira geladeira ou se ele está substituindo sua antiga. Se for uma substituição, descobrir por que ele está fazendo a troca pode indicar caminhos para que você mostre o produto que ofereça exatamente o que ele está buscando. Se ele não gostava do fato de ter que ficar descongelando a outra geladeira, por exemplo, já sabe que ele precisa de uma frost-free.

Vendendo os recursos das geladeiras escolhidas

Além do tamanho, você precisa saber explicar os recursos que a geladeira oferece. Confira os principais:

frost-freeFrost-free

Sistema de refrigeração controlado automaticamente e sem produção de gelo – afinal, hoje em dia ninguém quer mais ter que ficar descongelando a geladeira, certo? As geladeiras desse modelo refrigeram de forma mais homogênea e produzem menos odores do que as que não possuem essa tecnologia.

dispenser de águaDispenser de água externo

O argumento mais forte para vender geladeiras com esse sistema é que ele dá comodidade e ainda ajuda a economizar energia, já que o consumidor não precisa ficar abrindo a geladeira para pegar água.

dispenser de geloDispenser de gelo externo

Mesmo argumento e esquema do dispenser de água. Com essa funcionalidade, o cliente não precisará abrir o freezer para pegar gelo.

gavetãoGavetão

Esse recurso faz feliz aquele consumidor que gosta de ir à feira, pois é ideal para o armazenamento de grandes quantidades de frutas, verduras e legumes.

resfriamento rápidoResfriamento rápido

É um compartimento na geladeira que tem grande capacidade de refrigeração. É ótimo para gelar, por exemplo, bebidas de maneira rápida.

Essas são algumas das principais funcionalidades das geladeiras, mas fique atento ao mercado e confira as novidades que forem surgindo. Se preciso, peça mais informações ao fabricante para ficar por dentro de todas as funcionalidades e recursos dos modelos disponíveis em sua loja.

Perguntas vendedoras

Com base nisso tudo, estas são algumas perguntas que podem ajudá-lo no momento de vender uma geladeira:

  • Quantas pessoas moram em sua casa?
  • Vocês gostam de cozinhar em casa?
  • Com que frequência vão ao mercado?
  • Vocês compram muitas frutas e verduras?
  • Em sua casa, sua família (ou você, se ele morar sozinho) congela muitos alimentos?
  • Está comprando pela primeira vez ou está trocando sua antiga geladeira?
  • Se está trocando, qual o motivo da troca? O que não gostava na outra geladeira?
  • Você sabe as medidas exatas de onde a geladeira irá ficar?
  • Qual é a cor de sua cozinha?
  • Qual é o estilo do design?

Esperamos que essas dicas possam contribuir para que sua loja consiga ajudar de maneira eficiente seus clientes, indicando os melhores produtos para suas necessidades, e, assim, suas vendas de geladeira aumentem cada vez mais.

 

Imagens: Freepik; Gazin Atacado

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 38
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Dicas práticas para vender geladeiras"

Comentar