fbpx

Nossas Sugestões

Como se diferenciar da concorrência na hotelaria

Como se diferenciar da concorrência na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 31/10/19

Diferenciação na hotelaria pode ser um desafio. Afinal, todo estabelecimento hoteleiro vende hospedagem! Porém, há, sim, formas de diferenciar seu estabelecimento dos demais. Saiba como!

Em qualquer mercado em que há forte concorrência existe competição por preço. Na hotelaria, onde a concorrência é cada vez maior, não é diferente. 

Inclusive, quando gestores notam que algum dos seus concorrentes baixou o preço, tendem a ficar preocupados e acabam seguindo pelo mesmo caminho. Porém, nem sempre essa é a melhor saída. Aliás, mais do que isso, nunca é a única!

Existem diversas maneiras de se destacar, e trabalhar os diferenciais do seu hotel/da sua pousada é o melhor ponto de partida para isso. Afinal, hoje em dia, clientes estão cada vez mais procurando estabelecimentos que ofereçam a melhor experiência, não apenas o melhor preço.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a identificar os diferenciais do seu estabelecimento, apresentamos a seguir quatro dicas para você fazer a diferenciação uma estratégia. E o melhor: sem precisar entrar na loucura que é a competição por preços. Acompanhe!

Importante! Eventuais promoções com descontos, ou até recompensas de fidelidade, são normais e podem ser fazer parte da sua estratégia. O errado é fazer disso uma tendência! Principalmente quando a mudança de preço é motivada pela ação de um concorrente.

Leia também!

6 fatores que influenciam o preço da diária na hotelaria
Guia prático do forecast na hotelaria
Dicas para monitorar concorrentes no setor hoteleiro
5 estratégias de precificação para hotelaria
Diferentes maneiras de oferecer quartos na hotelaria
Como pequenos hotéis e pousadas podem lidar com a paridade tarifária na hotelaria

4 dicas para você fazer da diferenciação na hotelaria uma estratégia

diferenciação na hotelaria

Dica #1 para fazer da diferenciação na hotelaria uma estratégia
Escute seus clientes. Sempre!

O feedback de seus clientes é uma excelente fonte de aprendizado para você diferenciar seu estabelecimento da concorrência. Até porque, normalmente, os hóspedes são bem diretos em relação aos pontos fortes e aos pontos fracos do estabelecimento que estão avaliando.

Dessa forma, o seu trabalho é facilitado. Afinal, você descobrirá o que deve melhorar e o que precisa ser destacado como diferencial. 

Portanto, valorize cada avaliação feita por quem já se hospedou aí!

Além disso, incentive seus clientes a avaliarem seu hotel/sua pousada. Para isso, você pode oferecer recompensas – como pontos extras no programa de fidelidade, café da manhã incluso no valor da diária na próxima hospedagem e assim por diante.

Ou seja, escutar os clientes e permitir que eles avaliem seu estabelecimento é uma maneira de promover sua marca e atrair novos clientes sem ter que baixar os preços!

Então, garanta que sua equipe responsável pelo atendimento sempre responda os feedbacks assim que os receberem. Clientes satisfeitos e bem-atendidos podem se tornar embaixadores de sua marca.

Leia também!

Como conseguir mais feedback dos hóspedes
Como agir diante das reclamações dos hóspedes
Como gerenciar e responder avaliações dos hóspedes na internet
3 dicas práticas para receber feedbacks dos hóspedes todos os dias
Por que seu hotel não está recebendo avaliações online e como resolver esse problema

Dica #2 para fazer da diferenciação na hotelaria uma estratégia
Aumente seus conhecimentos e aprimore suas habilidades de gestão

Conhecimento nunca é demais!

Em qualquer área que você trabalhe, é sempre necessário estar se aprimorando e adquirindo mais conhecimento. Ainda mais quando o objetivo é se destacar da concorrência.

Neste sentido, quanto mais você souber sobre sua profissão, seu setor e seu mercado, mais fácil será tomar decisões estratégicas e descobrir como diferenciar seu estabelecimento dos demais.

Para isso, você pode, por exemplo:

– Seguir profissionais que são referências no setor.
– Participar de cursos de compartilhamento de ideias e conhecimento da área.
– Ler livros sobre o assunto.
– Acompanhar o Blog da Hotelaria!

Enfim, o importante é sempre procurar a evolução e o aprimoramento enquanto gestor e profissional. A diferenciação será consequência desse trabalho!

Leia também!

Liderança na hotelaria: 10 dicas para ser um gestor exemplar
21 ferramentas para ajudar na gestão hoteleira
10 erros de gestão na hotelaria e como evitá-los
Checklist da gestão na hotelaria

Dica #3 para fazer da diferenciação na hotelaria uma estratégia
Persiga a originalidade

Embora seja importante ficar atento às novidades e demandas do mercado, monitorando seus concorrentes, fazer as mesmas coisas que eles definitivamente não é a melhor saída se você quer se diferenciar.

Lembre-se da importância de enfatizar o que torna o seu estabelecimento especial e único. Direcione a sua estratégia de marketing para evidenciar essas questões.

Além disso, ofereça a melhor qualidade de serviço possível, com funcionários altamente qualificados. Agindo dessa forma, você manterá o índice de reservas em alta. 

Caso surja um novo concorrente oferecendo preços mais baixos, resista à vontade de igualar suas tarifas às dele. A nova oferta da concorrência pode até atrair mais clientes para a região. Contudo, se o seu estabelecimento for o mais original e o mais eficiente, no longo prazo você se destacará

Leia também!

4 grandes diferenciais dos hotéis pequenos e médios
7 exemplos de como oferecer uma experiência marcante em seu hotel ou pousada
5 dicas para proporcionar uma experiência marcante aos seus hóspedes

Dica #4 para fazer da diferenciação na hotelaria uma estratégia
Faça dos dados do seus clientes seus aliados

reclamaçõesPor último, mas não menos importante, entenda que os dados dos seus clientes podem ajudá-lo a encontrar caminhos para se diferenciar.

Portanto, preocupe-se não apenas em coletá-los, mas, principalmente, em analisá-los visando entender quais são as pistas que eles deixam para você conseguir se diferenciar da concorrência.

Leia também!

Cadastro de hóspedes: por que é importante e como fazer
4 dicas para administrar dados de hóspedes de maneira eficiente

Seguindo essas dicas, você vai tornar a diferenciação parte da sua estratégia de sucesso. Consequentemente, ficará muito mais fácil mostrar que seu estabelecimento não é “mais do mesmo”.

Mãos à obra, e sucesso!

Imagens: Freepik | Envato Elements

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 7
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Como se diferenciar da concorrência na hotelaria"

Comentar