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Como diferentes gerações de viajantes planejam e reservam serviços para viagens

Como diferentes gerações de viajantes planejam e reservam serviços para viagens

Por Redação Blog Gazin Atacado • 19/11/18

Seja para alcançar um grupo específico ou para atrair hóspedes de idades variadas, seu hotel ou pousada precisa entender como as diferentes gerações de viajantes planejam viagens. Afinal, só assim será possível criar ações direcionadas às preferências desses públicos!

Baseando-se em uma pesquisa desenvolvidas nos EUA pelo grupo Expedia, neste artigo revelaremos as diferenças nos comportamentos dos viajantes de diversas gerações.

Acompanhe e entenda como chamar a atenção de cada um desses grupos e destacar sua marca durante a fase de planejamento de viagem.

As diferentes gerações de viajantes

diferentes gerações de viajantes

O estudo avaliou o comportamento durante o planejamento de viagens de mais de mil viajantes com idade entre 18 e 65 anos. Este público foi dividido nos seguintes grupos:

— Tradicionalistas (nascidos antes de 1945).
— Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964).
— Geração X (nascidos entre 1965 e 1976).
— Millennials (nascidos entre 1977 e 1995).
— Geração Z (nascidos após 1996).

A seguir, conheça algumas das principais descobertas em relação às preferências das diferentes gerações de viajantes na hora de pesquisar e planejar viagens.

Como diferentes gerações de viajantes planejam viagens

Existem algumas semelhanças no comportamento dos viajantes de diferentes gerações. É o caso, por exemplo, da busca por experiências marcantes e por conveniência na hora de reservar serviços para uma viagem. No entanto, há diferenças entre os grupos no que se refere:

– Ao tipo de experiência que eles buscam;
– Aos canais utilizados para fazer pesquisas e reservas;
– Às prioridades na hora de escolher um destino ou hospedagem.

Foi o que revelou o estudo Generations on the Move, desenvolvido pela Expedia.

A seguir, saiba mais sobre as descobertas dessa pesquisa. Além disso, confira conteúdos complementares que o ajudarão a transformar essas informações em estratégias práticas para atrair diferentes gerações de viajantes!

Experiências X “Coisas”

diferentes gerações de viajantes

A pesquisa da Expedia descobriu que, no geral, todas as gerações estão mais interessadas em investir em experiências do que em adquirir bens materiais (74% indicaram essa preferência).

Nesse sentido, o investimento em viagens é cada vez mais valorizado.

– Ao todo, 57% dos participantes da pesquisa disseram estar economizando para uma viagem.
– 
Entre os millennials, o índice é maior: 75% afirmaram estar guardando dinheiro para viajar.

Aprenda mais sobre as preferências dos millennials:

A importância dos millennials para a hotelaria e como atrair esse público
O que os viajantes millennials buscam e como atraí-los e fidelizá-los
Como atrair e fidelizar hóspedes da geração Y

Diferentes gerações, diferentes orçamentos, diferentes prioridades

diferentes gerações de viajantes

As diferenças de idades também se refletem no orçamento que cada grupo tem para viajar e no tipo de experiência que cada geração espera ter durante uma viagem.

O estudo descobriu, por exemplo, que:

Viajantes da geração Z valorizam experiências de aventura acima de tudo. Aqui, encaixam-se programas como explorar uma nova região, provar algo novo ou experimentar uma atividade radical ou fora do comum.

Por outro lado, os viajantes baby boomers consideram experiências mais tradicionais um dos fatores mais importantes na hora de planejar a viagem. Ou seja, eles não abrem mão de conhecer pontos turísticos!

Já os viajantes millennials e da geração X procuram atividades relaxantes durante viagens. Praias e spas, por exemplo, atraem a atenção destes públicos.

Quando se trata de orçamento, a pesquisa indica que as preferências variam conforme o quanto o viajante tem para gastar:

Viajantes com baixo orçamento priorizam passar tempo com amigos e familiares.
Viajantes com orçamento médio priorizam visitar pontos turísticos e realizar atividades turísticas.
Viajantes com orçamento alto preferem realizar atividades de relaxamento durante as viagens.

Conheça mais sobre as preferências e o potencial dos viajantes baby boomers:

A importância dos viajantes baby boomers para o mercado de hotelaria

Wi-Fi e reviews online determinam a decisão dos viajantes

diferentes gerações de viajantes

O levantamento da Expedia identificou também que, na hora de escolher um hotel, as avaliações online são fator decisivo na escolha do estabelecimento para todas as gerações de viajantes.

Os entrevistados indicaram que reviews negativos funcionam como filtro para eliminar opções durante a pesquisa da hospedagem.

No entanto, apesar de também considerarem os reviews, para os viajantes mais novos o fator prioritário na decisão de onde se hospedar é o Wi-Fi. A pesquisa indica que ⅓ dos viajantes da geração Z escolhem o hotel de acordo com o oferecimento de internet gratuita.

Aprenda mais sobre essa nova geração:

Como atrair e conquistar consumidores da geração Z

Também conheça algumas dicas importantes sobre Wi-Fi e avaliações online na hotelaria:

Wi-Fi: cobrar ou não cobrar dos hóspedes
Wi-Fi na hotelaria: 4 erros que você deve evitar para conquistar mais hóspedes
Sites de avaliação que o seu hotel ou pousada precisa monitorar
A importância da reputação da marca na hotelaria
Como atrair mais hóspedes utilizando os depoimentos dos seus clientes

Conveniência é a palavra-chave

diferentes gerações de viajantes

Outra semelhança entre as diferentes gerações identificada na pesquisa da Expedia é que viajantes de todas as idades disseram preferir realizar a pesquisa e a reserva de serviços para a viagem em um só canal ou plataforma. Nesse sentido, as agências de viagens online (OTAs) se destacam.

80% dos participantes do estudo disseram que acham prático e útil reservar voos, hotéis e transporte para a viagem em um único site.
Entre os viajantes da geração Z, o índice dessa preferência é ainda maior: 87%.

Aliás, metade dos viajantes das gerações Z e millennial afirmaram que visitaram sites de agências online para realizar reservas de transporte e hospedagem.

Aprenda como seu hotel pode se posicionar nos sites de agências online e também como atrair mais viajantes para o seu próprio site, oferecendo as mesmas vantagens das plataformas de OTA:

Por que seu hotel ou pousada deve estar no Booking e no TripAdvisor?
Infográfico: Lições dos hotéis mais bem avaliados no TripAdvisor
Como transformar o hóspede de OTA em cliente fiel
Como driblar as OTAs e atrair visitantes direto para seu site
O que aprender com as OTAs para melhorar a taxa de conversão do site do seu hotel

Companheiros de viagem

diferentes gerações de viajantes

O estudo apontou ainda que as novas gerações – especialmente a geração Z – geralmente viajam com a família. Um dos motivos para isso pode ser o fato de que os pais patrocinam as viagens desse público.

58% dos viajantes da geração Z disseram que os pais pagam pela viagem quando a família viaja junto.
– 24% dos viajante
millennials afirmam que o mesmo acontece com eles.

No entanto, é interessante notar que a pesquisa aponta que há um interesse crescente pelas viagens solo a lazer.

Mais de ⅓ dos entrevistados disse ter viajado sozinho no último ano.
– Esse índice é ainda maior entre os
millennials: 42% afirmaram terem embarcado em uma viagem solo.

Aprenda mais sobre como atrair tanto viajantes solo quanto famílias para o seu estabelecimento:

Como atrair famílias para o seu hotel ou pousada
Como se preparar para receber o viajante solo
5 dicas para adaptar seu estabelecimento aos viajantes solo

Geração social media

diferentes gerações de viajantes

As redes sociais são uma fonte importante de inspiração e de informações para os viajantes das gerações mais novas. No levantamento da Expedia:

– 27% dos millennials disseram ter publicado nas redes sociais suas ideias de viagem para coletar dicas e informações de amigos.
 Além disso, 
36% dos viajantes da geração Z afirmaram ter escolhido um determinado destino especificamente porque viram algum post sobre aquele local nas redes sociais.

Aprenda como usar as redes sociais para atrair diferentes gerações de viajantes:

A influência do Instagram no mercado de viagens
Como seu hotel ou pousada deve interagir com os viajantes nas redes sociais
4 hotéis que fazem um bom trabalho nas redes sociais
Como usar as redes sociais para fortalecer o relacionamento com seus hóspedes

atrair hóspedes internacionais

Agora, é com você!

Analise as informações da pesquisa, confira as dicas dos artigos recomendados aqui e reúna-se com sua equipe para pensar em ações que possam ajudar seu hotel ou pousada a atrair um público específico ou diferentes gerações de viajantes.

Sucesso!

Imagem: Rawpixel; Unplash; Freepik    |    Informações: Expedia

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