fbpx

Nossas Sugestões

Como obter feedback da equipe com a ajuda de uma dinâmica de grupo

Como obter feedback da equipe com a ajuda de uma dinâmica de grupo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 1/11/19

Está com dificuldade de conseguir feedback da equipe sobre o trabalho em sua empresa? A dinâmica que apresentamos a seguir pode ajudá-lo nessa missão. Acompanhe! 

Um bom entrosamento entre gestores, gerentes e colaboradores é fundamental para qualquer negócio funcionar. No varejo não é diferente.

Neste sentido, é fundamental que seus vendedores se sintam à vontade para compartilhar seus pensamentos. E uma ótima forma de possibilitar isso é inserindo dinâmicas de grupo em sua rotina de reuniões e treinamentos.

Aqui no Blog do Varejo, nós já falamos sobre como uma dinâmica de grupo bem realizada traz resultados positivos para a empresa. Inclusive, já abordamos temas como dinâmicas de grupo para melhorar a comunicação entre a equipe e também como elas podem estimular a criatividade do vendedor.

Além disso, também oferecemos, gratuitamente, um e-book que reúne 18 dinâmicas de grupo para avaliar, capacitar, integrar e motivar os profissionais da sua loja. Não deixe de conferir!

Hoje, dando continuidade à missão de ajudá-lo a gerenciar melhor seu negócio, apresentamos a Dinâmica de grupo “eu gosto/eu gostaria”. O objetivo dela é motivar os profissionais a compartilharem suas impressões e comentários em relação ao trabalho na loja.

Ou seja, é uma ótima ferramenta para você conseguir feedback da equipe!

Acompanhe!

Leia também!

8 grandes benefícios das dinâmicas de grupo na gestão de pessoas
Como utilizar dinâmicas de grupo na gestão de pessoas
Dinâmica de grupo para melhorar o atendimento ao cliente e ser mais criativo

Dinâmica de grupo “eu gosto/eu gostaria”:
Atividade para obter feedback da equipe

Dinâmica de grupo para obter feedback da equipe

A dinâmica de grupo “eu gosto/eu gostaria” foi criada por Tom Kelley, autor do best-seller Creative Confidence.

Muito útil para a introdução de críticas construtivas no processo de inovação, essa atividade pode ser usada tanto em equipes pequenas como em equipes grandes.

Em pequenos grupos ela pode ser utilizada para rever conceitos. Em grupos maiores, para receber feedback da equipe sobre experiências específicas dentro da empresa.

Na prática!

– Escolha o tema principal da dinâmica – o andamento das metas, a motivação da equipe, o ambiente de trabalho etc.
– Reúna a equipe e informe que você deseja realizar uma conversa construtiva.
– Explique como funciona a dinâmica.
– Digamos que você quer saber, por exemplo, como anda o clima na loja. Neste caso, você pode dizer: “Por favor, nos dê o seu feedback a partir do método ‘eu gosto/eu gostaria’.”
– Para ajudar a equipe se expressar, você pode primeiro dar a sua opinião, falando que você gostou e o que acha que poderia ser diferente. “Eu gosto de como a gente não deixa pequenos problemas afetarem nossa relação.” “Eu gostaria que a gente falasse mais sobre como melhorar o dia a dia.”
– Dessa forma, eles entenderão melhor como funciona a dinâmica e terão mais facilidade em se expressar.

Coletando feedback da equipe

dinâmica de grupo

Este é o momento em que os participantes da dinâmica se revezam dando declarações sobre o que gostam e o que gostariam no trabalho no tema que você decidiu abordar na dinâmica. Enquanto isso, o facilitador deve registrar todas as declarações.

A parte mais importante desse passo é garantir que todos tenham o direito a fala. E o principal: que ninguém seja interrompido!

Não é o momento para discordar da afirmação de colega, ou tentar contrariar o que ele está dizendo. Após todos falarem sobre suas experiências, uma análise deve ser feita do que pode ou deve ser mudado.

Além disso, certifique-se de que as pessoas que recebem feedback apenas ouçam. Não é hora de defender decisões ou contestar críticas. Peça a todos para ouvirem e aceitarem a dinâmica como uma proposta bem-intencionada de ajuda. Você pode pedir esclarecimentos e participar de outras discussões posteriormente.

A dinâmica termina quando os participantes não tiverem mais o que falar a respeito de “eu gosto/eu gostaria”.

Dicas extras para aprimorar a dinâmica de coleta de
feedback da equipe

Você pode coletar apenas os comentários “eu gosto” primeiro e depois pedir as declarações relacionadas a o “eu gostaria”.

Em outros grupos, pode fazer sentido deixar que a naturalidade das declarações flua organicamente. Sinta-se livre com o formato. Encontre a maneira que achar mais apropriada para a sua equipe.

É bom lembrar que essas afirmações de “eu gosto/eu gostaria” estão relacionadas às opiniões pessoais de cada um. Portanto, não formam uma verdade absoluta. É uma maneira de oferecer sua visão ou perspectiva sobre determinado aspecto da empresa.

O objetivo é fazer com que o colaborador, assim como qualquer membro da equipe, saia de uma postura defensiva. Dessa forma, ele estará mais livre para considerar ideias alternativas e levá-las a sério, quando apropriado.

É normal do ser humano querer investir em suas próprias ideias e querer defendê-las. Isso não é, necessariamente, negativo. Contudo, o importante para estabelecer uma cultura criativa em um ambiente de trabalho, é realizar um feedback sincero transmitido com sensibilidade é um sinal de que os colegas se importam o suficiente para se manifestar.

Chegou a sua vez de aplicar essa dinâmica com a sua equipe!

Sucesso!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 12
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Como obter feedback da equipe com a ajuda de uma dinâmica de grupo"

Comentar