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Dinâmica de grupo: Teste o poder de negociação da sua equipe

Dinâmica de grupo: Teste o poder de negociação da sua equipe

Por Redação Blog Gazin Atacado • 4/12/14

Um dos mais importantes passos para realizar uma venda, a negociação exige muito conhecimento, jogo de cintura e pensamento ganha-ganha para ser bem-sucedida. Impor somente as suas vontades pode fazer o cliente se sentir insatisfeito e até mesmo arruinar uma venda. Ao mesmo tempo, somente ceder às vontades dele compromete os lucros da sua empresa e as suas comissões.

Sabendo disso, hoje selecionamos para você uma dinâmica de grupo que vai testar a habilidade de negociação de sua equipe. Que tal?

Preparando a dinâmica

applicants1) Participantes

Para realizar essa dinâmica você vai precisar de pelo menos quatro participantes.

Divida os funcionários em duas equipes, certificando-se de ter o mesmo número de participantes em cada grupo, para que nenhum fique em desvantagem. Se for realizar esta dinâmica com mais do que 10 pessoas, divida em mais equipes, para que não fiquem mais de cinco pessoas em cada grupo.

list402) Materiais

Uma folha sulfite para cada participante e uma maior (A3) com uma planta de um apartamento. Lápis para todos os integrantes, duas borrachas e um apontador para cada equipe.

Executando a dinâmica

Cada equipe terá o desafio de mobiliar um apartamento. Portanto, o número de apartamentos deve ser o mesmo número que o de equipes.

Peça aos participantes para imaginarem que cada equipe está recebendo um apartamento para ser utilizado pelos funcionários em viagens, por um período indefinido. Cada um dos apartamentos será mobiliado e decorado pela equipe, que terá R$50 mil doados pela empresa para isso.

Com o dinheiro estipulado, dê 30 minutos para o grupo discutir e chegar a um consenso do como irá fazer isso. Eles devem estabelecer um planejamento de compras e fazer uma planta do apartamento decorado.

Após 15 minutos

Interrompa as equipes dar a seguinte notícia da “diretoria da empresa”:

“Recebemos uma instrução da diretoria de realizar corte de 50% no  orçamento. Assim, cada equipe só terá $25.000,00 de verba disponível”.

Dê mais 15 minutos para a equipe rediscutir o plano de compras e observe atentamente como cada um participa desta negociação.

Pontos para avaliar

  • Que concessões cada integrante de cada equipe faz.
  • Quais as imposições.
  • Quais os produtos trocados.
  • Quais as reações, tons de voz, emoções.
  • Qual o resultado.
  • Quem mais participou, se houve alguém que optou por não participar e quem liderou as equipes.

Anote tudo o que julgar necessário comentar posteriormente com o grupo.

Depois da dinâmica

Se o objetivo da dinâmica foi realizar uma seleção, avalie como cada um se comportou e quais  características estão mais alinhadas com a vaga. Lembre que os candidatos podem estar ansiosos pelo processo seletivo, por isso, não espere perfeição. Esta é uma ótima oportunidade de testá-los sob pressão, então observe quais foram os profissionais que melhor lidaram com os próprios desejos, mas souberam também ouvir o restante da equipe e fazer concessões.

Já se o objetivo da atividade foi conhecer melhor o poder de negociação da sua equipe, aborde coletivamente os pontos fortes que observou na dinâmica e em que aspectos o grupo pode melhorar. Lembre-se, entretanto: jamais exponha em público um profissional da sua equipe! Comente os pontos fracos que observou de cada vendedor posteriormente, em uma reunião particular com cada um deles. E não se esqueça nessa reunião de também abordar os pontos positivos que observou deles. A dinâmica foi feita para aperfeiçoar a habilidade de negociação da sua equipe, não para desmotivar os colaboradores. Ajude cada um a encontrar os pontos a melhorar e a ressaltar o que já faz benfeito.

Aplique essa dinâmica aí em sua loja e depois deixe um comentário aqui embaixo contando como foi sua experiência.

E se você tem alguma ideia ou gostaria que apresentássemos sugestões de dinâmicas sobre alguma área específica, comente também. Queremos ajudar você a atender cada vez mais, fidelizar os clientes e obter mais resultados e sucesso.

Sucesso e boas vendas!

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