Nossas Sugestões

Como utilizar dinâmicas de grupo na gestão de pessoas

Como utilizar dinâmicas de grupo na gestão de pessoas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 13/03/19

Conheça os benefícios das dinâmicas de grupo, entenda como elas podem ajudar a capacitar e motivar os profissionais da sua loja e saiba como aplicar dinâmicas de maneira eficiente.

Dinâmicas de grupo são atividades realizadas para identificar e destacar competências e características dos participantes. Uma dinâmica pode ser realizada com o objetivo de agregar conhecimento – sobre si mesmo e sobre os outros – ou de contribuir para uma convivência melhor e estreitar os laços entre os membros da equipe.

Dentre os principais benefícios desses exercícios coletivos, destacamos:

Benefícios das dinâmicas de grupo na gestão de pessoas

Como aplicar uma dinâmica de grupo de maneira eficaz

Porém, para que as dinâmicas de grupo tragam todos esses benefícios, é importante entender como aplicar essas atividades. A seguir, confira dicas importantes para que você possa desenvolver essas atividades de forma eficiente em sua loja, trazendo resultados efetivos para o seu negócio.

1 – Identifique os objetivos a serem alcançados

O primeiro passo para garantir que uma dinâmica de grupo seja verdadeiramente eficaz é definir os objetivos que você deseja alcançar com ela. Estes são alguns exemplos de metas a serem alcançadas com dinâmicas de grupo:

– Identificar o nível de determinadas habilidades dos profissionais/candidatos.
– Descobrir quais são os profissionais com perfil de liderança.
– Identificar os candidatos mais alinhados a uma vaga.
– Mostrar a importância de determinada habilidade para a performance do profissional.

2 – Liste as características e comportamentos a serem identificados

preparar o hotel para o final de anoApós definir os objetivos a serem alcançados, você deve determinar quais são as características e os comportamentos que precisa identificar durante o desenvolvimento da dinâmica.

Digamos que seu objetivo seja recrutar um novo vendedor para sua equipe. Neste caso, durante a aplicação da dinâmica, você deverá observar as competências que considera importantes para o cargo, prestando atenção às ações do candidato que demonstram, por exemplo:

– Habilidade de negociação.
– Boa comunicação.
– Bons argumentos de venda.
– Etc.

3 – Escolha o melhor tipo de dinâmica

Agora que você já sabe o que espera alcançar com esse exercício e quais são as habilidades que quer analisar, ficará muito mais fácil escolher a dinâmica de grupo ideal. Selecione uma atividade que ajude a identificar as questões que está querendo avaliar.

Por exemplo:

– Seu objetivo é avaliar o comportamento dos vendedores ao fazer a apresentação dos produtos? Utilize uma dinâmica que contenha exercícios que imitem essa situação;
– A ideia é avaliar a comunicação interna e o trabalho em equipe? É crucial que a atividade permita que os participantes interajam entre si.

4 – Separe a equipe e os recursos necessários

Na sequência, analise os exercícios propostos pela dinâmica de grupo que você escolheu e liste todos os recursos necessários para a realização deles.

Aqui, não estamos apenas falando de materiais como papel e caneta, mas também sobre recursos humanos. Ou seja, os facilitadores que ajudarão a aplicar a ação e analisar os profissionais.

Nesse sentido, é importante avaliar:

Número de participantes. Se for um grupo muito grande, você não conseguirá analisar com eficiência o desempenho de todos os envolvidos sozinho.

Atividades do exercício. Muitas dinâmicas propõem atividades que envolvem a contagem de tempo e o controle de regras. É impossível fazer tudo isso sozinho e ainda prestar atenção no comportamento dos participantes!

Habilidades a serem identificadas e analisadas. É interessante contar com o apoio de profissionais da área em questão, para ter uma visão mais especializada sobre as capacidades dos participantes. O gestor ou gerente de vendas está mais apto a identificar competências comerciais, por exemplo.

Diversidade de pontos de vista. Da mesma forma, contar com facilitadores de diferentes áreas pode ser interessante. Afinal, cada um pode ajudar a identificar habilidades específicas, mais alinhadas à sua respectiva área de atuação.

5 – Procure alinhar as dinâmicas com o dia a dia do trabalho

Para aumentar a eficácia da dinâmica de grupo, é interessante alinhar as atividades propostas com a realidade da empresa. Assim, os profissionais vivenciarão o dia a dia de trabalho, na prática. Isso, por sua vez, ajudará a expor o real comportamento deles.

Caso a dinâmica não esteja diretamente ligada à sua área, sempre que possível, faça ajustes nesse sentido.

– Se, por exemplo, o exercício pede para o participante vender uma caneta, mas sua loja vende eletrônicos, substitua a caneta por um celular. Dessa forma, você dará a chance de o profissional trabalhar com uma situação real.

6 – Dê uma explicação clara sobre a dinâmica

Um dos grandes erros na aplicação de dinâmicas de grupo é negligenciar a importância das orientações no início das atividades.

Se um participante não ouviu muito bem o que o facilitador estava falando ou não entendeu determinada questão, é provável que ele seja prejudicado.

Caso se trate de uma seleção, por exemplo, a empresa pode perder a oportunidade de contratar o profissional ideal simplesmente por conta de uma falha na comunicação. Por isso, antes de começar, explique o passo a passo daquela dinâmica de grupo, indique quais materiais serão utilizados e pergunte se todos entenderam como funciona o exercício.

7 – Faça anotações durante o desenvolvimento da dinâmica

Não confie apenas na sua memória para avaliar o comportamento dos profissionais durante o desenvolvimento da atividade. Faça anotações ao longo do exercício para ajudá-lo a realizar a análise com mais calma e precisão.

Uma ideia interessante é criar um esquema de pontuação. Para isso, você pode listar os candidatos e as habilidades que busca analisar e, ao lado, indicar a nota de cada um nas respectivas competências.

8 – Faça uma análise que vá além dos resultados

É comum que dinâmicas de grupo envolvam jogos e competições. Mas é importante entender que o objetivo não é separar vencedores de perdedores. Mais do que o resultado em si, você deve analisar o comportamento dos participantes durante o desenvolvimento das atividades.

Pode ser que o grupo “vencedor” tenha profissionais mais desinibidos e competitivos, por exemplo. Porém, se essas não forem as características que você busca identificar, a vitória deles torna-se irrelevante.

E, ainda, o fato de os profissionais perderem o jogo pode revelar muito mais sobre eles, indicando questões como:

– Como eles se comportam diante da derrota?
– Eles aprendem com o erro?
– Eles culpam alguém ou assumem a responsabilidade?

9 – Dê um feedback sobre o processo

Não há nada pior para um profissional do que participar de uma dinâmica de grupo e não receber nenhum retorno sobre sua atuação. Afinal, isso pode gerar frustração e a percepção de que o exercício foi em vão.

Por isso, seja em uma seleção de candidatos, ou na capacitação dos profissionais da loja, sempre elabore um processo de feedback pós-dinâmica. Esse processo pode ser individual e/ou coletivo. O importante é que exista!

E-book dinâmicas de grupo para varejo

3 dinâmicas de grupo para melhorar a comunicação entre a equipe

Você sente que fala uma coisa para o gerente e a equipe acaba entendendo algo diferente? Percebe que há uma certa tensão entre os colaboradores da sua empresa? A frequência de desentendimento está muito alta?

Esses e outros cenários ruins para o seu negócio podem estar sendo causados pela falta de qualidade na comunicação entre os colaboradores.

Sejam os profissionais da mesma área ou de setores diferentes, é fundamental que eles sejam capazes de se comunicar de forma clara e objetiva entre si. Afinal, falhas na comunicação podem resultar na desmotivação da equipe, em alto índice de retrabalho, baixo desempenho e, consequentemente, prejuízos para sua loja.

Para evitar e/ou corrigir essa situação, apresentamos a seguir três dinâmicas de grupo que têm o objetivo de ajudar os profissionais a melhorarem a habilidade de repassar informações para seus colegas e incentivá-los a se comunicar de maneira mais eficiente. Acompanhe!

dinâmicas de grupo na gestão de pessoas – Desenho às cegas

Dinâmicas de grupo na gestão de pessoas – Campo minado

Dinâmicas de grupo na gestão de pessoas – Quem eu sou?

Ao final das dinâmicas:

⇒ Debata sobre a importância de formular bem as informações para que o outro entenda, levando em consideração não só o seu próprio ponto de vista, mas também o contexto e a visão da pessoa com quem se está se comunicando.

⇒ Ressalte que é preciso sempre prestar muita atenção no que o outro está falando e, em caso de não entendimento, ambos devem trabalhar juntos para conseguir se comunicar de maneira efetiva.

⇒ Peça para os profissionais falarem o que acharam da atividade, quais foram as principais dificuldades e o que eles aprenderam.

Dicas importantes!

  • Na hora de formular as duplas, procure fazer isso de maneira aleatória, evitando que os participantes escolham aquelas pessoas com as quais já estão acostumados. A intenção é integrar, por isso é fundamental variar na seleção dos parceiros.
  • Uma outra ideia interessante é agrupar justamente aqueles profissionais que têm mais dificuldade de se relacionar e se comunicar um com o outro.
  • Avalie o comportamento dos participantes e faça anotações.
  • Se achar interessante, após a atividade, chame os profissionais individualmente e dê um feedback sobre o desempenho deles, mostrando suas qualidades e no que precisam melhorar.

Você vai ver como essas atividades ajudarão a melhorar a comunicação entre sua equipe e, consequentemente, os resultados do time!

Bom trabalho!

Quer conhecer mais dinâmicas de grupo úteis para o seu negócio? Veja também:

Dinâmicas de grupo para integração da equipe
Dinâmica de grupo: como eliminar os irritadores que afastam clientes
Dinâmica de grupo para trabalhar a decisão por consenso

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Como utilizar dinâmicas de grupo na gestão de pessoas"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo