fbpx

Nossas Sugestões

Dinâmicas de grupo para integração da equipe

Dinâmicas de grupo para integração da equipe

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/02/15

Ter uma equipe integrada e alinhada é um dos grandes desafios dos líderes de venda. É importante que os vendedores conheçam suas próprias habilidades, mas que também reconheçam o valor de seus colegas e do trabalho coletivo.

Para ajudar nesse sentido, separamos duas dinâmicas de grupo que irão contribuir para que a equipe se conheça melhor de forma individual e em grupo. 

Dinâmica 1: Sua dificuldade também é a minha 

staff1

OBJETIVO

Essa dinâmica tem por finalidade fazer com que o grupo conheça as dificuldades de cada um e que eles se ajudem para encontrar soluções para elas. Além de integrar a equipe, essa atividade fará com que os profissionais fiquem mais próximos ao conhecerem melhor os desafios que cada um enfrenta. Além disso, aqueles que possuem a mesmas dificuldades se identificarão entre si, fortalecendo o relacionamento.

MATERIAL NECESSÁRIO

Folhas e canetas.

DESENVOLVIMENTO

Cada participante deverá responder individualmente, na folha de papel, a seguinte pergunta:

“Qual é a minha maior dificuldade neste grupo?”

As respostas podem ser anônimas ou não. Depois, o coordenador da dinâmica recolhe os papéis com as respostas e redistribui elas aleatoriamente. Cada profissional vai ler a dificuldade descrita no papel que recebeu e dar sugestões de como resolvê-la.

Após todos lerem e darem suas sugestões, é aberto o debate a todo o grupo. Faça perguntas como:

  • Quais foram as dificuldades mais citadas?
  • O que acharam das sugestões?
  • Alguma dificuldade que surpreendeu?.

Com isso, sua equipe se conhecerá melhor e, além disso, a partir das sugestões dadas, podem ser levantados alguns procedimentos padrões para lidar com as dificuldades mais recorrentes. 

Dinâmica 2: Minha bandeira pessoal

businessmen14OBJETIVO

O propósito dessa dinâmica é fazer com que cada profissional conheça mais sobre si e sobre seus colegas e que também valorize os seus pontos fortes e o da equipe.

MATERIAL NECESSÁRIO

Folhas grandes, revistas, colas, canetinhas, canetas, lápis, tesoura (e outros materias de papelaria disponíveis, como papeis coloridos).

DESENVOLVIMENTO

Explicar ao grupo que as bandeiras geralmente representam características fortes de um país e também a sua história. Nessa dinâmica, eles terão que fazer suas próprias bandeiras, desenvolvendo algo que os represente. Para cada pergunta que o coordenador fizer (lista abaixo), os participantes terão que responder através de um símbolo na bandeira. Os que não quiserem desenhar poderão escrever uma frase ou palavras ou ainda utilizar de recortes de revistas e papeis.

As perguntas a serem respondidas são:

  • Qual é o seu maior sucesso?
  • O que gostaria de mudar em você?
  • Qual é a pessoa que você mais admira?
  • Em que atividade você se considera muito bom?
  • O que mais valoriza na vida?
  • Quais as dificuldades e facilidades para você trabalhar em grupo?

Depois que todos terminarem, cada um deve fazer a apresentação de sua bandeira, falando sobre o significado dos símbolos que escolheu.

Além de promover o conhecimento individual e do grupo, essa atividade também ajuda o gestor a identificar características importantes que indicam possíveis líderes naquela equipe.

Você já aplicou alguma dessas dinâmicas em sua loja? Como foi o resultado?

Se você ainda não realizou, programe essas atividades para logo mais e depois volte aqui para contar como foi. Ficaremos felizes em conhecer sua história!

Sucesso!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 54
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "Dinâmicas de grupo para integração da equipe"

Comentar