A crise econômica certamente afetou os resultados do varejo em 2016. No entanto, um setor continuou em crescimento: o do e-commerce.
O mais recente relatório Webshoppers, produzido pela Ebit, empresa especializada no mercado de comércio eletrônico, mostra que as vendas pela internet continuaram em expansão, mesmo com as dificuldades do mercado.
Veja a seguir como foi o desempenho do e-commerce no Brasil ano passado.
Em 2016, 48 milhões consumidores brasileiros fizeram pelo menos uma compra virtual. Isso representa um crescimento de 22% no e-commerce do país.
“Em meio a este conturbado cenário nacional, o comércio eletrônico permaneceu caminhando na contramão do restante do mercado, apresentando novamente crescimento em 2016, porém, para atingir resultados positivos, os varejistas on-line precisaram investir em tecnologia e inovação e, principalmente, na melhora dos processos operacionais, na busca por maior rentabilidade e sobrevivência”, destaca Pedro Guasti, CEO da Ebit.
De acordo com a Ebit, um dos fatores que contribuíram para o crescimento do setor foi a popularização do acesso à internet via dispositivos móveis.
Segundo o estudo, por conta da instabilidade no mercado de trabalho, em 2016, mais consumidores optaram por fazer o pagamento à vista, ao invés de parcelar.
Algumas considerações do E-bit em relação a esse cenário:
De acordo com a análise, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil em 2016 foi de R$ 44,4 bilhões – um crescimento de 7,4% em relação a 2015, quando registrou-se R$ 41,3 bilhões.
O relatório aponta ainda que o número de pedidos online em 2016 foi igual ao de 2015.
O que contribuiu para a melhora no faturamento no e-commerce foi o crescimento de 8% no tíquete médio – impulsionado pelo aumento dos preços e das vendas de produtos de maior valor agregado, tais como eletrodomésticos e celulares.
Em relação ao volume de pedidos, os produtos das categorias Moda e Acessórios, Eletrodomésticos e Livros/Assinaturas/Apostilas ficaram em destaque em 2016.
Mas no que se refere ao volume financeiro, itens de Eletrodomésticos, Telefonia/Celulares e Eletrônicos ficaram entre os maiores responsáveis pelo faturamento do e-commerce no ano passado.
Como pode perceber, esse é um segmento em contínua expansão. Vender pela internet vai ajudar sua loja a alcançar uma importante parcela de consumidores que prefere fazer suas compras na web.
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